Últimas Notícias

Estação Antero de Quental da Linha 4 do Metrô é concluída

A Estação Antero de Quental da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) do Rio de Janeiro e a praça com o mesmo nome, no Leblon, foram entregues à população no fim de semana. Após o término das obras civis e dos serviços de acabamento, a estação segue com a finalização da instalação de sistemas operacionais.


Com dois acessos na praça, um voltado para a Avenida Bartolomeu Mitre e outro para a Rua General Urquiza, a Estação Antero de Quental vai atender cerca de 35 mil pessoas por dia, segundo demanda estimada. Construída sob a praça  e a Avenida Ataulfo de Paiva, a estação é moderna, tem dois níveis e oferece acessibilidade para todos os passageiros.

O destaque arquitetônico é o painel de azulejos coloridos homenageando o surfista carioca. O trabalho do arquiteto Urbano Iglesias colore uma parede de dez metros de largura por 3,10 metros de altura com tons de azul, branco, preto e laranja e pode ser observado na descida ao mezanino. A estação também conta com banheiros masculino e feminino na área pagante.

O tempo de viagem entre Antero de Quental e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, será de pouco mais de 9 minutos. Já para ir ao Centro, o passageiro levará 23 minutos.

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro  é uma obra do governo do estado que integra o Plano de Políticas Públicas para o legado dos Jogos Rio 2016. Cinco estações intregam o chamado “trecho olímpico” da linha: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico. Todas já foram inauguradas, com exceção da estação Jardim de Alah, que deve ser entregue nos próximos dias.

Cronograma
A nova linha será aberta em 1º de agosto para uso de pessoal credenciado para o trabalho nos Jogos Olímpicos. De 5 a 21 de agosto, período do megaevento, torcedores que apresentem o ingresso e tenham adquirido o RioCard Olímpico poderão usar a Linha 4. Entre 21 de agosto e 6 de setembro, haverá uma pausa no funcionamento para eventuais ajustes que forem identificados. Em 7 de setembro, data da abertura dos Jogos Paralímpicos, a nova linha volta a funcionar para os torcedores com ingresso e cartão olímpico até o fim do evento, em 18 de setembro. A partir do dia 19, a Linha 4 estará aberta à população das 11h às 15h, e o horário será expandido gradativamente.

Quando estiver em plena capacidade, a Linha 4 vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão necessários 13 minutos para ir da Barra a Ipanema, e 30 minutos para o trajeto Barra-Centro. O passageiro que acessar a Linha 1 ou a Linha 2 poderá andar na Linha 4, e vice-versa, pela mesma tarifa. A estação Gávea, que completa a Linha 4, tem previsão de entrega para dezembro de 2017.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar