Últimas Notícias

Ministro detalha aspectos que garantem segurança aeroviária no Rio 2016

Foto: SAC

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, anunciou, no Rio de Janeiro, durante os lançamentos do hotsite Aeroportos nos Jogos de 2016 e do Manual de Planejamento do Setor de Aviação Civil para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que o governo está alerta, preparado e acompanhando de perto a segurança dos megaeventos esportivos. A afirmação do ministro foi feita um dia depois do atentado que matou 40 pessoas no aeroporto de Istambul.

"Apesar de todo o esforço e preparação, eventos como o de ontem (o atentado de Istambul) geram um alerta. O ministério está se reunindo para reforçar um olhar especial nessas áreas. As forças já estão preparadas. Temos medidas que serão adotadas e não podem ser divulgadas por questões de segurança. Estamos acompanhando e preparados para prevenir e atuar", ressalta.

O hotsite é um guia online com informações sobre aeroportos brasileiros, com o objetivo de orientar turistas nacionais e estrangeiros em trânsito no País. Já o Manual é um documento que reúne um grande acordo operacional e de planejamento construído após cerca de 400 horas de debates, análises técnicas, revisão de procedimentos, ações de alinhamento e cooperação entre os órgãos que compõem o Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE), da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

Medidas de segurança
O manual prevê várias medidas de segurança para os aeroportos, como o PISOU (Planos Integrados de Segurança e Ordenamento Urbano), que orienta a atuação das forças de segurança nas áreas de circulação do aeroporto e no seu perímetro externo imediato.

Cada aeroporto terá seu próprio PISOU. O objetivo é minimizar riscos relacionados a ações terroristas ou de sabotagem, ações violentas praticadas durante manifestações sociais, criminalidade, violência urbana e comprometimento do sistema de mobilidade.

Os planos buscam a prevenção. Por isso mesmo são fortemente apoiados por ações de inteligência (produção de conhecimento, avaliações de risco, emprego de observadores, análise de mídia e cooperação internacional).

Os planos definem as atividades a serem desenvolvidas em cada área e os responsáveis por elas, bem como as ações necessárias.  "O Brasil tem aviação segura, com padrões reconhecidos internacionalmente", afirmou Quintella, acrescentando que "o governo está atento à maior freqüência de atentados terroristas nos últimos meses, embora o Brasil tenha experiência em prover segurança aeroportuária em eventos internacionais, como demonstra o sucesso da Copa do Mundo em 2014, da Copa das Confederações, da Rio + 20 e da Jornada Mundial da Juventude"
.
Espaço aéreo
Da mesma forma que ocorreu na Copa do Mundo, o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) fará a vigilância do espaço aéreo 24 horas por dia, a partir da Sala Master localizada no Departamento de Controle do Espaço Aéreo. 

Entre as medidas de defesa do espaço aéreo está a proibição de que aeronaves da aviação executiva pousem ou decolem nos aeroportos do Rio entre às 8h e 22h durante os Jogos. Nesse período, a aeronave é obrigada a descer em algum aeroporto fora do Rio, fazer a inspeção de segurança em toda a bagagem e passageiros para só depois se dirigir para o Rio de Janeiro. As empresas estão todas alertadas quanto à restrição. Caso contrário, a aeronave só poderá pousar entre 2h e 8h da manhã, quando não há nenhum evento de massa acontecendo. Essa é outra medida para minimizar possíveis ataques.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar