Últimas Notícias

Fabiana Murer está fora da final do Salto com Vara e anuncia aposentadoria

Menos de 12 horas depois de uma apresentação épica de Thiago Braz no salto com vara na noite desta segunda-feira (15.8), que rendeu ao paulista a medalha de ouro com direito ao recorde olímpico, o Brasil voltou disputar a prova no Estádio Olímpico nesta terça-feira (16.8), desta vez com Fabiana Murer, outra esperança de pódio para o país nos Jogos Olímpicos de 2016.

Mas o que era para ser mais um dia de alegria para o salto com vara brasileiro terminou com lágrimas de Fabiana que nada tinham a ver com choro de felicidade. Ao contrário de Thiago – que encontrou no Rio forças para superar um desafio que jamais havia transposto, a barreira dos 6 metros, e que por conta disso receberá nesta noite, às 21h, uma medalha de ouro olímpica –, à paulista faltou a força necessária para que ela passasse pela eliminatória e avançasse à sonhada final nos Jogos.

Dona de quatro medalhas em Mundiais, com dois ouros, um bronze e uma prata, e tendo chegado ao Rio de Janeiro com o status de vice-líder do ranking mundial, com a marca de 4,87m, obtida no Troféu Brasil, no início de julho, Fabiana Murer, após três tentativas frustradas de superar a marca de 4,55m, não conseguiu uma das 12 vagas para a final. Com isso, repetiu o roteiro de oito atrás, nos Jogos de Pequim 2008, e também o dos Jogos de Londres 2012.

Ao fim da conversa com os jornalistas, Fabiana não segurou as lágrimas. Mas antes que elas caíssem, fez uma análise da prova e falou sobre como seu problema físico interferiu no resultado. “Acabei de sair de uma prova muito complicada. Passei um mês muito difícil desde que descobri que estava com uma hérnia de disco cervical que me tira ainda força dos braços, das costas e que não me deixou treinar do jeito que eu poderia para chegar bem na Olimpíada”, lamentou.

“Foi um mês muito intenso, de muito treinamento, tratamento, sempre acreditando que seria possível chegar aqui na Olimpíada cem por cento e batalhar para estar na final. Eu sabia que a qualificação seria difícil. Sempre é uma prova difícil, ainda mais por este mês que passei. Tentei fazer todos os ajustes possíveis. Comecei com uma vara mais fraca para ver se dava certo, mas meu braço não conseguia sustentar e a vara desenvergava antes da hora e então eu não conseguia pegar o tempo da vara para ter a fase de voo e passar por cima do 4,55m. Peguei uma vara mais forte para ver se dava mais certo e também não deu certo. Então é um momento difícil”, continuou.

A paulista agradeceu todo o apoio que recebeu nas últimas semanas e reforçou que irá se aposentar ao fim da temporada, o que tornou o dia de hoje ainda mais difícil para ela. “É meu último ano. Já tinha feito uma boa marca este ano, saltei 4,87m, bati recorde sul-americano e então estava em um bom caminho. Mas infelizmente eu tive essa hérnia que acabou desestruturando tudo. Me esforcei ao máximo, batalhei, muitas pessoas tentaram me ajudar, toda a equipe médica e técnica me apoiando, sempre me incentivando, me colocando para cima. A gente sempre acreditou que seria possível, os fãs, o público, me mandando dicas, tratamento, recomendações... Então queria agradecer todo mundo que me ajudou, que me apoiou, o que foi bem importante para eu conseguir chegar aqui nessa Olimpíada”.

Fabiana ainda não sabe se terá condições de disputar a última etapa da Diamond League, no dia 9 de setembro, na Europa. “Eu já fui convidada para a última etapa, que é em Bruxelas, mas eu preciso ver como vai estar a minha situação, se vou conseguir saltar ou não por causa da hérnia. Ainda tenho uns 15 dias até a última competição, mas não sei como eu vou estar”, explicou.

Foto: Brasil 2016


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar