Últimas Notícias

Brasil terá 278 atletas nos Jogos Paralímpicos de 2016

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou, na terça-feira (19.7), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, a delegação completa para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, que começam daqui a 50 dias. Ao todo, 278 atletas (181 homens e 97 mulheres) competirão no Rio de Janeiro entre os dias 7 e 18 de setembro. Esse número representa a maior delegação brasileira da história em Paralimpíadas.

O estado com o maior número de representantes é São Paulo, com 75 atletas. Ele é seguido pelo Rio de Janeiro, com 33; e pelo Paraná, que enviará 20 representantes à Cidade Maravilhosa. São Paulo e Rio de Janeiro dão ao Sudeste a maioria dos convocados: 128. Todas as regiões estarão representadas: Norte (17), Nordeste (53), Centro-Oeste (39) e Sul (41).

O grupo selecionado pela direção técnica do CPB tem diversas conquistas no currículo. Grandes medalhistas paralímpicos como Daniel Dias, Clodoaldo Silva, Andre Brasil (natação), Terezinha Guilhermina e Yohansson do Nascimento (atletismo) estão na lista. Ao todo, são 44 atletas de 11 modalidades distintas que já subiram ao pódio em Paralimpíadas e tentarão repetir a conquista no Rio de Janeiro.

“Essa paralimpíada já começou especial porque pela primeira vez nós estamos tendo um evento para anunciar a convocação. Isso é muito gratificante e motiva ainda mais cada atleta que está aqui”, disse o nadador Daniel Dias, que competirá em seis provas individuais e ainda pode integrar a equipe do revezamento.

Sobre as disputas, ele garante que mesmo sendo o principal atleta brasileiro da natação paralímpica e já tendo tantas medalhas na bagagem, haverá um sabor especial no Rio 2016 por toda a atmosfera de nadar em casa. “É melhor que todos os adversários se preocupem com essa equipe da natação. Nós estaremos na nossa casa e prontos para vencer”, avisou o sempre sorridente nadador.

A convocação oficial foi feita pelo presidente do CPB e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), Andrew Parsons. Ele deu as boas-vindas aos atletas, ao público em geral e apresentou os novos embaixadores do Movimento Paralímpico: os atores Cleo Pires e Paulo Vilhena e o empresário José Victor Oliva.

Foto: CPB



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar