Últimas Notícias

COB montará sete bases para a delegação do Brasil no Rio 2016

Foto: Divulgação

Faltando menos de um mês para os Jogos Olímpicos de 2016, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) começa a colocar em prática uma grande operação logística para oferecer as melhores condições aos atletas da delegação brasileira antes e durante a competição.

Além de cuidar de todos os detalhes da preparação esportiva, o COB proporcionará uma estrutura equivalente às grandes potências esportivas mundiais. Com o objetivo de dar tranquilidade e privacidade aos atletas e suas comissões técnicas, sete bases de apoio fora da Vila Olímpica serão montadas em diversas regiões da cidade do Rio de Janeiro, e até mesmo fora da capital do estado. O planejamento foi decidido conjuntamente com as Confederações Brasileiras Olímpicas. 

"O objetivo do COB é garantir as melhores condições de treinamento e preparação para os atletas do Time Brasil antes e durante os Jogos Olímpicos. Com as bases exclusivas traremos conforto e privacidade para eles, minimizando a preocupação com fatores externos. O esporte brasileiro está a cada dia mais profissional, e cabe ao COB oferecer o que há de melhor em termos de estrutura para nossos atletas competirem", afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB. 

A maior dessas estruturas está sendo montada no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), localizada no bairro da Urca, Zona Sul da cidade: boxe, handebol, lutas, taekwondo, tiro com arco, vela e vôlei de praia utilizarão as instalações antes e durante os Jogos. 

"A bem sucedida experiência do Crystal Palace, em Londres 2012, nos indicou que a base fora da Vila Olímpica é extremamente benéfica para a preparação final dos atletas. Na Urca, os atletas terão autonomia nos horários de treinamentos, maior privacidade, deslocamentos menores e alimentação balanceada. A base de treinamento terá ainda hospedagem, lavanderia, academia, serviços médicos, ciências do esportes, academia e uma área de convivência. Tudo isso para deixar o atleta o mais preparado possível para as competições", explicou o medalhista olímpico Bernard Rajzman, Chefe de Missão do Brasil no Rio 2016.

A primeira modalidade a entrar no CCFEx será o tiro com arco, no dia 18. No dia seguinte, chega o boxe. A vela e o vôlei de praia ficarão durante todo o período dos Jogos na base, em virtude da proximidade de seus locais de competição, enquanto as demais seguirão para a Vila Olímpica.

Na Urca também serão entregues todos os uniformes aos atletas do Time Brasil. Em parceria com a Nike, o COB montou estrutura para entrega e ajustes das roupas. A ideia é fazer deste momento uma experiência marcante para os atletas, motivando-os para os Jogos Olímpicos.

A Escola Naval, no Aterro do Flamengo, estará disponível para treinamentos do nado sincronizado, polo aquático e tiro esportivo.

Para facilitar o deslocamento das modalidades que competem na Zona Sul da cidade, o COB reservou quartos no Hotel Sesc Copacabana. Canoagem velocidade, ciclismo estrada, maratonas aquáticas, remo e triatlo ficarão hospedados no local. 

"Todos os atletas que ficarem fora da Vila terão a oportunidade de dormir ao menos uma noite lá. Assim, o COB garante para todos a experiência única de vivenciar o clima de uma Vila Olímpica e a oportunidade de conviver com os demais atletas do Time Brasil e do mundo", destacou Bernard Rajzman, que também é o único brasileiro membro do Comitê Olímpico Internacional.

Para as seleções de vôlei, assim como ocorreu em Londres 2012 e no Pan de Toronto 2015, uma quadra exclusiva será oferecida. O local escolhido foi o colégio CEC (Centro de Educação e Cultura), que fica a apenas 15 minutos da Vila Olímpica. Assim, os times de Bernardinho e José Roberto Guimarães poderão treinar nos horários que julgarem mais adequados, sem depender da concorrência com outros países nos locais oficiais de treinamento. O acerto com o CEC repete a bem sucedida experiência do COB e da Confederação Brasileira de Vôlei em Londres 2012, quando as equipes utilizaram as instalações do St Paul´s Way Trust School, e em Toronto 2015, com a George Brown College, que serviu de base para os treinos das duas Seleções. Outro colégio, o QI, que fica no Riocentro, ao lado da Vila Olímpica, atenderá a equipe de esgrima. Os dois locais terão base de treinamento, fisioterapia, videoanálise e força e condicionamento.

Em Deodoro, o COB montará uma área de descanso, com espaço para fisioterapia, convivência e alimentação para a canoagem slalom, pentatlo moderno, hipismo, ciclismo BMX e mountain bike, rúgbi, hóquei sobre grama e basquete feminino. 

A logística do Time Brasil inclui ainda uma base na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro. A equipe brasileira de judô terá total privacidade e estrutura completa no Hotel Porto Real, na cidade de Mangaratiba, a cerca de 100km da capital fluminense. Assim, será repetida a também bem sucedida logística dos Jogos de Londres 2012, quando a modalidade ficou em Sheffield e somente dois dias antes de suas competições os atletas entravam na Vila Olímpica. Em Mangaratiba, o judô terá à disposição base de treinamento, hospedagem, alimentação, atendimento médico, serviços de performance e sala de força e condicionamento.

O COB também prepara um local para celebrar as conquistas dos atletas brasileiros. O Espaço Time Brasil será o ponto de encontro dos atletas brasileiros e funcionará de 4 a 22 de agosto, no Shopping Via Parque, a poucos quilômetros da Vila Olímpica. No local será montada uma estrutura temporária de 2000m², que receberá familiares e convidados, com estimativa de público diário de 550 pessoas. A programação prevê ações de entretenimento, ativações de patrocinadores, coletivas de imprensa e será o local oficial da celebração dos resultados do Brasil nos Jogos Olímpicos. 

A fim de priorizar a concentração de todos os atletas do Time Brasil, o COB definiu que a entrada de convidados na Vila Olímpica será restrita apenas a profissionais de equipes multidisciplinares ou alguém que faça um trabalho ligado à performance do atleta. "Os familiares e amigos poderão se encontrar com os atletas em um local privativo bem próximo à Vila, onde somente essas pessoas terão acesso. Lá, o COB proporcionará o ambiente ideal para o relacionamento dos atletas com as pessoas importantes em suas vidas. A ideia principal é passar tranquilidade aos atletas de que seus familiares e amigos estarão amparados para ter acesso a ingressos, e orientação para chegarem às competições", explicou Bernard Rajzman, medalhista olímpico em Los Angeles 84.

Além de preparar as estruturas de apoio do Time Brasil e a logística que será dada a delegação brasileira, a base do trabalho do COB no período que falta para os Jogos é no detalhamento da preparação física e técnica dos atletas e equipes brasileiros, Ciências do Esporte e prevenção de lesões. "Estamos trabalhando em todos os detalhes para atender a equipe brasileira da melhor forma possível. Todos os esforços do COB estão voltados para proporcionar as melhores condições aos atletas do Time Brasil", ressaltou o diretor executivo de Esportes do COB, Marcus Vinicius Freire. 


Para alcançar a meta de ser Top 10 no quadro geral de medalhas dos Jogos do Rio, o COB elaborou em 2009 um Mapa Estratégico que tem por objetivo nortear a execução de sua missão de tornar e manter o Brasil uma potência olímpica. A partir daí, a entidade estabeleceu estratégias de investimentos fundamentadas em projetos de médio e longo prazo visando ao aprimoramento e desenvolvimento de cada modalidade, disciplina ou atleta com potencial de resultado. 

Durante todo este período de execução das ações do Mapa Estratégico, a meta de alcançar o Top 10, independentemente do número de medalhas, não foi alterada. "O COB adotou uma meta ousada e está trabalhando para atingi-la. Este foi o melhor ciclo olímpico do esporte brasileiro em termos de resultados em Campeonatos Mundiais ou competições equivalentes. Isso não é garantia de medalhas nos Jogos Olímpicos, mas mostra que estamos no caminho certo", completou Marcus Vinícius.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar