Últimas Notícias

Surto História: Beamon Voador


A Competição de Salto em distância masculino no México em 1968 prometia ser interessante. Os medalhistas olímpicos de Tóquio, o britânico Lynn Davies, o americano Ralph Boston e o soviético Igor Ter-Ovanesyan estariam presentes, mas quem detinha o favoritismo da prova era o americano Bob Beamon, que havia vencido 22 das 23 competições que participou em 1968.

Mas a pressão estava afetando Beamon. Na primeira fase ele por pouco não se qualificou à final. O norte-americano queimou nos dois primeiros saltos e apenas no último conseguiu a classificação, com a ajuda de Ralph Boston, que o aconselhou antes do derradeiro salto. 

Na final,  caia uma chuva persistente, e que supostamente favorecia Davies. Dezessete competidores se preparavam para saltar, sendo que Beamon era o quarto a competir. E logo no primeiro salto de Beamon, tudo aconteceu.

Beamon se concentrou por 20 segundos no começo da pista de corrida, reunindo forças e dizendo a si próprio para não queimar o salto. Então ele começou a corrida em direção a caixa de areia, chegou na tábua de decolagem, saltou numa altura inacreditável e aterrissou tão forte na caixa de areia que ele foi "rebatido" para frente e para fora da caixa. Beamon assombrou o mundo saltando incríveis 8,90m, que significava o novo recorde mundial, antes marcado em 8,35m. 

Os competidores se entreolhavam incrédulos. Boston disse "Isso foi 8,90m" e Lynn respondeu: "No primeiro salto? Não pode ser!!" Um juiz usou um marcador ótico para medir a distância, mas antes de chegar no local, o medidor caiu e teve que ser utilizado a velha trena para fazer a marcação. Foi registrado 8,90, mas Beamon, não familiarizado com o sistema métrico, não tinha noção de quanto havia saltado. 

Apenas quando Boston disse que ele havia saltado 29 pés, Beamon ficou abismado com tal distância. O atleta teve um ataque de cataplexia provocado pelo choque emocional, caindo de joelhos. Os demais saltadores o ajudaram a se reerguer e Davies se virou para Beamon falando:"Você destruiu esse evento".

A prova continuou, mas apenas para confirmar a vitória de Beamon, pois começou a chover mais forte e acabou de vez com a possibilidade de algum atleta chegar pelo menos perto da marca de 8,90. O segundo colocado, o alemão Klaus Beer  marcou apenas 8,19 e Boston ficou em terceiro com 8,16.

Ao fazer seu salto recorde, Beamon teve um número de fatores ambientais vantajosos. A uma altitude de 2.240 m, o ar da Cidade do México tinha menos resistência do que o ar ao nível do mar, embora a atmosfera rarefeita na Cidade do México teria feito uma diferença de apenas cerca de 4cm, segundo estudiosos.

Beamon também se beneficiou de um vento 2 metros por segundo em seu salto, o máximo permitido para fins de registro. Estima-se que o vento e a altitude podem ter melhorado o salto de Beamon por 31cm.  Depois de ganhar a medalha de ouro na Cidade do México, Beamon não conseguiu sequer se aproximar de seu feito, ele nunca mais pulou mais do que 8,22m.

O feito de Beamon foi tão incrível que levou 23 anos para ser superado. Somente o americano Mike Powell, em 1991, conseguiu 8,95m no Mundial de Atletismo em Tóquio. Nos Estados Unidos, criou-se um jargão esportivo chamado 'Beamonesque', usado para descrever uma atuação espetacular de um atleta. O Salto de Beamon ainda hoje é o recorde olímpico na prova. 

A Sports Illustrated considera o salto de Beamon um dos cinco eventos mais incríveis da história do esporte no século XX.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar