A última das cinco estações do chamado trecho olímpico da Linha 4 do
Metrô do Rio de Janeiro foi entregue, na segunda-feira (25), no
Leblon. A estação Jardim de Alah foi construída sob a avenida Ataulfo de
Paiva e tem dois acessos com bicicletários: um na própria avenida,
próximo à rua Almirante Pereira Guimarães, e outro na esquina da Ataulfo
de Paiva com a avenida Borges de Medeiros. A previsão é de que 20 mil
pessoas passem pela estação diariamente quando a operação da nova linha
estiver plena.
Os vidros receberam tratamento especial com película antirresíduo,
contribuindo para o conforto térmico, visibilidade e integração com o
paisagismo do entorno. Há detalhes de acabamento como árvores de ferro
recortado, placas de cerâmica para revestir tubulações, guarda-corpo de
vidro e corrimão de aço inoxidável nas escadas fixas, com leitura em
Braille.
A inauguração da Linha 4 será no próximo sábado (30.07). Na
segunda-feira (01.08), vai ser aberta a profissionais credenciados para
os Jogos Rio 2016. Durante o período da Olimpíada (5 a 21 de agosto),
poderão usar a nova linha os torcedores com ingresso e que tenham
adquirido o RioCard Olímpico. Os trens terão intervalos de 8 minutos,
sendo possível transportar 11 mil pessoas por dia por sentido.
Treinamento
De acordo com o secretário de estado de Transportes, Rodrigo Vieira,
os testes na nova linha acabaram 15 dias atrás e o momento é de
treinamento para os funcionários de plataforma e pilotos. Dos 15 trens,
seis estão rodando na Linha 4, sendo quatro vazios e dois fazendo
simulação de carga, com peso equivalente a 1.600 passageiros. Os demais
continuam circulando nas linhas 1 e 2.
“Os pilotos estão treinando na nova linha. A cada 8 minutos já tem um
trem circulando na Linha 4 para que os pilotos possam pegar o jeito da
linha, o tempo de parada, aceleração e frenagem. Tudo vai sendo afinado.
Já estamos fazendo em 16 minutos o trecho Ipanema e Barra. No dia da
abertura, esse tempo já vai cair para 13, 14 minutos”, disse Rodrigo
Vieira.
O secretário disse ainda que os funcionários do metrô receberam
orientações antiterrorismo e destacou detalhes como as lixeiras das
estações, que são translúcidas por questão de segurança. “Todos os
cuidados foram tomados e os sistemas de monitoramento e filmagem já
estão integrados com o centro de controle da concessionária MetrôRio. Os
mesmos funcionários que estão acostumados a operar as linhas 1 e 2
recebem as imagens das plataformas (da Linha 4)”, explicou.
Deslocamento para a Barra
Quem for do Centro e da Zona Sul até a Barra da Tijuca, poderá pegar a
Linha 1 até a estação General Osório e trocar de plataforma para
acessar a Linha 4, que tem as estações Nossa Senhora da Paz (Ipanema),
Jardim de Alah (Leblon), Antero de Quental (Leblon), São Conrado/Rocinha
(São Conrado) e Jardim Oceânico (Barra). No Jardim Oceânico, há a
integração com o BRT, e o espectador poderá acessar serviços especiais
de ônibus que o levarão ao Parque Olímpico, Riocentro e Campo de Golfe.
“Ainda nesta semana nós apresentaremos o acesso Lagoa, que é o acesso
à nova plataforma General Osório que incluirá o bairro da Lagoa no
sistema metroviário no Rio. Essa nova plataforma receberá os trens da
Linha 4”, disse Rodrigo Vieira.
Foto: Brasil 2016
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