Últimas Notícias

Obras das estações olímpicas para o Rio 2016 garantem mais conforto aos passageiros

Foto: Henrique Freire

Faltando menos de um mês para os Jogos Rio 2016, as obras de modernização das estações olímpicas estão em fase final. A estação Vila Militar foi inaugurada na quarta-feira (6). Ricardo de Albuquerque, entregue em fevereiro, e Magalhães Bastos, em junho, completam os espaços para atender ao público que assistirá às competições no Complexo de Deodoro.

A Estação Vila Militar conta com novos acessos por meio de rampas, plataformas cobertas, mezaninos ampliados e iluminação revitalizada. Já no Ramal de Deodoro, a estação que leva o mesmo nome está com 98% das obras concluídas. Integrado ao terminal do BRT Transbrasil, o local recebeu nova bilheteria e espaço para lojas. Para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais, foram instalados seis elevadores e seis escadas rolantes.

Quem for assistir às competições de atletismo no Estádio Olímpico Nilton Santos vai encontrar a Estação Engenho de Dentro reformulada. O mezanino antigo foi reformado e um novo foi construído mais próximo ao Engenhão. Cinco elevadores e rampas de acesso foram instalados. A cobertura da estação, que é tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, também passa por revitalização, obedecendo aos critérios de restauração. Ao final das obras, o local vai dobrar a sua capacidade de receber passageiros, passando para 26 mil diariamente.

“As estações foram modernizadas para atender ao público dos Jogos Olímpicos e ficarão de legado para a população. Essa é a hora de os moradores do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana voltarem a utilizar o sistema ferroviário”, afirmou o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira.

Frota de trens é modernizada
Além das novas estações, os usuários do sistema ferroviário já estão se beneficiando com a modernização da frota de trens. Atualmente, 100 novas composições adquiridas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e outras 20 compradas pela concessionária circulam pelos oito ramais da SuperVia, transportando mais de 700 mil passageiros por dia.

“Há cinco anos, nos comprometemos com a população em fazer uma revitalização histórica desse sistema. As Olimpíadas vieram para nos motivar ainda mais nessa transformação e deixarão um legado para o transporte sobre trilhos. Reconquistamos a confiança dos passageiros e, dia após dia, estamos recuperando a maior malha ferroviária de transporte de passageiros do Brasil”, disse o presidente da SuperVia, José Carlos Prober.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar