A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Comitê Organizador
dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 vão intensificar e alinhar
ações para buscar um expressivo aumento do número de estrangeiros em
direção ao Brasil no período dos eventos. A ideia é aproveitar o bom
momento proporcionado pelo câmbio favorável, a liberação temporária do
visto de entrada para norte-americanos, canadenses, australianos e
japoneses, bem como a melhoria da conectividade aérea para atrair
turistas que querem ver os Jogos e aqueles que vêm para conhecer o Rio
ou outros destinos.
Na reunião realizada na Embratur, o
presidente do instituto, José Antonio Parente, o diretor executivo
comercial da Rio 2016, Renato Ciuchini, e o presidente da Comissão de
Turismo da Câmara, deputado Herculano Passos (PSD-SP), definiram que é
importante equiparar a linguagem utilizada nas campanhas publicitárias
nacionais e internacionais, assim como acelerar a troca de materiais e
conteúdos, já que os órgãos envolvidos atingem públicos distintos e
precisam emitir a mesma mensagem.
Parente lembrou que, além das facilidades econômicas para os
estrangeiros virem ao Brasil durante os Jogos, é importante trabalhar
junto à mídia a supervalorizção da imagem do país. "Os jornais vendem o
Brasil como um dos lugares mais exóticos do mundo, o que causa
curiosidade e instiga o desejo de conhecer nosso país. Entre os
norte-americanos, por exemplo, 30% gostariam de vir ao Brasil para
participar das Olimpíadas e, claro, descobrir o que a natureza pode
oferecer", resumiu Parente.
Já Renato Ciuchini afirmou que os preparativos para os Jogos estão a
todo vapor e quem vivencia esse momento entende a importância do evento
para o desenvolvimento do país. "O Brasil está sediando a única
Olimpíada da história onde tudo é mais acessível por conta da
valorização da moeda internacional: hotéis, ingressos e até as passagens
aéreas ficaram mais fáceis de comprar", destaca o diretor da Rio 2016.
Certo de que a participação do poder público é indispensável para o
sucesso das Olimpíadas, o deputado Herculano reforçou que fará o
possível para dar continuidade à sincronia entre os setores público e
privado para divulgar o evento. O parlamentar se colocou à disposição
para mobilizar outros órgãos responsáveis que possam contribuir. "Vamos
aproveitar o momento de facilidade econômica para os turistas,
garantindo, assim, a vinda de estrangeiros, e fazer um evento de
sucesso", completou.
Na conversa, o presidente da Embratur comentou ainda sobre o sucesso
de mídia que está sendo a passagem da tocha olímpica por mais de 300
municípios por todo o país Brasil. José Antonio Parente acredita que a
estratégia é eficaz na promoção turística dos destinos brasileiros: "O
mundo todo está acompanhando o Tour da Tocha, conhecendo as belezas
naturais das nossas cidades e vendo que temos destinos para todos os
segmentos".
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