Últimas Notícias

Guia Rio 2016: Pentatlo Moderno


De origem militar, o pentatlo moderno é composto de cinco modalidades: competição de espadas na esgrima, natação 200m nado livre, hipismo saltos sobre obstáculos e 3.2 Km de corrida, sendo que a cada 800 metros tem uma rodada de tiro esportivo com pistola. Entre os dias 18 e 20 de agosto, o pentatlo moderno masculino e feminino será disputado em Deodoro.

Serão 36 pentatletas em cada evento com o limite de dois por país. A única mudança em relação aos jogos anteriores é a disputa da esgrima, que terá uma rodada bônus. O último atleta no ranking duela com o competidor classificado uma posição acima. O vencedor segue para enfrentar o próximo colocado e assim sucessivamente até o primeiro colocado, somando um ponto a cada vitória.

Masculino
Data: 18/08 às 14h30 (classificatória esgrima); 20/08 às 12h00 (Esgrima, Natação, Hipismo, corrida + tiro esportivo)
Sede: Deodoro (Arena da Juventude, Estádio de Deodoro e Centro Aquático de Deodoro)
Competidores: 36
Favoritos ao ouro: França Valentin Belaud | Grã-Bretanha James Cookes | Egito Ahmo El Geziry | França Valentin Prades 
Candidatos a medalha: República Checa David Sloboda | Hungria Adam Marosi | Rússia Aleksander Lesun | Coreia do Sul Jing Wa Jung
Brasil Brasileiro: Felipe Nascimento

Valentin Belaud (FRA) conquistou o título mundial em 2016 e pinta como favorito ao ouro

O pentatlo moderno masculino passou por uma renovação e os favoritos à medalha de ouro no Rio de Janeiro são jovens, com no máximo 25 anos e que possuem muito preparo físico. Mas a juventude dos franceses Valentin Belaud e Valentin Prades, e do britânico James Cookes pode sentir a pressão em uma competição do nível de uma Olimpíada. O egípcio Ahmo El Geziry corre por fora na luta pelo ouro pois tem a experiência como vantagem no duelo contra os três.

Na briga por medalha, não podemos descartar o russo Aleksander Lesun. Ele, mordido por ter perdido a medalha de bronze em Londres no final da corrida, fez um belo ciclo olímpico e vem pra lutar por medalha. Os medalhistas olímpicos em Londres, o tcheco David Sloboda e e o húngaro Adam Marosi também são nomes que não podem ser descartados, assim como o coreano Jing Wa Jung, que está em um bom momento e também pode surpreender nos  Jogos do Rio.

O Brasil será representado por Felipe Nascimento, de 23 anos. Ele é líder do ranking brasileiro, mas em nível mundial ainda não chega a ter resultados tão expressivos. Por ser um atleta jovem, os Jogos do Rio de Janeiro serão uma ótima experiência para ele quem sabe brilhar em Tóquio 2020.

Feminino
Data: 18/08 às 10h00 (classificatória esgrima); 19/08 às 12h00 (Esgrima, Natação, Hipismo, corrida + tiro esportivo)
Sede: Deodoro (Arena da Juventude, Estádio de Deodoro e Centro Aquático de Deodoro)
Competidores: 36
Favoritas ao ouro:  Lena Schoneborn | Lituânia Laura Asadauskaite |  Elodie Clouvel
Candidatas a medalha:  Sarolta Kovacs |  Chen Qian | BrasilYane Marques |  Zsofia Foldhazi | Bielorrússia Anastasiya Prokopenko
Brasil Brasileira: Yane Marques


Laura Asadauskaite (LTU) apesar do 2016 razoável, ainda é favorita ao ouro no Rio

No ciclo olímpico para o Rio surgiram duas fortes favoritas ao ouro. Além da lituana Laura Asadauskaite, campeã olímpica em Londres, a alemã Lena Shoneborn (ouro em Pequim 2008) vem em um grande momento e se tornou a número um do ranking mundial da UIPM (União internacional de Pentatlo Moderno). A francesa Eloide Clouvel também é candidata ao ouro, depois de uma crescente nos meses que antecederam aos Jogos em que a pentatleta foi vice mundial em maio.

Abaixo dela, existe um grupo bem equilibrado que deverá lutar por medalhas, incluindo as húngaras Sarolta Kovács, campeã mundial em 2016, e Zsofia Foldhazi, terceira do ranking mundial, A chinesa Qian Chen, a bielorrussa Anastasiya Propopenko pintam com boas chances de disputar um lugar no pódio.

A Brasileira Yane Marques também está nesse bolo que luta por medalha. Poderia estar melhor cotada, após bons mundiais em 2013 e 2015, mas não foi tão bem no último mundial nesse ano. Entretanto, o fator casa pode ser um aditivo a mais para a pernambucana conquistar a sua segunda medalha olímpica.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar