Últimas Notícias

Guia Rio 2016: Nado Sincronizado

Disputado apenas por mulheres e apelidado de 'Balé aquático', o nado sincronizado está no programa olímpico desde os Jogos de Los Angeles 1984. É um esporte que tem os seus favoritos bem definidos em seus dois eventos. Tanto no dueto quanto nas equipes, a Rússia é o país a ser batido. 

As atletas do nado sincronizado têm que fazer duas apresentações: A rotina técnica, onde as atletas precisam executar movimentos obrigatórios, e a livre, que, como o nome já diz, não tem restrição em relação a movimentos. Os duetos têm 2m20s para se apresentar na rotina técnica e 3m30s na livre, enquanto as equipes possuem 2m50s para a apresentação na rotina técnica e 4 minutos na rotina livre.

As atletas são avaliadas em três quesitos: execução, dificuldade e impressão artística – que inclui coreografia, interpretação da música e forma de apresentação. Durante as apresentações, as atletas não podem usar o fundo da piscina para se apoiar ou ajudar uma companheira. As piscinas possuem sistemas de som dentro d’água para que as atletas acompanhem a música da coreografia. Na apresentação por equipes, cada país deve inscrever nove atletas, mas apenas oito podem participar da
competição. 

Duetos
Data: 14/8 a 16/8
Sede: Centro Aquático Maria Lenk, Barra da Tijuca
Competidoras: 48 atletas de 24 países
Favoritas ao ouro:  Rússia
Candidatas a medalha:  China |  Japão |  Ucrânia |  Espanha
 Brasil: Luisa Borges e Duda Minucci

Não tem para ninguém nos duetos. As russas são sempre favoritas. Natalia Ishchenko e Svetlana Romashina não sabem o que é perder uma competição, e só uma fatalidade faria as duas perderem a medalha de ouro. O dueto da China acabou se consolidando na segunda posição nas últimas competições internacionais, enquanto o Japão começa a ser incomodado pela Ucrânia, a maior surpresa do nado sincronizado nesse ciclo olímpico, pelo terceiro lugar. A Espanha, que foi prata em Londres, caiu um pouco de rendimento e segue de perto tentando surpreender por uma medalha no Rio de Janeiro.

Luisa Broges e Duda Minucci representam o Brasil nos duetos. Foto: getty images

O dueto brasileiro formado por Luisa Borges e Duda Minucci é um dueto novo, que tem a expectativa de ao menos ficar entre as oito melhores, o que seria um grande feito para o nado sincronizado brasileiro.

Equipes
Data: 18/08 e 19/08
Sede: Centro Aquático Maria Lenk, Barra da Tijuca
Competidoras: 72 atletas de 8 países
Favoritas ao ouro:  Rússia
Candidatas a medalha:  China |  Japão |  Ucrânia 
 Brasil: Classificado por ser país-sede.

O domínio russo na competição entre equipes é maior ainda. Elas têm a chance de conquistar o pentacampeonato olímpico, desde 2001 não são derrotadas em quaisquer torneios que elas participam e só uma zebra inacreditável para o ouro não vir para as russas.  Assim como nos duetos, a China é favorita a prata, com Japão e Ucrânia lutando pelo bronze.

A equipe ucraniana pode surpreender e pegar uma medalha olímpica

Pela primeira vez, o Brasil disputará a competição por equipes. A expectativa é aprender para conseguir a classificação nos próximos Jogos. ficar entre as seis melhores seria uma grande feitos para as meninas capitaneadas por Lara Teixeira, que se aposentará das piscinas após os Jogos do Rio.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar