Últimas Notícias

Militares da Aeronáutica participam de exercício simulado para os Jogos Rio 2016

Foto: FAB

No último final de semana, cerca de 200 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram de mais um treinamento no Rio de Janeiro. O objetivo foi simular o policiamento ostensivo nas imediações e dentro do aeroporto internacional Tom Jobim, além de áreas próximas à Base Aérea do Galeão e do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG). A FAB vai empregar 350 militares como agentes de segurança pública nessas áreas durante os Jogos, de 5 a 21 de agosto.

Segundo o coordenador de segurança e defesa da FAB para os Jogos Olímpicos, Coronel de Infantaria Almir Pinto de Lima, uma das missões da FAB será garantir a segurança dos chefes de estado do governo e membros de comitivas que pousarem ou decolarem dos aeródromos sob responsabilidade da Força Aérea. "Também é de responsabilidade da Aeronáutica o apoio à segurança e defesa no aeroporto internacional. Será uma ação em cooperação com os demais órgãos de segurança, Polícia Federal, Civil, Militar, a própria RioGaleão, que é a concessionária do aeroporto, e a guarda civil", disse o coronel.

O treinamento das atividades previstas para atuação dos militares no evento procurou mostrar na prática se o planejamento atende às necessidades ou se precisa de alguma correção. "O treinamento é essencial para a maturação desse processo de preparação para a segurança das Olimpíadas", ressaltou o coronel Almir.

Durante o exercício uma bagagem suspeita foi assinalada, todos os procedimentos previstos foram adotados e foi descartada a hipótese de atentado. "Houve a ocorrência da bagagem, e as ações foram devidamente tomadas. O saldo que temos dessa operação é bastante positivo", concluiu o coronel Almir.

Em visita ao Rio de Janeiro, a turista Petrusca Nobre, de Recife (PE), opinou sobre a presença dos militares nos terminais de embarque do aeroporto. "Primeiro você acha que está acontecendo alguma coisa, mas depois, com o tempo, você vê que não é nada e passa a ter uma sensação de segurança", afirmou.

O exercício foi realizado em conjunto com a Marinha do Brasil e Exército Brasileiro, que simularam a atuação de suas tropas no policiamento ostensivo em outras vias públicas da cidade do Rio de Janeiro.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar