Últimas Notícias

Nicolas Oliveira aposta no sucesso do revezamento 4x100m da Natação: “Não trocaria por medalha no individual”

Nicolas Oliveira (Foto: Brasil 2016)

Nicolas Oliveira adora esportes em equipe. Já experimentou modalidades como basquete e futebol americano, mas foi a natação que o levou a representar o Brasil nas principais competições do mundo. Só que até o esporte individual tem espaço para disputas coletivas. E é liderando um grupo de cinco atletas que Nicolas pretende ganhar uma medalha pela primeira vez em Jogos Olímpicos. Prestes a completar 29 anos – o que ocorrerá em 4 de agosto-, o mineiro sabe do papel importante  que tem ao lado de Marcelo Chierighini (25 anos), João de Lucca (26 anos), Matheus Santana (20 anos) e Gabriel Santos (20 anos) para tentar levar o revezamento 4x100m livre do Brasil ao pódio.

“É meu 13º ano de seleção brasileira, já vi muita coisa, e sempre tive um gosto muito grande por equipe. Talvez um pouco de frustração também, apesar de a natação ter me dado tudo que eu tenho, nunca foi meu esporte preferido de praticar. Eu tenho esse senso de equipe e vi que, no revezamento que a gente fechou ali, eu precisava tomar uma postura em prol dos companheiros e da seleção”, diz o nadador, que esteve em Pequim 2008 e Londres 2012.

Para esse papel de líder, ele conta ainda com a experiência fora da piscina, já que lida com o gerenciamento de pessoas em outros negócios que coordena em Belo Horizonte.  O fato de Cesar Cielo estar fora do grupo também estimulou Nicolas a assumir a dianteira.  “Foi uma postura que tomei. Eu sabia que o Cesar ficando de fora, a gente precisava de alguém para assumir a postura de colocar o revezamento brasileiro no local que ele merece”.

Na briga pelo pódio, os principais adversários no 4x100m livre são Austrália, Rússia, Estados Unidos e França. No Mundial do ano passado, em Kazan (Rússia), o Brasil ficou em quarto, mas Nicolas não fez parte da formação. Para o Rio 2016, o país está levando cinco nadadores para a prova. Pelas regras da Federação Internacional de Natação (FINA), todos os inscritos terão que nadar pelo menos uma etapa, seja a eliminatória ou a final. E para aumentar a sinergia entre eles, até terapia com cavalos foi usada.

Dinâmica com cavalos
A dinâmica motivacional foi feita durante um camping em Los Angeles, nos Estados Unidos, no mês passado. A ideia foi do ex-nadador Markus Rogan, austríaco medalhista de prata nos 100m e 200m costas em Atenas 2004, que também é psicólogo e trabalha com o brasileiro Thiago Pereira. Cada nadador tinha que guiar o cavalo até determinados pontos da arena onde estavam. Nicolas narra a experiência:


“Os cavalos conseguem ler o que o você está sentindo. Não adianta você estar com a postura tranquila, se por dentro estiver com medo. O cavalo realmente empaca. A gente teve que colocar o foco. Fizemos revezamentos no percurso e foi legal ver, parecido com o que a gente sofre na prova que, a partir do momento em que a gente desviava a atenção para ver se o outro estava passando, o cavalo percebia que a gente não estava sintonizado e parava”, conta.

“Esse processo de confiança era muito interessante, o cavalo só seguia se você pensasse: ‘eu vou chegar àquele ponto’. Foi impressionante ver a resposta dos animais. Foi um aprendizado de ter a noção de como um pensamento negativo, um pingo de dúvida pode atrapalhar o percurso. Foi interessante ver como a fraqueza de cada atleta se mostrou no percurso. Deu pra gente conhecer um pouco mais um do outro. Foi bom para entender o que cada um tem de melhor para escolher as posições de cada um no revezamento”, completa.

O principal desafio é criar o espírito de grupo entre atletas que normalmente são adversários na piscina. O esforço pode ser recompensado com o que Nicolas mais deseja no Rio 2016. “Essa prova tem um gosto especial pra mim. O prazer de conseguir uma medalha em grupo, representando o meu país, eu não trocaria por medalha individual. A expectativa está boa, os meninos estão super empolgados”, diz o atleta.

As provas do revezamento 4x100m livre masculino, tanto eliminatórias quanto finais, estão marcadas para 7 de agosto. Nicolas também está classificado para os 100m e 200m livre e para o revezamento 4x200m.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar