Últimas Notícias

Última estação do trecho olímpico da Linha 4 do Metrô do Rio é entregue

A última das cinco estações do chamado trecho olímpico da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro foi entregue, na segunda-feira (25), no Leblon. A estação Jardim de Alah foi construída sob a avenida Ataulfo de Paiva e tem dois acessos com bicicletários: um na própria avenida, próximo à rua Almirante Pereira Guimarães, e outro na esquina da Ataulfo de Paiva com a avenida Borges de Medeiros. A previsão é de que  20 mil pessoas passem pela estação diariamente quando a operação da nova linha estiver plena.

Os vidros receberam tratamento especial com película antirresíduo, contribuindo para o conforto térmico, visibilidade e integração com o paisagismo do entorno. Há detalhes de acabamento como árvores de ferro recortado, placas de cerâmica para revestir tubulações, guarda-corpo de vidro e corrimão de aço inoxidável nas escadas fixas, com leitura em Braille.

A  inauguração da Linha 4 será no próximo sábado (30.07). Na segunda-feira (01.08), vai ser aberta a profissionais credenciados para os Jogos Rio 2016. Durante o período da Olimpíada (5 a 21 de agosto), poderão usar a nova linha os torcedores com ingresso e que tenham adquirido o RioCard Olímpico. Os trens terão intervalos de 8 minutos, sendo possível transportar 11 mil pessoas por dia por sentido.

Treinamento
De acordo com o secretário de estado de Transportes, Rodrigo Vieira, os testes na nova linha acabaram 15 dias atrás e o momento é de treinamento para os funcionários de plataforma e pilotos. Dos 15 trens, seis estão rodando na Linha 4, sendo quatro vazios e dois fazendo simulação de carga, com peso equivalente a 1.600 passageiros. Os demais continuam circulando nas linhas 1 e 2.

“Os pilotos estão treinando na nova linha. A cada 8 minutos já tem um trem circulando na Linha 4 para que os pilotos possam pegar o jeito da linha, o tempo de parada, aceleração e frenagem. Tudo vai sendo afinado. Já estamos fazendo em 16 minutos o trecho Ipanema e Barra. No dia da abertura, esse tempo já vai cair para 13, 14 minutos”, disse Rodrigo Vieira.

O secretário disse ainda que os funcionários do metrô receberam orientações antiterrorismo e destacou detalhes como as lixeiras das estações, que são translúcidas por questão de segurança. “Todos os cuidados foram tomados e os sistemas de monitoramento e filmagem já estão integrados com o centro de controle da concessionária MetrôRio. Os mesmos funcionários que estão acostumados a operar as linhas 1 e 2 recebem as imagens das plataformas (da Linha 4)”, explicou.

Deslocamento para a Barra
Quem for do Centro e da Zona Sul até a Barra da Tijuca, poderá pegar a Linha 1 até a estação General Osório e trocar de plataforma para acessar a Linha 4, que tem as estações Nossa Senhora da Paz (Ipanema), Jardim de Alah (Leblon), Antero de Quental (Leblon), São Conrado/Rocinha (São Conrado) e Jardim Oceânico (Barra). No Jardim Oceânico, há a integração com o BRT, e o espectador poderá acessar serviços especiais de ônibus que o levarão ao Parque Olímpico, Riocentro e Campo de Golfe.

“Ainda nesta semana nós apresentaremos o acesso Lagoa, que é o acesso à nova plataforma General Osório que incluirá o bairro da Lagoa no sistema metroviário no Rio. Essa nova plataforma receberá os trens da Linha 4”, disse Rodrigo Vieira.

Foto: Brasil 2016


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar