Últimas Notícias

Modificações viárias no Rio para os Jogos de 2016 começam em 18 de julho

Para que o sistema viário do Rio de Janeiro funcione de forma eficiente durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a série de medidas para garantir condições adequadas de fluidez, tanto para o deslocamento dos participantes das competições quanto para o funcionamento do trânsito, começa a entrar em vigor em 18 de julho. Nessa data, passam a valer as regras que ampliam as restrições à circulação de caminhões na cidade e também as limitações de acesso à Ilha do Fundão. Após o dia 25, a Linha Amarela terá adequações nos acessos e mudanças na via.

Restrições a caminhões
Os principais pontos de restrição serão a Avenida Brasil, a Linha Amarela, a Linha Vermelha e outros dois polígonos – um compreendendo áreas da Zona Norte e Oeste e outro para a região do Centro e da Zona Sul. As áreas de restrições foram definidas pela Prefeitura do Rio após estudos do impacto que os caminhões causam ao trânsito e também após reuniões com representantes dos setores envolvidos nas operações de transporte de carga na cidade, como transportadoras, operadores logísticos e comerciantes. As mudanças buscaram conciliar as necessidades dos eventos olímpicos com o menor impacto possível nas operações de carga rotineiras da cidade.

Pontos principais:

Av. Brasil - circulação proibida em ambos os sentidos, no trecho entre Realengo e Av. Francisco Bicalho, nos dias úteis das 6h às 10h e das 17h às 21h;

Linha Amarela - circulação proibida em ambos os sentidos, em toda sua extensão, nos dias úteis das 06h às 11h e das 17h às 21h, e aos sábados das 06h às 14h;

Linha Vermelha - permanece a proibição em vigor, em toda sua extensão, em ambos os sentidos, todos os dias, 24h por dia;

Polígono 1 - Zona Norte e Zona Oeste - entrada e circulação proibidas nos dias úteis das 6h às 11h e das 17h às 21h, e aos sábados das 6h às 14h;

Polígono 2 - Centro e Zona Sul - entrada e circulação proibidas nos dias úteis das 6h às 21h, e aos sábados das 6h às 14h.

Na área do Polígono 2 - Centro e Zona Sul é permitida a entrada e circulação de caminhões de pequeno porte, chamados Veículos Urbanos de Carga (VUC), com largura máxima de 2,70m (dois metros e setenta centímetros) e comprimento máximo de 7,20m (sete metros e vinte centímetros), somente das 11h às 17h de segunda-feira a sexta-feira, em dias úteis, sendo vedada neste período a circulação de veículos de carga com porte superior.

Em relação às restrições que já vigoram atualmente, as alterações serão as seguintes:


•    Av. Brasil - implantação da restrição à circulação, em parte dos dias úteis;
•    Linha Amarela - ampliação do horário de restrição em 1 hora pela manhã e 1 hora à noite;
•    Centro - não haverá alteração em relação aos horários atuais e será autorizada a circulação dos VUCs em parte do dia;
•    Zona Sul - haverá ampliação do horário de restrição, porém será autorizada a circulação dos VUCs em parte do dia;
•    Zona Norte - ampliação do horário de restrição em 1 hora pela manhã;
•    Barra, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Deodoro - em função da região ser de relevante interesse olímpico, implantação da restrição à circulação em parte dos dias.

A Prefeitura do Rio, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), fará a divulgação da ampliação das restrições à circulação de caminhões com 68 Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), que serão posicionados não só dentro dos limites da cidade, como também ao longo das rodovias que chegam ao Rio. Sinalização específica em placas e faixas também será implantada. 

Agentes da Guarda Municipal e equipamentos de fiscalização eletrônica identificarão a circulação nas regiões e horários restritos para a aplicação das penalidades. Os veículos que forem flagrados desrespeitando as normas de restrição à circulação estarão sujeitos à penalidade de multa de R$ 1.500, de acordo com o estabelecido no Decreto Nº 21.867 / 2016

Ponte do Saber e Ilha do Fundão
A Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, terá papel importante na circulação olímpica. Para adequar o tráfego viário para o período dos Jogos, a partir do dia 18 de julho não será permitido trânsito de passagem durante o período da tarde. A circulação dentro da Cidade Universitária, pelo Acesso 3, ficará restrita aos veículos que terão como destino a própria Ilha do Fundão – estudantes, trabalhadores e moradores locais -, além da família olímpica.

O Acesso 3 – a partir da Linha Amarela e da Linha Vermelha - nos dias úteis, entre 15h e 21h, ficará para o uso exclusivo da família olímpica e do público com destino para a Ilha do Fundão, sem a permissão de trânsito de passagem. O monitoramento será realizado por meio de equipamentos de fiscalização eletrônica instalados nos pontos de acessos/saídas. Os aparelhos serão programados para identificar veículos que descumprirem as proibições.

Além disso, a Ponte do Saber será fechada nos dias úteis entre 6h e 15h. A divulgação das modificações será realizada por meio de sinalização especifica, como placas, faixas e pinturas, além de 14 Painéis de Mensagens Variáveis.

Linha Amarela
Uma das principais vias de circulação da cidade, a Linha Amarela também será um importante via de acesso durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, fazendo a conexão entre locais como o Parque Olímpico, o Engenhão, a Vila Olímpica, a Avenida Brasil e o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Para facilitar a circulação da família olímpica, serão implantadas duas faixas olímpicas, uma em cada sentido, para priorizar o deslocamento dos atletas e organizadores para os locais de competição e aumentar a confiabilidade dos tempos de viagem previstos.

Para isso, a partir do dia 25 de julho até o dia 22 de agosto, de segunda a sexta-feira, serão implementadas algumas medidas para adequar a Linha Amarela ao cenário olímpico, como o cancelamento da reversível que atualmente funciona no horário da manhã.

Alguns acessos serão fechados: 1A (Estrada do Pau-Ferro), 2 (Méier), 3 (Engenho de Dentro), 4 e 4A (Av. Dom Helder Câmara), todos no sentido Fundão, de segunda a sexta-feira, das 06h às 10h. O acesso 8 (Rua Leopoldo Bulhões), sentido Barra, será fechado de segunda a sexta-feira, das 15h às 21h. A operação de fechamento do acesso 8, sentido Fundão, que atualmente já é realizada pela manhã, será mantida.

Os motoristas podem utilizar as seguintes vias alternativas: Grajaú-Jacarepaguá, Rua Dias da Cruz, Rua Goiás e Avenida Dom Helder Câmara. Sinalizações específicas, com placas e faixas, serão instaladas para orientar e informar os motoristas. Todos os painéis de mensagens variáveis da Linha Amarela e mais 18 painéis da prefeitura, posicionados em pontos estratégicos, vão informar sobre as alterações.

A Prefeitura recomenda a utilização do transporte público coletivo. Para aqueles que a utilização do veículo de passeio for indispensável, a recomendação é de que procurem planejar seus deslocamentos por novos trajetos e em horários alternativos.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar