Últimas Notícias

Com jovens atletas, COB apresenta o projeto Vivência Olímpica

Se para os 465 atletas do Time Brasil já classificados os Jogos Olímpicos Rio 2016 começam em pouco mais de duas semanas, para 20 jovens atletas a experiência olímpica teve início nesta quinta-feira, dia 21, com o lançamento do Projeto Vivência Olímpica Rio 2016. Em evento realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) apresentou os atletas selecionados, em conjunto com as Confederações Brasileiras Olímpicas, para participar da segunda edição do projeto. 

O Projeto Vivência Olímpica consiste em trazer para os Jogos Rio 2016 20 atletas com potencial de participação nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. O objetivo é antecipar a experiência olímpica desses atletas, assim como ocorreu em Londres 2012, quando o COB levou para a capital inglesa 16 atletas com chances de participação no Rio 2016. A rotina desses atletas incluirá acompanhamento dos treinos e das competições de sua modalidade, visita à Vila Olímpica e ao Espaço Time Brasil, entre outras atividades.

"O COB já está trabalhando há alguns anos na preparação da geração que vai competir nos Jogos Olímpicos de 2020. Com essa ação de levar atletas para vivenciarem o ambiente olímpico, pretendemos quebrar a ansiedade natural que antecede uma competição como esta", explicou Sebastian Pereira, gerente de Performance Esportiva do COB e líder do Projeto Vivência Olímpica Rio 2016. 

"Poucos países no mundo fazem uma ação como essa, e nosso objetivo é que eles sintam o clima de uma estreia olímpica quatro anos antes dos Jogos de Tóquio, ainda sem a responsabilidade e pressão por resultados. Assim, eles terão mais vontade de ir aos Jogos, com mais conhecimento de tudo o que cerca uma participação no maior evento esportivo do mundo. Queremos que esses atletas entendam desde cedo o que é o mundo olímpico", finalizou Sebastian. 

Beatriz Iasmin Soares Ferreira (boxe), Emily Rosa Figueiredo (levantamento de peso), Joílson de Brito Ramos Júnior (luta greco-romana), Maria Paula Mangabeira Heitmann (natação), Marcelo da Silva Costa Filho (tiro com arco) e Gabriel Bastos Pereira (vela) foram anunciados e estiveram presentes ao lançamento do projeto, na sede do COB. Andrea Santos de Oliveira (canoagem velocidade), Anderson Ezequiel de Souza Filho (ciclismo BMX), Gabriela Paczko Bozko Cecchini (esgrima), Ângelo Dias de Assumpção e Thaís Fidélis dos Santos (ginástica artística), Nathália Castelan Brigida e Rafael Godoy de Macedo (judô), Felipe Ribeiro de Souza (natação), Edival Marques Quirino Pontes (taekwondo), Manoel Messias dos Santos Júnior (triatlo) e Eduarda Santos Lisboa e Ana Patrícia Silva Ramos (vôlei de praia) também estão na relação dos participantes do Vivência Olímpica. Outros dois atletas do atletismo serão anunciados na próxima semana, após o término do Campeonato Mundial Sub-20, que acontece na Polônia. 


Para Emily Rosa Figueiredo essa é uma experiência única para a carreira. Antes de se decidir pelo levantamento de peso, há quatro anos, a atleta passou pela ginástica artística e saltos ornamentais. "Estou muito ansiosa para conhecer tudo e viver esse momento. Espero que seja uma ótima experiência e que eu consiga chegar em 2020 com uma cabeça melhor e mais preparada. Quero conhecer as competições de perto, mas só de poder participar do projeto já é uma realização enorme", afirmou Emily, que sonha em encontrar Daniele Hypolito na Vila Olímpica. "Sempre me espelhei nela como atleta, desde a época em que treinava ginástica artística", disse. 

Sua colega de Vivência Olímpica, a boxeadora Beatriz Iasmim Soares Ferreira, já respira um pouco mais do mundo olímpico quando começou, há um ano, a ajudar nos treinamentos da pugilista Adriana Araújo, que competirá no Rio 2016. "É muito bom participar desse projeto e também ajudar a Adriana. Espero que ela conquiste o ouro e quero pegar essa experiência para, nos próximos Jogos, ter o meu ouro. Fico muito feliz. É tudo muito novo e ainda quero aprender bastante, pegar um pouquinho de cada experiência e virar a meu favor para conquistar o pódio em 2020", visualizou.

A nadadora Maria Paula Mangabeira Heitmann divide a mesma opinião de Emily e Beatriz. "Vai ser uma oportunidade muito boa para poder conhecer todo o espaço, estar perto dos atletas olímpicos e ver como funciona o evento. É uma grande experiência chegar nos próximos Jogos Olímpicos já tendo uma ideia de como funciona o evento. Vou tentar pegar todas as experiências e aproveitar todo momento", explicou.

Para selecionar os atletas, o COB e as Confederações Brasileiras Olímpicas identificaram jovens com histórico de resultados nas categorias de base, em alguns casos já na categoria adulta, e com potencial de evolução até os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. O projeto é voltado apenas para atletas de modalidades individuais ou em dupla e que nunca tenham participado de Jogos Olímpicos.

No Rio de Janeiro os atletas serão divididos em dois grupos. A rotina incluirá treinamento, quando possível, ou acompanhamento dos treinos de sua modalidade, assistir às competições de sua modalidade, conhecer a Vila Olímpica, visitar o Espaço Time Brasil, as Bases de Treinamento do COB e a Casa Japão, entrar em contato com a imprensa. Enfim, tudo o que possa ser antecipado em termos de vivência em uma edição de Jogos Olímpicos. Atletas de judô e boxe também serão utilizados como sparrings dos atletas já classificados de suas modalidades.

Metade dos 16 atletas que participaram do Vivência Olímpica em Londres 2012 conquistaram vaga para os Jogos Rio 2016. São eles: Thiago Braz (atletismo), Isaquías Queiroz (canoagem), Rebeca Andrade (ginástica artística), Laís Nunes (lutas), Hugo Calderano (tênis de mesa), Bernardo Oliveira (tiro com arco), Felipe Wu (tiro esportivo) e Martine Grael (vela).


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar