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Faltando menos de uma semana para os Jogos Rio 2016, Linha 4 do Metrô do Rio é entregue

Foram seis anos de obras, mas a expectativa para ter uma alternativa ao pesado trânsito entre Zona Sul e Barra da Tijuca era muito mais antiga. No sábado (30), a tão esperada Linha 4 do Metrô do Rio Janeiro virou, oficialmente, uma realidade. Coube ao presidente em exercício, Michel Temer, fazer a viagem inaugural de Ipanema até a Estação Jardim Oceânico, na Barra, em cerca de 20 minutos, assim como farão mais de 300 mil pessoas por dia quando a linha estiver em plena operação.

Temer estava acompanhado de diversas autoridades, como o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, os ministros do Esporte, Leonardo Picciani, da Fazenda, Henrique Meirelles, e da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, além do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o prefeito Eduardo Paes, entre outros. O presidente destacou o poder catalisador dos Jogos Olímpicos.

“Os Jogos foram uma motivação para melhorar e ampliar o conforto da população do Rio. Eu verifiquei na Linha 4 o quanto será útil para as famílias. Aquele trajeto, que poderia durar duas horas, vai ser feito em 20 minutos, dando mais tempo para o convívio familiar”, disse Michel Temer.

A Linha 4 tem 16 quilômetros, a mesma extensão de todo o restante da malha metroviária carioca. É uma obra do governo do estado que integra o Plano de Políticas Públicas para o legado dos Jogos Rio 2016, orçada em R$ 9,77 bilhões, e que contou com financiamento federal. O trecho olímpico, com cinco estações, será usado nos Jogos, momento que deve ser aproveitado para a união, segundo o presidente interino.

“O Brasil precisa que todos estejam de mãos dadas para sair e enfrentar a crise. E nenhum momento é melhor que o esporte, ele une e traz fraternidade para os povos. É o que vai acontecer no Rio”, afirmou. 

Detalhes da obra
Segundo a Concessionária Rio Barra, executora das obras da Linha 4, 340 empresas e mais 200 especialistas e consultores estiveram envolvidos no projeto. Os canteiros passaram por auditorias externas e a construção recebeu certificação de gestão de qualidade ISSO 9001. Foram gerados 30 mil postos de trabalho diretos ou indiretos.

Foram usados 665.346 m3 de concreto, o que equivale a oito estádios Maracanã. A quantidade de explosivos também impressiona: 1.640.400 toneladas, o mesmo gasto em 152 Réveillons na cidade. Cerca de 220 milhões de litros de água foram tratados e reaproveitados, o que daria para abastecer 20 mil casas em um mês.

Quando estiver em plena capacidade, a Linha 4 vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas indica que a nova linha poderá gerar economia de cerca de R$ 883 milhões por ano, ao reduzir em pelo menos uma hora o tempo de deslocamento entre Barra e Zona Sul.

A estimativa é de que haja diminuição de cerca de 40% nas viagens de automóvel nesse trajeto. Esses usuários devem representar 28% da demanda da Linha 4. O mesmo estudo prevê que 48% dos passageiros de ônibus também façam a migração de meio de transporte, compondo os demais 72% do público da nova linha.

Da Barra a Ipanema em 15 minutos
Após a cerimônia de inauguração, os jornalistas fizeram o trajeto Barra-Ipanema de metrô. Da estação Jardim Oceânico até a estação São Conrado/Rocinha, foram sete minutos, passando pelo único trecho externo da linha, pela ponte estaiada. De São Conrado até a estação Antero de Quental, já no Leblon, foram menos de quatro minutos. De lá para a estação Jardim de Alah, no mesmo bairro, foi gasto um minuto, e menos de dois foram necessários para chegar à estação Nossa Senhora da Paz, já no bairro de Ipanema. Em todas as estações, os sinais de acessibilidade eram nítidos, como pisos táteis e elevadores. Ainda seguimos até a estação General Osório, onde a Linha 4 se conecta com a Linha 1. O local, que já contava com quatro acessos, ganhou o quinto, na Avenida Epitácio Pessoa.

“Esta saída tem 480 metros, três esteiras, duas escadas rolantes, elevadores, ela é totalmente acessível e vai integrar o bairro da Lagoa ao sistema metroviário”, explicou o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira.

O passageiro que acessar a Linha 1 ou a Linha 2 poderá andar na Linha 4, e vice-versa, pela mesma tarifa. Quem vier do centro pela Linha 1, terá que trocar de plataforma na estação General Osório para acessar  a Linha 4. A estação da Gávea, que falta para completar o projeto da nova linha, está 42% concluída e deve estar operacional em 2018.

Foto: Ministério do Esporte



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