Últimas Notícias

Erika e Clarissa se juntam a seleção feminina de basquete

A seleção feminina de basquete do Brasil está completa. As pivôs Érika de Souza e Clarissa dos Santos já estão concentradas em Campinas com a equipe comandada pelo técnico Antonio Carlos Barbosa, que se prepara para os Jogos Olímpicos de 2016. 

As duas jogadoras do Chicago Sky estavam nos Estados Unidos disputando a WNBA. A seleção nacional segue os treinamentos em dois períodos (10h às 11h30 e 17h30 às 19h30), no Clube Concórdia (Rodovia Dr. Heitor Penteado, km 6 – Sousas), no interior paulista.

“É normal já na minha rotina com a Seleção Brasileira chegar com a preparação iniciada, pois preciso jogar a WNBA e as temporadas coincidem. Mas venho em contato com a comissão técnica desde antes da apresentação e fazendo os mesmos exercícios que o preparador físico passava para as meninas aqui em Campinas. O importante é que estou aqui e vou dar meu máximo. Estou muito animada e ansiosa para defender o Brasil na minha cidade, com a presença dos meus amigos e família. O que eu mais quero é trazer uma medalha para o Brasil. É por esse objetivo que eu venho trabalhando por todos esses anos”, contou Érika, que está em sua 11ª temporada na liga americana.

Aos 34 anos, Érika possui duas Olimpíadas no currículo. Esteve na disputa do quarto lugar em Atenas 2004 e no nono em Londres 2012. A carioca foi ainda a cestinha dos Jogos de Londres com um total de 81 pontos e 44 rebotes nas cinco partidas. Preparada para mais um desafio, a pivô falou da expectativa para os Jogos do Rio.

“Nesta equipe são todas jogadoras adultas e a responsabilidade é a mesma para cada uma, já que todas possuem experiência de grandes competições. Precisamos fazer a nossa parte e pôr em prática o que o técnico mandar. Vamos pensar nos desafios que teremos pela frente e fazer o que estamos acostumadas a fazer, que é jogar o nosso basquete. Já conhecemos o estilo de jogo do Barbosa e como ele gosta que a gente atue. É só colocar em prática. Se nossas adversárias têm potencial, nós também temos. Se elas estão defendendo o país delas, nós também estamos. Precisamos jogar com alegria, que é o que estamos acostumadas a fazer”, destacou a pivô.

Com uma recepção animada, Clarissa já está se sentindo em casa. Feliz e preparada para a disputa da sua segunda Olímpiada, a pivô foi a reboteira dos Jogos de Londres 2012, com média de nove rebotes por jogo, 45 no total.

“Chegamos agora e o grupo vai ficar homogêneo aos poucos. Mas já viramos o chip. O nosso foco está aqui com a seleção para aprendermos o mais rápido possível e encaixar bem no grupo. Estamos com uma expectativa muito boa para esses Jogos no Rio, com a presença dos nossos amigos e da família. Sabermos que a torcida deles incentiva e é uma ajuda enorme”, disse.

Clarissa conta ainda que mesmo de longe acompanhava a preparação da equipe em Campinas. A pivô, de 28 anos acredita que o grupo está focado na missão de contar uma bonita história nos Jogos do Rio.

“O grupo tá focado, trabalhando e se preparando muito bem. Cada jogo tem sua história e nós vamos contar a nossa a cada partida. Um degrau de cada vez. Nosso primeiro foco tem que ser a Austrália que é o nosso primeiro adversário (dia 6). O Barbosa vai saber encaixar eu e a Érika para ajudar a equipe da melhor maneira possível. A parte física está no mesmo ritmo do grupo, pois estávamos jogando nos Estados Unidos. Falta agora pegar a parte tática para entrar no conjunto, mas isso vai ser fácil. As meninas nos receberam muito bem e fazem o máximo para nos ajudar nessa missão”.

Antes do embarque para os Jogos Rio 2016, as brasileiras enfrentarão a seleção do Japão nos Jogos Desafio marcados para os dias 27 (quarta) e 29 de julho (sexta), às 20h de Brasília, no Clube Concórdia (Rodovia Dr. Heitor Penteado, km 6 – Sousas), em Campinas. Depois que as brasileiras estiverem na Vila Olímpica, no Rio, irão enfrentar a Sérvia (2 de agosto, às 10h) e a China (3, às 9h), sem a presença do público e da imprensa.

Foto: CBB




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar