Últimas Notícias

Guia Rio 2016: Tiro com Arco

O Tiro com Arco fez parte dos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1900, mas só entrou em definitivo no programa em 1972.

O esporte tem quatro modalidades nos Jogos: Masculino, Feminino, Equipe masculina e Equipe feminina. Antes do começo do evento é disputado um ranking round, em que os arqueiros disparam 72 flechas. De acordo com a pontuação, os atletas são colocados classificados de 1 até 64, de forma a definir o chaveamento dos confrontos.

Após o Ranking Round, as competições eliminatórias têm início. No Individual, são 64 em cada naipe, com confrontos mata-mata, divididos em cinco sets até a final. Já por equipes, são 12 seleções compostas por três arqueiros, as 4 melhores equipes na soma do ranking round avançam diretamente para as quartas de final, enquanto as demais jogam as oitavas de final, seguindo no mata-mata até a final.

Masculino
Data: 5 a 12/08
Sede: Sambódromo
Competidores:  64 atletas
Favoritos ao ouro:   Kim Woo-jin |  Rick Van der Ven 
Candidatos a medalha Brady Elison |  Mauro Nespoli |  Takaharu Furukawa
Brasil Brasil: Marcus D'Almeida, Daniel Xavier e Bernardo Oliveira

O Tiro com Arco é quase de domínio coreano, e o masculino não foge a regra. Campeão mundial em 2015, Kim Woo-jin é o maior favorito ao título olímpico. Vice-campeão em 2015, Rick van de Ven pode tentar atrapalhar o objetivo de Woo-jin de levar o ouro.

Na batalha por medalhas estão o campeão da Copa do Mundo de 2014, Brady Elison, o medalha de bronze no Mundial de 2015, Takaharu Furukawa, e o campeão por equipes em 2012, Mauro Nespoli.

Kim Woo-jin é o maior nome da Coreia do Sul no masculino

Entre os brasileiros, Marcus D'Almeida é a maior esperança de bom resultado, Vice-campeão da Copa do Mundo em 2014 e quadrifinalista do Mundial em 2015, o jovem de 18 anos pode avançar bem na competição e surpreender. Daniel e Bernardo podem passar de fase, mas não possuem expectativas de ir longe.

Equipes Masculino
Data: 5 e 6/08
Sede: Sambódromo
Competidores:  36 atletas em 12 equipes
Favoritos ao ouro:   Coreia do Sul |  Itália
Candidatos a medalha Estrados Unidos |  Holanda | Chinese Taipei Taipé Chinês
Brasil Brasil: Classificado por ser país-sede

Campeã Mundial em 2015 a Coreia do Sul é a maior favorita para ganhar o ouro no Rio de Janeiro. Entretanto, a Itália, que surpreendeu em Londres ao conquistar o ouro pode tentar repetir o feito, depois de ter disputado a final do Mundial 2015, justamente contra a Coreia do Sul. Na ocasião, os sul-coreanos levaram a melhor.

Vice-campeões olímpicos em Londres, os Estados Unidos foram quarto colocados no Mundial de 2015 e podem beliscar novamente uma medalha. Taipé Chinês, que bateu os norte-americanos na decisão do bronze em 2015, e a Holanda, do arqueiro Rick van der Ven, também almejam chegar ao pódio.

O Brasil, eliminado nas oitavas de final do Mundial de 2015, busca avançar pelo menos para as quartas de finais e, pautado no talento de Marcus D'Almeida, pode chegar na semifinal, o que seria um grande feito.

Feminino
Data: 5 a 11/08
Sede: Sambódromo
Competidores:  64 atletas
Favoritos ao ouro:   Ki Bo-Bae |   Choi Mi-sun
Candidatos a medalha Lin Shih-chia |  Laxmirani Majhi
Brasil Brasil: Ane Marcelle, Sarah Nikitin e Marina Gobbi

Se no masculino a Coreia do Sul é forte, o feminino esse domínio é ainda maior. Campeã individual e por equipes, deve ter uma disputa doméstica pelo ouro entre a campeã olímpica e Mundial Ki Bo-bae e a medalhista de bronze no mesmo mundial Choi Mi-sun.

Ki Bo-Bae puxa a briga doméstica da Coreia do Sul no feminino

Vice-campeã Mundial, Lin Shih-chia é a favorita para pegar o bronze. Quarta colocada no Mundial, Laxmirani Majhi pode levar a Índia para boas colocações e, de repente, ficar com o último degrau do pódio.

Equipes Feminino
Data: 5 e 7/08
Sede: Sambódromo
Competidores:  36 atletas em 12 equipes
Favoritos ao ouro:   Coreia do Sul |  Rússia
Candidatos a medalha Índia |  Japão |  China
Brasil Brasil: Classificado como país sede

Campeã olímpica, a Coreia do Sul acabou surpreendida no Mundial de 2015 ao ser batida pela Rússia na semifinal. As coreanas ainda são favoritas, mas terão que lutar com as russas para defender o título olímpico de 2012.

Více-mundial em 2015, a Índia vem para tentar ganhar uma medalha. Enquanto Japão - bronze em Londres 2012 e quarta colocada no Mundial de 2015 - e China, prata em Londres 2012, podem entrar nessa briga por um lugar no pódio.

As brasileiras, que não avançaram para a fase eliminatória no Mundial de 2015, tentam fazer uma competição decente e, pelo menos, surpreender avançando para as quartas de final, o que seria um prêmio.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar