Últimas Notícias

Seleção de judô faz último treino de campo antes da aclimatação em Mangaratiba

Sarah Menezes, Rogério Sampaio e Alex Pombo (Foto: Ministério do Esporte)

Desde o anúncio dos 14 convocados para a seleção olímpica de judô, realizado no início de junho, os atletas passaram por períodos de treinamentos intensivos e concentrações, tanto no Brasil quanto no exterior. Nesta semana, o encontro final é no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia, onde a equipe permanece até sábado (16.7). Em seguida, a partir do dia 24, a aclimatação até a estreia nos Jogos Olímpicos será em Mangaratiba, município a cerca de 105km do Rio de Janeiro. Só então os atletas serão direcionados à Vila Olímpica, sempre dois dias antes da competição de cada categoria.

Representantes do peso ligeiro, Sarah Menezes e Felipe Kitadai serão os primeiros a entrar na Vila, no dia 4 de agosto. “Meu grande objetivo é chegar nesse dia muito bem e fazer o meu melhor, o que faço todos os dias. A medalha que vier será a melhor”, afirma a campeã olímpica de Londres-2012, que na quarta-feira (13) participou de uma visita ao Palácio do Planalto com parte da delegação brasileira.

“Estou me sentindo preparada e forte. Tenho capacidade de estar mais uma vez no pódio. Estou fazendo toda a preparação, tenho muita confiança. Agora tem que esperar. No esporte tudo pode acontecer. Não posso dizer que vou ser campeã olímpica novamente, porque todas estão lá com as mesmas possibilidades. Vai de quem tiver controle melhor. Os detalhes vão fazer a diferença”, acredita.

“Sempre é importante a gente estar 100% em forma no ano da Olimpíada. Sempre imaginei que era possível, nunca pensei negativo, mesmo tendo muitas derrotas durante os quatro anos de ciclo”, aponta a judoca, que fechou o ranking olímpico em quarto lugar na categoria -48kg. “Estou bem tranquila, sou uma atleta calma. Tenho o conhecimento de como é o mapeamento da Vila. Nunca tive a curiosidade de ir, apesar de estar morando próximo, mas está tudo sob controle”, acredita a judoca piauiense, que para este ciclo olímpico mudou-se para a capital carioca.

A tranquilidade de Sarah é um dos pontos de apoio do novato Alex Pombo. Convocado no peso leve (-73kg), o paulista de Guaratinguetá vive um cenário repleto de novidades na expectativa para os Jogos Olímpicos.

“Eu procuro seguir os atletas mais velhos. Fico aqui perto da Sarah Menezes, vou me adaptando ao momento”, disse, antes da cerimônia em Brasília. “Temos também o Tiago Camilo, o Rafael Silva e o Felipe Kitadai, que são medalhistas. Os novatos procuram se unir”, conta. “Dá um friozinho na barriga quando paro para pensar, mas procuro manter os pés no chão e focar no treinamento, pensar um dia de cada vez para a ansiedade não ficar grande”, comenta.

Para o judoca, a seleção masculina, ainda que renovada, está preparada para o desafio de agosto. “Estamos nos preparando da melhor forma, com todo mundo bem focado, então acredito que a seleção está evoluindo bastante. Acredito que esse período grande de preparação dá uma força maior para podermos chegar mais fortes aos Jogos Olímpicos”, opina.

Em Lauro de Freitas, Pombo espera acertar os últimos detalhes. “A gente trabalha bastante tentando conhecer bem os adversários, fazendo treinos técnicos e táticos nesta reta final, para chegar conhecendo todos que vamos enfrentar”, explica. “Estou tranquilo, bem confiante e espero surpreender e trazer uma medalha de ouro para o Brasil”, deseja.

A seleção treina no CT da Bahia até sábado com Sarah Menezes, Érika Miranda, Rafaela Silva, Mariana Silva, Maria Portela, Mayra Aguiar, Maria Suelen Altheman, Felipe Kitadai, Charles Chibana, Alex Pombo, Victor Penalber, Tiago Camilo, Rafael Buzacarini e Rafael Silva, além de outros 48 judocas de apoio para o treinamento.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar