Foto: Henrique Freire |
Faltando menos de um mês para os Jogos Rio 2016, as obras de
modernização das estações olímpicas estão em fase final. A estação Vila
Militar foi inaugurada na quarta-feira (6). Ricardo de Albuquerque,
entregue em fevereiro, e Magalhães Bastos, em junho, completam os
espaços para atender ao público que assistirá às competições no Complexo
de Deodoro.
A Estação Vila Militar conta com novos acessos por meio de rampas,
plataformas cobertas, mezaninos ampliados e iluminação revitalizada. Já
no Ramal de Deodoro, a estação que leva o mesmo nome está com 98% das
obras concluídas. Integrado ao terminal do BRT Transbrasil, o local
recebeu nova bilheteria e espaço para lojas. Para facilitar o acesso de
pessoas com necessidades especiais, foram instalados seis elevadores e
seis escadas rolantes.
Quem for assistir às competições de atletismo no Estádio Olímpico
Nilton Santos vai encontrar a Estação Engenho de Dentro reformulada. O
mezanino antigo foi reformado e um novo foi construído mais próximo ao
Engenhão. Cinco elevadores e rampas de acesso foram instalados. A
cobertura da estação, que é tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da
Humanidade, também passa por revitalização, obedecendo aos critérios de
restauração. Ao final das obras, o local vai dobrar a sua capacidade de
receber passageiros, passando para 26 mil diariamente.
“As estações foram modernizadas para atender ao público dos Jogos
Olímpicos e ficarão de legado para a população. Essa é a hora de os
moradores do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana voltarem a
utilizar o sistema ferroviário”, afirmou o secretário de Transportes,
Rodrigo Vieira.
Frota de trens é modernizada
Além das novas estações, os usuários do sistema ferroviário já estão
se beneficiando com a modernização da frota de trens. Atualmente, 100
novas composições adquiridas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e
outras 20 compradas pela concessionária circulam pelos oito ramais da
SuperVia, transportando mais de 700 mil passageiros por dia.
“Há cinco anos, nos comprometemos com a população em fazer uma
revitalização histórica desse sistema. As Olimpíadas vieram para nos
motivar ainda mais nessa transformação e deixarão um legado para o
transporte sobre trilhos. Reconquistamos a confiança dos passageiros e,
dia após dia, estamos recuperando a maior malha ferroviária de
transporte de passageiros do Brasil”, disse o presidente da SuperVia,
José Carlos Prober.
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