Últimas Notícias

CBF afirma que seleção feminina permanente continuará nas categorias de base

Temor de muitos por causa da campanha sem medalha, o projeto da seleção permanente de futebol feminino deverá continuar, mas mudará o formato, segundo Marco Aurélio Cunha, coordenador de futebol feminino da CBF. Segundo Cunha, o projeto deverá se focar nas seleções sub-17 e sub-20, para aumentar o índice de atletas aproveitadas para a seleção profissional.

Segundo o responsável pelo futebol feminino na CBF, a ideia da seleção permanente, lançada pelo presidente Marco Polo del Nero no ano passado, será mantida e que o sucesso de público nos jogos da equipe durante a Rio 2016 trabalha a favor do time treinado por Vadão - o Brasil acabou em quarto lugar, sem medalha. Cinco atletas da equipe permanente jogaram a Olimpíada: Formiga, Aline, Bárbara, Bruna Benites e Aline.

A fórmula da seleção permanente foi criada em janeiro de 2015 e teve como objetivo deixar em atividade diversas atletas visando a disputa do Mundial e principalmente a Olimpíada. Isso porque muitas das jogadoras ficariam sem treinamento e sem jogos pela precariedade de opções de clubes. Alimentação controlada e preparação física focada foram outras metas. 

O número de participantes girou sempre em torno de 35 nomes até que fossem selecionadas as 18 convocadas por Vadão para os Jogos. O projeto levou muitas delas a clubes no exterior e deu ao Brasil o recorde de maior número de jogadoras atuando fora do país. Exemplos como Raquel (China), Darlene (China),  Mônica (EUA), Erika (França), Andressinha (EUA), e Poliana (EUA). 

Houve ainda um draft em que atletas da seleção permanente foram distribuídas entre os clubes para a disputa do Brasileirão nas temporadas 2015 e 2016. A iniciativa incluiu o apoio a atletas que precisassem de tratamento após uma lesão já que a maioria das equipes não possuía um grande orçamento para a parte médica.  A nova fórmula ainda não teve o martelo batido, mas será definida em reunião com o comandante da CBF, segundo Marco Aurélio Cunha.

"Após estádios cheios na Olimpíada com mais de 60 mil não há como retroceder o que já conquistamos. O presidente garantiu isso (a manutenção da seleção permanente)" disse Marco Aurélio.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar