Últimas Notícias

Polícia Militar terá dois novos helicópteros nos Jogos de 2016

Foto: Marcelo Horn

A Polícia Militar vai contar com dois helicópteros modelo EC145 para garantir a segurança de atletas e turistas durante os Jogos Olímpicos. Recém-adquiridas, as aeronaves são adaptáveis para múltiplas funções, como captura de imagens aéreas, transporte de equipes de intervenções táticas e salvamento aeromédico. Semelhantes àquelas usadas nas Olimpíadas de Londres, em 2012, os modelos possuem software de navegação mais moderno.

Os helicópteros bimotores garantem mais segurança para os policiais nas operações, assim como à população, além de poderem decolar por instrumentos, em condições meteorológicas desfavoráveis. Eles são equipados com farol de busca infravermelho, radiopatrulha, alto-falante externo, câmera com infravermelho e sensor de temperatura para buscas noturnas.

“Nosso software de navegação por realidade aumentada mistura as imagens registradas em tempo real pela câmera com mapas online das ruas da cidade. Todo o material é transmitido para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com a localização exata do evento. Além da tecnologia, aeronaves mais novas, em geral, indicam mais segurança e menos custos por hora/voo”, declarou o coronel Luiz Perlingeiro, comandante do Grupamento Aeromóvel (GAM), batalhão responsável pelas operações com a aeronave.

Dez pilotos do GAM podem comandar as aeronaves, inclusive o coronel Perlingeiro. Outros três estão sendo treinados. A unidade conta também com 90 tripulantes operacionais aptos a usar o programa de navegação, sendo que 30 receberam capacitação específica para operar a câmera de imagens aéreas dos EC145.

“Com o novo software, o tripulante operacional lança as coordenadas de localização, a câmera busca o endereço automaticamente e começa a filmagem antes de chegar ao local, graças ao zoom superpotente. Isso auxilia a navegação, pois mesmo que o piloto mude a rota, o software recalcula o direcionamento da câmera”, afirmou o chefe de Operações do BAC, major Claudio Leitão.

 Intercâmbio
Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, os policiais têm intensificado os intercâmbios com os batalhões de Choque, de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Ações com Cães (BAC). O objetivo dos treinamentos é a familiarização dos agentes com a nova aeronave e seus equipamentos.

Os novos helicópteros também podem ser empregados em missões de salvamento aeromédico e carregar uma maca, cada um. Além dos dois EC145, outras três aeronaves do GAM estarão à disposição dos Jogos.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar