Últimas Notícias

Guia Rio 2016: Esgrima



Um dos poucos esportes que resistem ao tempo, fazendo parte do programa das Olimpíadas desde 1896, a esgrima será disputada na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico. A competição estará em alto nível, com os principais atletas do mundo em três modalidades: espada, florete e sabre. Campeões do mundo e olímpicos brigarão pelas 10 medalhas de ouro em disputa no Rio 2016.

A curiosidade é que nem todas as modalidades de equipe são disputadas, por conta do limite de vagas destinadas a modalidade. Desta vez, o sabre masculino e o florete feminino foram substituídos por espada masculina e sabre feminino por equipes nesta Olimpíada.

Brasileiros disputarão 9 das 10 competições, com exceção do sabre por equipes feminino, já que apenas Marta Baeza se qualificou na competição individual do sabre. Nas outras, times completos do Brasil, que buscam surpreender gigantes do esporte pela primeira medalha do país no esporte.

Espada individual feminina
Data de disputa: 06/08
Competidoras: 37
Favoritas ao ouro:  Rossella Fiamingo |  Emese Szász
Candidatas a medalha:  Erika Kirpu |  Shin A-Lam |  Sun Yujie |  Xu Anqi
Brasileiras: Rayssa Costa e Amanda Simeão

Bicampeã mundial, Rossella Fiamingo larga na frente na busca pelo ouro olímpico. Fiamingo busca agora o ouro que escapou nas quartas de final de Londres 2012 para a chinesa Sun Yujie. Mesmo sem ter medalhado nos mundiais recentemente, a húngara Emese Szász conseguiu boas vitórias em etapas de Copa do Mundo em três temporadas, de 2013/14 para cá. Curiosamente, Fiamingo e Szász não terão a companhia de outras duas compatriotas para formar uma equipe na Olimpíada.

A já citada chinesa Sun Yujie, bronze no individual em Londres é uma das candidatas a um pódio. Ela vêm batendo de frente com a compatriota Xu Anqi na briga não só para ser melhor chinesa na espada individual, mas entre as candidatas ao pódio olímpico. Quem pode surpreender aparecendo no pódio é a sul-coreana Shin A-Lam, que ficou conhecida ao ser prejudicada na semifinal de Londres 2012 por um erro de arbitragem em combate contra a alemã Britta Heidemann; e a estoniana Erika Kirpu, um dos maiores nomes esportivos de seu país.

Do Brasil, duas atletas vão disputar a competição: Rayssa Costa e Amanda Simeão, ambas com chances mínimas de medalha, mas que podem conseguir classificação para a segunda fase do torneio.

Florete individual masculino
Data de disputa: 07/08
Competidores: 35
Favoritos ao ouro:  Yuki Ota |  Alexander Massialas |  Aleksey Cheremisinov
Candidatos a medalha:  Ma Jianfei |  Arthur Akhmatkhuzin |  Enzo Lefort
 Brasileiros: Ghislain Perrier, Guilherme Toldo e Henrique Marques

Em crescente no cenário mundial, coroada pelo título mundial conquistado em 2015, o japonês Yuki Ota larga na frente na disputa pelo ouro na espada individual masculina. O americano Alexander Massialas cresceu nesta temporada, faturando três etapas de Copa do Mundo. Campeão mundial em 2014 e prata por equipes em 2015, o russo Aleksey Cheremisinov fecha a lista.

Na lista de candidatos a medalha, aparecem o chinês Ma Jianfei, prata no Mundial de 2014 e bronze por equipes em 2015, o russo Arthur Akhmatkhuzin, bronze no mundial de 2015 e o francês Enzo Lefort, bronze no mundial e prata na Copa do Mundo em 2014.

O Brasil terá a presença de Ghislain Perrier, Guilherme Toldo e Henrique Marques na disputa. Perrier, que representava a França até 2012, defenderá o Brasil e deve ser o principal candidato a chegar longe da delegação. Guilherme Toldo e Henrique Marques tem chances menores de avançar na competição.

Sabre individual feminino
Data de disputa: 08/08
Competidoras: 36
Favoritas ao ouro:  Olga Kharlan |  Sofiya Velikaya |  Mariel Zagunis
Candidatas a medalha:  Cécilia Berder |  Yana Egorian
 Brasileira: Marta Baeza

Destaques nas temporadas do ciclo olímpico, a ucraniana Olga Kharlan (campeã mundial em 2015), a russa Sofiya Velikaya (campeã mundial em 2014) e a americana Mariel Zagunis (bicampeã olímpica em 2004 e 2008) são as principais candidatas ao ouro. Zagunis quer aproveitar a oportunidade de estar mais perto de casa para conquistar o tri olímpico, que escapou em Londres. Kharlan e Velikaya buscam a primeira medalha olímpica dourada.

A francesa Cécilia Berder, vice do mundo em 2015, e a russa Yana Egorian, vencedora da etapa da França da Copa do Mundo e campeã do mundo por equipes em 2015 são outras duas candidatas

Representando o Brasil na disputa estará Marta Baeza, que conquistou um ouro em um torneio satélite da Copa do Mundo, o que pode dar esperanças de que a atleta consiga avançar na competição olímpica.

Espada individual masculina
Data de disputa: 09/08
Competidores: 38
Favoritos ao ouro:  Gauthier Grumier |  Géza Imre |  Enrico Garozzo
Candidatos a medalha:  Ruben Limardo |  Max Heinzer |  Park Kyoung-doo
 Brasileiros: Athos Schwantes, Guilherme Melaragno e Nicolas Ferreira

O francês Gauthier Grumier e o veterano húngaro Géza Imre se revezaram no topo durante todo o ciclo Olímpico, inclusive com um título mundial conquistado por cada um, o que os coloca entre os principais favoritos ao ouro. Quem busca aproveitar o momento pra surpreender e medalhar é o italiano Enrico Garozzo, campeão de algumas etapas da Copa do Mundo, inclusive nesta temporada.

Pela medalha, três nomes podem surpreender na briga: o venezuelano bronze em 2012 Ruben Limardo, o suíço Max Heinzer, que já foi vice-campeão geral da Copa do Mundo e bronze no Mundial, e o sul-coreano Park Kyoung-Doo, que também foi bronze no Mundial e venceu uma etapa de Copa do Mundo nesta temporada.

Três brasileiros vão jogar na espada individual masculina: Athos Schwantes, Guilherme Melaragno e Nicolas Ferreira. Dos três, Schwantes é quem tem mais chance de avançar na competição.

Florete individual feminino
Data de disputa: 10/08
Competidoras: 35
Favoritas ao ouro:  Arianna Errigo |  Elisa Di Francisca |  Inna Deriglazova
Candidatas a medalha:  Lee Kiefer |  Aida Shanaeva |  Ysaora Thibus
 Brasileiras: Bia Bulcão e Taís Rochel

A Itália tem grandes chances de sair com ouro no florete individual feminino, com a presença de Arianna Errigo e Elisa Di Francesca. Arianna foi campeã mundial em 2014 e caminha para o terceiro título geral na Copa do Mundo. Elisa foi campeã da etapa da Argélia da Copa do Mundo nesta temporada e faz parte da equipe italiana que é atual bicampeã do mundo no florete. Fechando o trio favorito a ouro, a russa Inna Deriglazova, atual campeã do mundo no individual e que também faturou uma etapa da Copa, na Alemanha.

No páreo por medalha estão a americana Lee Kiefer, que chegou ao quarto posto do ranking com suas boas atuações em etapas da Copa do Mundo, com direito a título pan-americano; a russa Aida Shanaeva, prata no último mundial; e a francesa Ysaora Thibus, campeã da etapa mexicana da Copa do Mundo nesta temporada e duas vezes terceira colocada com a equipe francesa do florete no mundial.

Bia Bulcão e Taís Rochel representam o Brasil na competição, ambas também com chances pequenas de medalha ou mesmo de chegar mais longe no torneio.

Sabre individual masculino
Data de disputa: 10/08
Competidores: 32
Favoritos ao ouro:  Aleksey Yakimenko |  Kim Jung-Hwan |  Gu Bon-Gil
Candidatos a medalha:  Áron Szilágyi |  Tiberiu Dolniceanu
 Brasileiro: Renzo Agresta

Principal nome dos torneios de sabre na última temporada, o russo Aleksey Yakimenko chega ao Rio 2016 como principal favorito a um título. Campeão mundial e vencedor de duas etapas da Copa do Mundo, o atleta chegou ao topo do ranking no sabre. Na briga pelo ouro, estão também o sul-coreano Kim Jung-Hwan, que também faturou etapas da Copa do Mundo nesta temporada e o compatriota Gu Bon-Gil, bicampeão geral da Copa do Mundo, em 2014 e 2015 e vice-campeão do mundo em 2014.

Na luta por medalhas também vale destacar o húngaro Áron Szilágyi, vice-campeão da etapa de Padova da Copa do Mundo 2016 e duas vezes terceiro colocado geral nas Copas de 2014 e 2015. E o romeno Tiberiu Dolniceanu, bronze no Mundial de 2015.

Um dos nomes mais conhecidos da esgrima brasileira, o três vezes medalhista de bronze pan-americano Renzo Agresta tem chances de passar de fase, mas as chances de avançar para disputa de medalhas são muito pequenas.

Espada por equipes feminina
Data de disputa: 11/08
Equipes: 9
Favoritas ao ouro:  Rússia |  China
Candidatas a medalha:  Estônia |  Ucrânia |  Romênia
 Brasil participa? Sim

Com resultados regulares no ciclo olímpico na Copa do Mundo e no Mundial (campeã em 2015), a China aparece como maior candidata ao ouro. A Rússia chegou a faturar etapa importante da Copa do Mundo nesta temporada e também entra no grupo de candidatas. A surpreendente Estônia, bronze no mundial do ano passado, a Ucrânia com sua forte equipe e a ascendente Romênia, vice do mundo em 2015 aparecem como potenciais medalhistas nesta disputa.

Florete por equipes masculino
Data de disputa: 12/08
Equipes: 8
Favoritas ao ouro:  Itália |  França |  Estados Unidos
Candidatas a medalha:  Rússia |  China
 Brasil participa? Sim

Em uma das disputas por equipes mais equilibradas, três equipes largam na frente: Itália - campeões mundiais em 2015, França - campeões mundiais em 2014, e os Estados Unidos, que lideram momentaneamente a corrida pelo título geral da Copa do Mundo 2015/16. Vice-campeões mundiais e vencedores de uma etapa da Copa do Mundo nesta temporada, a Rússia tem boas chances de aparecer no pódio. Depois de uma temporada 2014 muito boa, com direito ao vice-mundial, a China apareceu como uma boa aposta para pódio na Olimpíada, mas a atual temporada vem deixando a desejar, sem grandes resultados, mas não dá para descartar a equipe chinesa entre as candidatas.

Sabre por equipes feminino
Data de disputa: 13/08
Equipes: 8
Favoritas ao ouro:  Ucrânia |  Rússia
Candidatas a medalha:  Estados Unidos |  França |  Itália
 Brasil participa? Não

Rússia e Ucrânia disputam há duas temporadas quem consegue se manter no topo do sabre por equipes feminino. Em 2015, as russas desbancaram as ucranianas no Mundial; em 2016, ucranianas e russas se enfrentaram em três finais de etapas da Copa do Mundo, com duas vitórias ucranianas. Correndo por fora pelo ouro, mas com grandes chances de sair com uma medalha, a França, que também é presença constante nos pódios da modalidade; a equipe dos Estados Unidos, campeãs mundiais em 2014 e bronze em 2015 também estão bem cotadas na disputa. A Itália, sem ganhar uma etapa de Copa do Mundo desde o início do ano passado, deve sobrar na corrida das favoritas.

Espada por equipes masculina
Data de disputa: 14/08
Equipes: 9
Favoritas ao ouro:  França |  Coreia do Sul
Candidatas a medalha:  Ucrânia |  Itália |  Hungria
 Brasil participa? Sim

A Ucrânia foi campeã mundial em 2015, mas não dá pra cravar que seja favorita ao ouro no Rio 2016. Com equipes mais fortes e regulares nos pódios, França - campeã mundial em 2014 - e Coreia do Sul largam na frente na corrida pelo ouro. As tradicionais equipes da Hungria e Itália também possuem boas chances de conseguir um pódio na espada por equipes masculina. O Brasil terá equipe na disputa, mas não chega a ser a principal entre os países americanos; a Venezuela tem um time melhor. Vencer algum confronto seria um título.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar