Últimas Notícias

Câmeras térmicas tentarão flagrar motores no Tour de France

Foto: Reuters

Câmeras térmicas vão ser utilizadas no Tour de France para combater a fraude tecnológica nas biciclietas, anunciou o secretário de esporte da França, Thierry Braillard.

Essas câmeras térmicas permitem detectar motores instalados nas bicicletas e foram desenvolvidas pela Comissão de Energia Atômica, a pedido do Governo francês.

"É muito importante detectar a trapaça", disse o presidente da União Ciclística Internacional (UCI), Brian Cookson, presente em Paris juntamente com Braillard, com o ministro francês da Investigação e do Ensino Superior, Thierry Mandon, e com o diretor do Tour, Christian Prudhomme.

Esta tecnologia foi utilizada de forma experimental nos campeonatos francês no último final de semana, revelou o presidente da Federação Francesa de Ciclismo, David Lappartient. 

"Os testes foram conclusivos. Até um motor desligado poderia ter sido detectado", acrescentou.

O tipo de câmera a ser utilizada entre os dias 2 e 24 de julho no Tour poderá ser operada a partir de uma moto ou na beira da estrada e o seu uso será feito em conjunto com o método de ressonância magnética, já utilizado nas largadas e nas chegadas.

Braillard ainda sublinhou que o Governo francês está a preparar uma legislação para tornar a fraude tecnológica ofensa criminal.

O primeiro caso comprovado de utilização de um motor em bicicletas foi detectado em janeiro deste ano, na bicicleta da belga Femke Van den Driessche nos Mundiais de Cyclocross. A ciclista, de 19 anos, foi suspensa por seis anos e multada em 20.000 francos suíços (cerca de 18.800 euros).

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar