Últimas Notícias

Guia Rio 2016: Judô

O Judô entrou no programa olímpico em 1964, mas apenas em 1972 foi incluído em definitivo nos Jogos Olímpicos.

A modalidade é dividida em sete categorias tanto no feminino quanto no masculino. As disputas são eliminatórias até a final, onde se disputa o ouro e a prata. Quem perde nas quartas de final disputa uma repescagem para tentar chegar à disputa do bronze contra os dois perdedores das semifinais. Assim, cada categoria distribui dois bronzes.

Masculino 60kg
Data: 6/08
Sede: Arena Carioca 2
Competidores: 35
Favoritos ao ouro Kim Won-jin |  Yeldos Smetov
Candidatos a medalha Orkham Safarov |  Naohisa Takato
 Brasil: Felipe Kitadai

O líder do ranking mundial Kim Won-jin e o campeão mundial Yeldos Smetov devem batalhar pelo ouro na categoria. Os lugares derradeiros do pódio devem ficar com Orkham Safarov e Naohisa Takato.

Kitadai, bronze em Londres 2012 e quinto colocado no Mundial de 2015, pode surpreender como 4 quatro anos atrás e beliscar uma medalha.

Masculino 66kg
Data: 7/08
Sede: Arena Carioca 2
Competidores: 35
Favoritos ao ouro An Ba-ul |  Mikhail Pulyaev
Candidatos a medalha Davaadorjiin Tömörkhüleg |  Golan Pollack
 Brasil: Charles Chibana

An Ba-ul é o campeão mundial em 2015 e líder do ranking na sua categoria, mas deve se preocupar com Mikhail Pulyaev, vice-mundial em 2015 e terceiro do ranking mundial. Tömörkhüleg e Pollack são os favoritos para o pódio.

Chibana, apenas 35º no ranking mundial e eliminado na primeira rodada no Mundial 2015, dificilmente chegará a uma medalha no Rio. Chegar às quartas de final já é lucro para o judoca.

Masculino 73kg
Data: 8/08
Sede: Arena Carioca 2
Competidores: 35
Favoritos ao ouro Shohei Ono |  An Chang-rim
Candidatos a medalha Rustam Orujov |  Sagi Muki
 Brasil: Alex Pombo

A luta pelo ouro na categoria até 73kg se concentrará entre o campeão Mundiald e 2015, Ono, e o líder do ranking, Chang-rim. Orujov e Muki são os candidatos para ficar com o bronze.

Pombo, que não disputou o Mundial em 2015 e ocupa o 29º lugar no ranking mundial não chega como cotado a medalha. Se classificar para as quartas de finais é o objetivo mais realista.

Masculino 81kg
Data: 9/08
Sede: Arena Carioca 2
Competidores: 32
Favoritos ao ouro Avtandili Tchrikishvili |  Takanori Nagase
Candidatos a medalha Ivaylo Ivanov |   Antoine Valois-Fortier |  Victor Penalber
 Brasil: Victor Penalber

Tchrikishvili e Nagase, líder do ranking e campeão mundial de 2015 respectivamente, são os favoritos para disputar o ouro no Rio. Vice-líder do ranking, Ivanov, e os medalhistas de bronze em 2015, Valois-Fortier, e Penalber, devem brigar para ficar com os dois bronzes nos Jogos.

Masculino 90kg
Data: 10/08
Sede: Arena Carioca 2
Competidores: 35
Favoritos ao ouro Gwak Dong-han |  Mashu Baker
Candidatos a medalha Krisztian Toth |  Marcus Nyman
 Brasil: Tiago Camilo

Campeão mundial em 2015 e líder do ranking, Dong-han é o nome mais cotado para ficar com o ouro, mas Baker, vice-líder do ranking, pode complicar a vida do coreano. Toth e Nyman, parte do top-5 do ranking, devem preencher os outros dois lugares do pódio.

21º lugar no ranking e eliminado na primeira rodada do Mundial 2015, Camilo luta para tentar ganhar a sua terceira medalha olímpica e pode surpreender com o bronze.

Masculino -100kg
Data: 11/08
Sede: Arena Carioca 2
Competidores: 35
Favoritos ao ouro Cyrille Maret |  Elmar Gasimov
Candidatos a medalhaGermany Karl-Richard Frey | Japan Ryunosuke Haga
 Brasil: Rafael Buzacarini

Os dois que lideram o ranking mundial, Maret e Gasimov, são os favoritos para disputar o ouro. Frey e Haga, que fizeram a final do Mundial de 2015, devem ficar com os dois bronzes em jogo.

Buzacarini, que surpreendeu ao tirar a vaga de Luciano Correa dos Jogos, é o 21º colocado no ranking e vai disputar a primeira Olimpíada. Chegar à medalha é bem difícil, mas chegar às oitavas ou quartas de final é um bom resultado.

Masculino +100kg
Data: 12/08
Sede: Arena Carioca 2
Competidores: 31
Favorito ao ouro Teddy Riner
Candidatos a medalha Hisayoshi Harasawa |  Roy Meyer |  Rafael Silva
 Brasil: Rafael Silva

Rei absoluto da categoria, multicampeão mundial, campeão olímpico e lider do ranking, Teddy Riner é favorito absoluto para o ouro. A briga pelas outras três medalhas ficará entre Harasawa, Meyer e o brasileiro Rafael "Baby" Silva.

Feminino 48kg
Data: 7/08
Sede: Arena Carioca 2
Competidores: 23
Favoritos ao ouro Sarah Menezes |  Ami Kondo |  Urantsetseg Munkhbat
Candidatos a medalha Paula Pareto |  Julia Figueroa
 Brasil: Sarah Menezes

Depois de um começo de ciclo olímpico difícil, Menezes se recuperou no final de 2015 e começo de 2016, com título no Grand Slam de Paris, se tornando candidata para defender o bi dos Jogos. Kondo e Munkhbat serão as maiores adversárias da brasileira. O lugar que deve sobrar no pódio deve ficar entre Pareto e Figueroa.

Feminino 52kg
Data: 8/08
Sede: Arena Carioca 2
Competidores: 21
Favoritos ao ouro Majlinda Kelmendi |  Andreea Chitu |  Misato Nakamura
Candidatos a medalha Érika Miranda |  Annabelle Euranie
 Brasil: Erika Miranda

A categoria até 52kg pode ser palco da história olímpica, podendo registrar a primeira medalha de Kosovo logo na primeira participação nos Jogos. Chitu, Nakamura duelarão com a kosovar pelo ouro. Já Erika Mirandam bronze no Mundial de 2015, tenta beliscar um lugar no pódio, mas Euranie também aparece como uma adversária forte na briga por pódio.

Feminino 57kg
Data: 9/08
Sede: Arena Carioca 2
Competidores: 22
Favoritos ao ouro Kaori Matsumoto |  Sumiya Dorjsuren
Candidatos a medalha Corina Caprioriu |  Automne Pavia
 Brasil: Rafaela Silva

Campeã mundial, Matsumoto brigará com Dorjsuren - líder do ranking - pelo ouro olímpico. Os dois bronzes devem ficar com Pavia e Caprioriu.

Eliminada na segunda rodada do mundial, Rafaela, é atual número 11 do mundo e não vem de grandes resultados recentes. Mas o título mundial de 2013 e o vice de 2011 aumentam as expectativas sobre ela.

Feminino 63kg
Data: 10/08
Sede: Arena Carioca 2
Competidores: 26
Favoritos ao ouro Tina Trstenjak |  Clarisse Agbegnenou
Candidatos a medalha Miku Tashiro |  Martyna Trajdos
 Brasil: Mariana Silva

Campeã mundial e líder do ranking, Trstenjak é a favorita para  o ouro, mas a eslovena vai enfrentar a concorrência de  Agbegnenou. Para ficar com as medalhas de bronze, Tashiro e Trajdos são as mais cotadas.

15ª do ranking e eliminada na primeira rodada do Mundial 2015, Mariana Silva tenta chegar nas quartas de finais para manter viva a esperança de faturar uma medalha.

Feminino 70kg
Data: 11/08
Sede: Arena Carioca 2
Competidores: 24
Favoritos ao ouro Gevrise Emane |  Yuri Alvear
Candidatos a medalha Maria Bernabeu |  Kim Polling
 Brasil: Maria Portela

Campeã Mundial em 2015 e terceira colocada no ranking, Emane chega para brigar pelo ouro nos Jogos. Bernabeu e Polling são fortes concorrente, mas, a princípio, ainda aparecem abaixo das duas principais rivais.

Portela, 11ª do ranking e que chegou às oitavas de final do Mundial, pode surpreender e chegar a uma semifinal.

Feminino 78kg
Data: 12/08
Sede: Arena Carioca 2
Competidores: 18
Favoritos ao ouroBrazil Mayra Aguiar | United States Kayla Harrison
Candidatos a medalhaJapan Mami Umeki | France Audrey Tchumeo
 Brasil: Mayra Aguiar

Uma das maiores rivalidades do judô mundial, Mayra Aguiar e Kayla Harrison podem fazer uma das lutas mais esperadas do judô no Rio. Campeã mundial em 2015, Umeki e Tchuméo, vice-líder do ranking também estão na briga.

Feminino +78kg
Data: 13/08
Sede: Arena Carioca 2
Competidores: 17
Favoritos ao ouro Idalys Ortiz |  Maria Suellen Altheman
Candidatos a medalha Yu Song |  Kanae Yamabe
 Brasil: Maria Suellen Altheman

Líder do ranking mundial e bronze em 2013, Idalys Ortiz é a força a ser batida na categoria mais pesada no feminino. Suelen Altheman com a força da casa, vai brigar pelo ouro com a cubana.

Campeã Mundial, Song e Yamabe, bronze no mundial de 2013, são as mais cotadas para ficar com os dois bronzes olímpicos.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar