Foto: Brasil 2016 |
O trajeto entre o Recreio dos Bandeirantes e Deodoro, ambos na Zona
Oeste do Rio de Janeiro, é daqueles que podem durar de uma hora e meia a
duas horas por transporte público, acentuando o drama dos cariocas que
passam boa parte do dia no trânsito. Mas, nesta segunda-feira (04.07), a
viagem durou 30 minutos. O nome desta diferença é Transolímpica.
Com 26 quilômetros de extensão, a nova via expressa integra o sistema
BRT (sigla de Bus Rapid Transit, em inglês) e cruza 11 bairros da
região. São duas faixas para carros e um corredor exclusivo de ônibus em
cada sentido, que devem beneficiar 70 mil passageiros por dia no
transporte público, além de ter a capacidade para 55 mil veículos.
A viagem de apresentação do novo modal à imprensa saiu do Terminal Recreio. No caminho, há estações estratégicas, como a que está
perto da Vila dos Atletas e outra próxima do Riocentro, importante área
de competições na Barra. Indo direto, sem parar nessas estações,
chegamos em 11 minutos ao Terminal Centro Olímpico, de frente para o
Parque Olímpico da Barra. Saímos do ônibus e circulamos pelo terminal
junto com o prefeito Eduardo Paes. A viagem seguiu no
trecho concessionado da Transolímpica até Deodoro. Foram 19
minutos, também sem paradas, entre o Terminal Centro Olímpico e a
estação Magalhães Bastos, já em frente ao Complexo Esportivo de Deodoro.
Da estação, será possível pegar uma linha exclusiva chamada “Circular
Olímpica” para chegar mais rapidamente ao Parque Radical, que abrigará
provas de ciclismo (BMX e mountain bike) e de canoagem slalom durante o Rio 2016.
Um pouco adiante, a viagem seguiu até a estação Vila Militar, outra
opção para quem deseja acompanhar as competições em Deodoro. As duas
estações - Magalhães Bastos e Vila Militar - estão integradas à
Supervia, permitindo a conexão com o sistema ferroviário. No retorno ao
Recreio, a viagem durou tempo semelhante à ida pelo corredor exclusivo
do BRT, sem paradas.
Uso nos Jogos Olímpicos
A Transolímpica será inaugurada oficialmente no próximo sábado
(09.07), mas será usada primeiramente pelo público olímpico: de 5 a 21
de agosto, terão acesso ao BRT os torcedores que tiverem adquirido o RioCard Olímpico.
As duas faixas para carros serão utilizadas pelos veículos credenciados
para os Jogos, da chamada “família olímpica”. A partir de 22 de agosto,
a via expressa será aberta a toda a população, sendo cobrado o pedágio
no trecho concessionado aos que circularem nas faixas comuns. Os
usuários do transporte público pagarão apenas a tarifa do BRT.
No trecho não concessionado, foi feita a duplicação das avenidas
Salvador Allende e Embaixador Abelardo Bueno, no Recreio/Barra da
Tijuca. A nova via contará com 41 novas travessias entre viadutos,
pontes e elevados, e terá 17 estações e cinco terminais. Durante os
Jogos Olímpicos, serão usadas seis estações e dois terminais. Próximas
ao Parque Olímpico estarão as estações Olof Palme, Morro do Outeiro e
Riocentro, além dos terminais Centro Olímpico e Recreio. Nas redondezas
do Complexo Esportivo de Deodoro estarão as estações Marechal
Fontenelle, São José de Magalhães Bastos e Vila Militar.
“A gente
sabe que 75% dos movimentos dos atletas se dão da Vila dos Atletas ou
para o Parque Olímpico da Barra ou para o Parque de Deodoro. E a gente
vai ter uma conexão muito rápida, evitando aquele exagero de faixas
olímpicas que é sempre um problema em Olimpíadas. A gente vai permitir
um deslocamento muito rápido dos atletas, da família olímpica, dos
espectadores de um lugar para o outro”, explicou o prefeito Eduardo
Paes.
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