Últimas Notícias

Guia Rio 2016: Canoagem

A canoagem está presente nos jogos olímpicos desde 1936. Em 1972, o  slalom estreou, mas só em 1992 que a canoagem teve a divisão que permanece até hoje, com a canoagem velocidade com 12 provas, oito masculinas e quatro femininas, e a slalom com quatro eventos, três masculinos e um feminino.

A canoagem velocidade, praticada com caiaques ou canoas, é uma modalidade essencialmente de competição. É praticada em rios ou lagos de águas calmas com 9 raias demarcadas nas distâncias de 1.000, 500 e 200 metros. Iniciam-se com eliminatórias que classificam os barcos semi-finalistas e finalistas. Nos caiaques, rema-se sentado com um remo de duas pás. Na canoa, o canoísta apoia-se no assoalho da canoa com um joelho e usa remo de uma só pá.

A canoagem slalom é inspirada em provas de descida de esqui. O desenvolvimento da modalidade – na qual o atleta rema em canoa ou caiaque por um percurso em corredeira (natural ou artificial), definido por balizas, sem cometer penalidades e no menor tempo possível.

Canoagem Slalom

K-1 Masculino
Data: 7/8 (eliminatórias), 10/8(finais)
Sede: Estádio canoagem slalom, Deodoro
Competidores: 21
Favoritos ao ouro:  Jiří Prskavec
Candidatos a medalha:  Michal Smolen,  Sébastien Combot,  Maciej Okreglak,  Peter Kauzer
 Brasil: Pedro Gonçalves

Prskavec é jovem, mas já pinta como favorito para o Rio de Janeiro. Foto: AFP

Nessa prova o favoritismo está com Jiri Prskavec, campeão mundial em 2015. Em sue primeiro ciclo olímpico, venceu etapas da copa do mundo, foi vice mundial em 2013 e parece não ter adversários. Mas no slalom, um erro pode ser fatal e é isso que seus adversários mais próximos, como Michal Smolen e Peter Kauzer esperam.

Pedro Gonçalves, o Pepê. é o representante brasileiro na prova. Seu grande feito é estrear nos jogos olímpicos e pegar experiência para o próximo ciclo olímpico, então ir para um final será muito difícil para o brasileiro

C-1 Masculino
Data: 8/8 (Eliminatória), 11/8(Final)
Sede: Estádio canoagem slalom, Deodoro
Competidores: 19
Favoritos ao ouro:  David Florence,  Benjamin Savšek
Candidatos a medalha:   Sideris Tasiadis,  Casey Eichfield,  Matej Benus
 Brasil: Felipe Borges

A disputa acirrada no mundial de 2015 deve se repetir no Rio de Janeiro. David Florence venceu Banjamin Savsek por apenas 4 décimos de segundo e esloveno vai querer dar o troco e ficar com o ouro olímpico. Sideris Tasiadis e Casey Eichfields são nomes que correm por fora na luta pela medalha olímpica.

Felipe Borges é o representante brasileiro na prova.  ele está na mesma situação de Pedro Gonçalves, ele terá uma grande experiência em participar dos Jogos Olímpicos, para poder se preparar melhor para o próximo ciclo olímpico.

C-2 Masculino
Data: 7/8 (Eliminatória), 9/8(Final)
Sede: Estádio canoagem slalom, Deodoro
Competidores: 24 atletas de 12 países
Favoritos ao ouro:  Alemanha
Candidatos a medalha:  França,  Grã Bretanha,  Eslovênia e  Polônia
 Brasil: Anderson Oliveira e Charles Corrêa

Os alemães conseguiram superar os franceses no último mundial e levam o favoritismo para o rio de Janeiro, com a dupla formada por Franz Anton e Janz Benzien. A dupla francesar Mathieu Peche Gauthier Klauss é quem espera por abaixo o favoritismo alemão na prova. As duplas da Grã Bretanha, Eslovênia e Polônia devem lutar pelo pódio.

A dupla brasileira Anderson Oliveira e Charles Corrêa terminou em vigésimo quinto lugar no último mundial. E com apenas 12 seleções na prova, é muito difícil que eles não fiquem com o último lugar na prova.

K-1 Feminino
Data: 8/8 (Eliminatória), 11/8(Final)
Sede: Estádio canoagem slalom, Deodoro
Competidores: 21
Favoritos ao ouro:  Kateřina Kudějová
Candidatos a medalha:  Maialen Chourraut,  Jessica Fox,  Melanie Pfeifer,  Ana Sátila,  Jana Dukatova
 Brasil: Ana Sátila

Ana Sátila briga por medalha. foto: Divulgação

Katerina Kudejova, atual campeã mundial, pinta como favorita ao ouro. Ela é conhecida por sofrer poucas penalizações, o que conta muito na canoagem slalom. Melanie Pfeifer é sua concorrente mais forte na disputa pelo ouro, com Maialen Choraut e Jessica fox correndo por fora na disputa

Ana Sátila é a maior esperança na canoagem slalom. Com apenas 20 anos, ela vai para sua segunda olimpíada com boas chances de aparecer na final olímpica da prova. Depois, se ela fizer uma descida perfeita, pode até lutar por medalha em casa.


Canoagem Velocidade

Canoa

C-1 200m masculino
Data: 17/08 (Eliminatória)/ 18/08 (Final)
Sede: Lagoa Rodrigo de Freitas
Competidores: 13
Favoritos ao ouro:  Qiang Li,  Isaquias Queiróz
Candidatos a medalha:   Henrikas Zustautas,  Valentin Demyanenko,  Yuriy Cheban
 Brasil: Isaquias Queiróz


Isaquias pode fazer história e conquistar três medalhas olímpicas. Foto: divulgação

Sem o campeão mundial da prova de fora, o bielorrusso Artsem Kozyr, pois seu país foi banido das competições de canoagem por causa de esquemas de doping, a disputa na prova será mais aberta e com chances de ouro para o brasileiro Isaquias Queiróz, que terá como seu maior rival o chinês Qiang Li. Mas quem corre por fora nessa disputa é o atual campeão olímpico, o ucraniano Yuriy Cheban, um adversário experiente e perigoso nessa prova rápida que promete ser muito emocionante

C-1 1000m masculino
Data: 15/08(Eliminatória), 16/08 (Final)
Sede: Lagoa Rodrigo de Freitas
Competidores: 15
Favoritos ao ouro:  Sebastian Brendel
Candidatos a medalha:  Martin Fuksa,  Isaquias Queiróz,  Serghei Tarnovschi,  Pavlo Altukhov,
 Brasil: Isaquias Queiróz

O alemão Sebastian Brendel vai buscar o bi olímpico em águas cariocas. Ele fez um ótimo ciclo, é o atual campeão mundial da prova, mas tem um duro adversário pela frente, que é o Tcheco Martin Fuksa, que por pouco não ficou com o título mundial. Mas ainda sim, o ouro de Bendel é quase certo.

Com todo favoritismo de Brendel, Isaquias Queiróz vem para disputar medalha, menos a de ouro, pois é muito difícil alguém bater o alemão Brendel. ele vem para disputar um lugar no pódio olímpico.

C-2 1000m masculino
Data: 19/08 (Eliminatória) 20/08 (Final)
Sede: Lagoa Rodrigo de Freitas
Competidores:  24 ateltas de 12 países
Favoritos ao ouro:  Brasil
Candidatos a medalha:  Hungria, Ucrânia,  Alemanha,  República Tcheca
 Brasil: Isaquias Queiróz e Erlon Santos

O Brasil vem como favorito nessa prova, graças a excelente atuação do fenômeno Isaquias Queiróz em conjunto com Erlon Santos, que venceram o campeonato mundial em 2015. Conhecendo bem a Lagoa, a chance de ouro é muito grande. A Maior ameaça é a dupla húngara, Com Robert Mike e Henrik Vasbányai, que fizeram um ótimo ciclo olímpico e estão em busca da medalha de ouro. Ucrânia e Alemanha vem correndo por fora na briga por medalha.


Caiaque

K-1 200m masculino
Data: 19/8 (Qualificação) 20/08(Final)
Sede: Lagoa Rodrigo de Freitas
Competidores: 18
Favoritos ao ouro:  Mark de Jonge,  Maxime Beumont
Candidatos a medalha:  Petter Menning,  Ignas Navakauskas.  Cesar de Cesare
 Brasil: Edson Silva

O Canadense Mark de Jonge tem um leve favoritismo nessa prova, mas o campeão mundial de 2015 tem como rival o francês Maxime Beumont, que por 0.16 segundos perdeu o titulo mundial para de Jonge. A disputa pelo pódio promete ser interessante, com chances até para uma medalha inédita do Equador no Esporte, com César de Cesare.

O Brasil conta com Edson Silva nessa prova. Ele fez um bom ciclo, com a conquista da vaga olímpica sem convite e da prata no Pan de Toronto. As chances são boas dele disputar uma final olímpica. O que vier depois é lucro para o brasileiro.

K-1 1000m masculino
Data: 15/08 (Qualificação) 16/08 (Final)
Sede: Lagoa Rodrigo de Freitas
Competidores: 16
Favoritos ao ouro:  Rene Holten Poulsen,  Josef Dostal, 
Candidatos a medalha:  Fernando Pimenta,  Max Hoff,  Miroslav Kirchev
 Brasil: Não tem representante

A disputa nessa prova deverá ficar entre Rene Holten Poulsen e Josef Dostal. Dostal tinha o favoritismo no mundial de 2015, mas foi surpreendido por Poulsen, e ambos vão duelar novamente no Rio de Janeiro. Quem pode surpreender na luta pelo ouro é o português Fernando Pimenta que foi bronze no mundial, terminando muito próximo dos dois primeiros colocados.

K-2 200m masculino
Data: 17/08 (Qualificação) e 18/08 (Final)
Sede: Lagoa Rodrigo de Freitas
Competidores:  20 atletas de 10 países
Favoritos ao ouro:  Hungria e  Sérvia
Candidatos a medalha:  França,  Grã Bretanha e  Alemanha
 Brasil: Gilvan Ribeiro e Edson Silva

Apesar de não levar sua dupla campeã mundial, a Hungria tem o favoritismo da prova ao lado dos Sérvios, que levam uma pequena vantagem pelo ouro por Nebojsa Grujic e Marko Noavakovic terem mais experiência, inclusive foram campeões mundiais em 2014. As Duplas da Grã Bretanha, França e Alemanha correm por fora na disputa pelo pódio.

Gilvan Ribeiro e Edson Silva representam o Brasil nos Jogos e alto nível da prova, não devem lutar por medalha, ficar entre os oito melhores é um objetivo mais realista para a dupla.


K-2 1000m masculino
Data: 19/08(Qualificação) e  20/08 (Final)
Sede:Lagoa Rodrigo de Freitas
Competidores: 18 atletas de 9 países
Favoritos ao ouro:  Alemanha
Candidatos a medalha Austrália,  Sérvia,  Eslováquia e  França
 Brasil: Não tem representante

Gross e Rendschmidt após ótimo ciclo olímpico, querem o ouro. Foto: Zimbio

A dupla da Alemanha tem o favoritismo na prova. Marcuss Gross e Max Rendschmidt foram bicampeões mundiais no ciclo e parecem não ter adversários no Rio de Janeiro. A Dupla da Sérvia, formada por Marko Tomicevic e Milenko Zoric é quem parece ter mais chances de atrapalhar a festa do ouro alemão. As duplas de Austrália, Eslováquia e França devem lutar por medalha

K-4 1000m masculino
Data: 19/08 (Qualificação) e 20/08 (Final)
Sede: Lagoa Rodrigo de Freitas
Competidores: 36 atletas de  9 países
Favoritos ao ouro:   Eslováquia e  Hungria
Candidatos a medalha:  República Tcheca,  Austrália e  Portugal
 Brasil: possui equipe

A Eslováquia que ficou de fora do pódio em 2012 agora pinta como favorita em 2016, após o título mundial em 2015. Eles terão como adversários a Hungria, prata em 2012 e que vem novos canoístas para subir o último degrau do pódio. República Tcheca, bronze em Londres, Austrália e Portugal brigam pelo pódio.

O Brasil tem equipe na prova  e a expectativa é que o quarteto formado por Roberto Maehler, Celso Oliveira, Gilvan Ribeiro e Vagner Souta consigam um lugar entre os oito melhores caiaques.


K-1 200m feminino
Data: 15/08 (Qualificação) 16/08 (Final)
Sede: Lagoa Rodrigo de Freitas
Competidores: 20
Favoritos ao ouro:  Lisa Carrington
Candidatos a medalha:  Marta Walczykiewicz,  Maria Teresa Portela,  Inna Osypenko-Radomska,  Yusmar Mengana
 Brasil: Não tem representante

Lisa Carrington é o grande nome da canoagem feminina e pode ficar com dois ouros. Foto: Getty Images

A Neozelandesa Lisa Carrington, atual campeã olímpica, vem para essa prova como favorita ao bi olímpico. Ela foi tricampeã mundial nesse ciclo olímpico, o que faz ser um ouro quase certo para a nova Zelândia. Marta Walczykiewicz, quer parar com a estigma de ser vice de Carrington e enfim, conquistar um ouro olímpico. Inna Osypenko-Radomska lutará por sua quinta medalha olímpica, mas a briga pelo pódio promete ser acirrada com a espanhola Teresa Portela e a Cubana Yusmar Mengana

K-1 500m feminino
Data: 17/08 (Qualificação) e 18/08 (Final)
Sede: Lagoa Rodrigo de Freitas
Competidores: 19
Favoritos ao ouro: Lisa Carrington, Danuta Kozák
Candidatos a medalha: Yu Zhou, Inna Osypenko-Radomska, Ewelina Wojnarowska
 Brasil: Ana Paula Vergutz

Mais uma prova que Lisa Carrington é favorita. Ela se especializou nessa prova no último ciclo, o que culminou no título mundial dela em 2015. Mas Danuta Kozák, que não participou do mundial nessa prova para classificar o K-2 para os Jogos Olímpicos e é a atual campeã olímpica, ainda é uma adversária muito forte e briga pelo ouro. Osypenko-Radomska tem mais uma chance de medalha nessa prova, mas terá que brigar pelo pódio com a chinesa Yu Zhou e a polonesa Ewelina Wojnarowska.

Ana Paula Vergutz é a represante brasileira na prova. Ela conseguiu sua vaga após ficar em décimo segundo no último mundial e ela vai lutar para estar presente na final olímpica, o que seria uma grande feito para ela.

K-2 500m feminino
Data:15/08 (Qualificação) e 16/08 (Final)
Sede: Lagoa Rodrigo de Freitas
Competidores: 24 atletas de 12 países
Favoritos ao ouro:   Hungria
Candidatos a medalha:  Sérvia,  Polônia,  Alemanha e  China
 Brasil: Não tem representante

Danuta Kozák abdicou da prova individual para garantir a Hungria nos jogos olímpicos. Mas a parceria com Gabriella Szabo rendeu o título mundial e o status de favorito ao caiaque húngaro. Mas algumas adversárias como a dupla alemã campeã olímpica em Londres Tina Dietze e Fransika Webber, e a dupla Sérvia Milica Starkovic e Dalma Ruzicic esperam atrapalhar a festa húngara no alto do pódio.


K-4 500m feminino
Data: 19/08(Qualificação) e 20/08 (Final)
Sede: Lagoa Rodrigo de Freitas
Competidores: 42 atletas de 13 países
Favoritos ao ouro: Bielorrússia, Hungria
Candidatos a medalha: Alemanha, Polônia e Grã Bretanha
 Brasil: Não tem representante

Em uma das poucas provas em que a Bielorrússia foi liberada a disputar, o quarteto do país é um dos favoritos ao ouro no Rio. Vai enfrentar a concorrência do quarteto húngaro, atual campeão olímpico, que deve lutar até o fim por esse ouro. o Caiaque alemão corre por fora pelo ouro, tendo mais chance de figurar no pódio, assim como os concorrentes da Grã Bretanha e da Polônia.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar