Últimas Notícias

Em reunião com embaixadores, ministro da Saúde garante tranquilidade em relação ao Zika durante os Jogos Rio 2016

Foto: Ministério da Saúde

Diante de representantes de mais de 60 países, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou em reunião de trabalho no Palácio do Itamaraty, as ações que estão sendo tomadas pelo governo federal brasileiro para reduzir o risco de contaminação pelo vírus Zika durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. De acordo com os dados mostrados, em um universo de 500 mil turistas estrangeiros previstos, a probabilidade de que alguma pessoa seja contaminada é menor que 1.

Entre agosto e setembro, meses em que serão realizados os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, há uma diminuição natural na propagação do vírus por causa das condições climáticas. Além disso, as ações de controle e combate ao Aedes aegypti foram intensificadas nos últimos meses, assim como as operações de prevenção. Segundo o Ministério da Saúde, nesse mesmo período do ano passado foi verificado o menor número de casos de dengue em todo o país, devido à sazonalidade da doença, cuja maioria dos registros ocorre entre janeiro e maio, época de chuvas e temperaturas mais elevadas, ideais para a proliferação das larvas do mosquito.   

“Não vejo preocupação. Tivemos na Copa do Mundo cerca de 1,4 milhão de turistas e só três pegaram dengue. Através de medidas como essa reunião de hoje com os embaixadores e coletivas aos correspondentes estrangeiros, nosso objetivo é que a informação da segurança da vinda ao Brasil chegue às pessoas e elas possam comparecer. Nós não tivemos uma quebra de expectativa de público, as coisas estão caminhando bem e o prognóstico de grande sucesso dos Jogos está confirmado”, afirmou o ministro da Saúde.

Além de preocupações administrativas e relativas a procedimentos que serão tomados durante os Jogos, os representantes estrangeiros manifestaram dúvidas sobre como será o atendimento caso algum atleta contraia Zika. A hipótese foi prontamente descartada pelo ministro. “A questão dos atletas é a cargo do Comitê Olímpico Internacional (COI). O COI contratou um serviço especial de saúde para a família olímpica. Os atletas têm baixíssimo risco, porque eles recebem um tratamento especial na cidade olímpica: roupas, repelentes, preservativos. Eles estão cobertos de uma atenção especial, então não vejo preocupação. As dúvidas foram todas respondidas e não houve questionamentos que nos gerassem maior preocupação”, explicou.

Por isso, Ricardo Barros disse que tem enviado cartas pessoais aos atletas que anunciaram que não virão aos Jogos por causa do Zika. “Nós temos pouquíssimos atletas que estão anunciando que pretendem não vir. Eu tenho mandado cartas pessoais a todos eles pedindo reconsideração e mostrando os dados. Todos querem que todos venham e é isso que nós estamos procurando fazer: transmitir tranquilidade para que todos estejam presentes. O apoio que recebemos do COI e da Organização Mundial de Saúde (OMS) nos anima a continuar no cumprimento de todas as obrigações assumidas”, completou.

Reforço
O efetivo do Ministério da Saúde para os Jogos terá reforço de 3.500 agentes que fazem prevenção ao Aedes aegypti e 2.500 funcionários se juntarão aos 15 mil que já estavam previstos na estrutura federal do Rio. “Isso nos permite dar absoluta tranquilidade a todos, de que os Jogos transcorrerão na mais alta segurança para todos que vierem participar. Para efeito da nossa infraestrutura é como se as Olimpíadas já estivessem acontecendo”, disse o ministro da Saúde.  

Ricardo Barros considerou a reunião de trabalho com os embaixadores como bastante satisfatória. “Há um reconhecimento de todos os países pela forma como o Brasil identificou o problema, anunciou. Foram os nossos cientistas que relacionaram o vírus com a microcefalia. O Brasil tem sido transparente e isso tem dado tranquilidade a todos”, afirmou.

Também participaram do evento o ministro interino da Justiça, José Levi; o ministro interino do Turismo, Alberto Alves; o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Fernando Avelino, e o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Marcos Abbott Bezerra Galvão. “Gostaria de frisar que nós estamos realizando reuniões semanais, com todos os representantes do governo federal, fazendo reuniões de controle no Rio com a presença do COI, do Comitê Organizador Rio 2016, da prefeitura, do governo do estado, e nós podemos afirmar que estamos muito avançados e seguros em todos os aspectos”, disse Fernando Avelino.

Dados
O Ministério da Saúde também divulgou que os casos de dengue, em 2016, apresentaram queda antecipada em relação aos anos anteriores. Historicamente, a redução no número de casos era observada a partir do mês de junho. Levantamento do ministério aponta que, desde o mês de março, o país apresenta tendência de redução, um comportamento diferente do habitual. Os números dos casos de dengue já apresentaram redução de 99,2% no comparativo entre fevereiro e maio deste ano.

O pico da doença também ocorreu antes do previsto, em fevereiro, com 106.210 casos registrados na última semana do mês. Em anos anteriores, a maior incidência de casos ocorria nos meses de abril ou maio. Já na última semana de maio, os números caíram para 779 casos da doença em todo o país.

Nas cidades onde haverá os jogos Olímpicos e Paralímpicos, o comportamento é semelhante ao nacional, com pico da doença entre fevereiro, março ou abril, e queda expressiva nos meses seguintes. O município do Rio de Janeiro, por exemplo, teve o maior registro de casos prováveis de dengue na última semana de fevereiro, com 2.420 casos. Nas semanas posteriores os dados caíram, chegando a 12 casos notificados na última semana de maio, o que representa uma redução de 99,5%.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar