Últimas Notícias

Via de ligação entre Recreio e Deodoro, TransOlímpica é apresentada

Foto: Brasil 2016

O trajeto entre o Recreio dos Bandeirantes e Deodoro, ambos na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é daqueles que podem durar de uma hora e meia a duas horas por transporte público, acentuando o drama dos cariocas que passam boa parte do dia no trânsito. Mas, nesta segunda-feira (04.07), a viagem durou 30 minutos. O nome desta diferença é Transolímpica.

Com 26 quilômetros de extensão, a nova via expressa integra o sistema BRT (sigla de Bus Rapid Transit, em inglês) e cruza 11 bairros da região. São duas faixas para carros e um corredor exclusivo de ônibus em cada sentido, que devem beneficiar 70 mil passageiros por dia no transporte público, além de ter a capacidade para 55 mil veículos.

A viagem de apresentação do novo modal à imprensa saiu do Terminal Recreio. No caminho, há estações estratégicas, como a que está perto da Vila dos Atletas e outra próxima do Riocentro, importante área de competições na Barra. Indo direto, sem parar nessas estações, chegamos em 11 minutos ao Terminal Centro Olímpico, de frente para o Parque Olímpico da Barra. Saímos do ônibus e circulamos pelo terminal junto com o prefeito Eduardo Paes. A viagem seguiu no trecho concessionado da Transolímpica até Deodoro. Foram 19 minutos, também sem paradas, entre o Terminal Centro Olímpico e a estação Magalhães Bastos, já em frente ao Complexo Esportivo de Deodoro. Da estação, será possível pegar uma linha exclusiva chamada “Circular Olímpica” para chegar mais rapidamente ao Parque Radical, que abrigará provas de ciclismo (BMX e mountain bike) e de canoagem slalom durante o Rio 2016.

Um pouco adiante, a viagem seguiu até a estação Vila Militar, outra opção para quem deseja acompanhar as competições em Deodoro. As duas estações - Magalhães Bastos e Vila Militar - estão integradas à Supervia, permitindo a conexão com o  sistema ferroviário. No retorno ao Recreio, a viagem durou tempo semelhante à ida pelo corredor exclusivo do BRT, sem paradas.

Uso nos Jogos Olímpicos
A Transolímpica será inaugurada oficialmente no próximo sábado (09.07), mas será usada primeiramente pelo público olímpico: de 5 a 21 de agosto, terão acesso ao BRT os torcedores que tiverem adquirido o RioCard Olímpico. As duas faixas para carros serão utilizadas pelos veículos credenciados para os Jogos, da chamada “família olímpica”. A partir de 22 de agosto, a via expressa será aberta a toda a população, sendo cobrado o pedágio no trecho concessionado aos que circularem nas faixas comuns. Os usuários do transporte público pagarão apenas a tarifa do BRT.


No trecho não concessionado, foi feita a duplicação das avenidas Salvador Allende e Embaixador Abelardo Bueno, no Recreio/Barra da Tijuca. A nova via contará com 41 novas travessias entre viadutos, pontes e elevados, e terá 17 estações e cinco terminais. Durante os Jogos Olímpicos, serão usadas seis estações e dois terminais. Próximas ao Parque Olímpico estarão as estações Olof Palme, Morro do Outeiro e Riocentro, além dos terminais Centro Olímpico e Recreio. Nas redondezas do Complexo Esportivo de Deodoro estarão as estações Marechal Fontenelle, São José de Magalhães Bastos e Vila Militar.

“A gente sabe que 75% dos movimentos dos atletas se dão da Vila dos Atletas ou para o Parque Olímpico da Barra ou para o Parque de Deodoro. E a gente vai ter uma conexão muito rápida, evitando aquele exagero de faixas olímpicas que é sempre um problema em Olimpíadas. A gente vai permitir um deslocamento muito rápido dos atletas, da família olímpica, dos espectadores de um lugar para o outro”, explicou o prefeito Eduardo Paes.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar