Últimas Notícias

Batalhão de Ações com Cães realiza treinamento para os Jogos de 2016 na Estação das Barcas

Foto: Governo do Rio

Mais um treinamento com foco nas Olimpíadas foi realizado pelo Batalhão de Ações com Cães (BAC), subordinado ao Comando de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Desta vez, a simulação ocorreu na Estação das Barcas (trajeto Rio-Niterói), localizada na Praça XV. A ação preventiva contou com um total de dez cães farejadores – cinco de explosivos e cinco de armas e drogas – e 15 policiais

O treino, que teve duração de três horas, simulou a entrada tática em uma embarcação, com reconhecimento de área e descoberta de explosivos, drogas e armas. Essa foi o quarto treinamento realizado nas barcas com foco nos Jogos Olímpicos.

"O simulado tem o objetivo de ambientar nossos cães. Todos foram certificados pela RAID (Unité de Recherche, Assistance, Intervention et Dissuasion), força de elite da Polícia Nacional Francesa, em visita recente ao Rio. Já realizamos uma série de simulados em trens, aeroportos, entre outros locais. Estamos prontos para atuar no grande evento internacional que se aproxima", disse o primeiro-tenente do BAC, Victor Martires.

Operação
O primeiro cão a participar do simulado foi Chefe, filho de Boss, um dos maiores destaques no faro de armas e drogas do BAC. Já aposentado, o animal da raça Labrador descobriu uma substância explosiva embaixo de um dos assentos da embarcação. A mesma dinâmica de treinamento ocorreu com os outros nove cães envolvidos na ação, entre eles aqueles preparados para o faro de drogas e armas.

Troca de experiências
Entre os simulados realizados destaca-se também o do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) com militares da Força de Operações Especiais da Marinha Americana (SEALs), no mês de abril. Ao todo, cerca de 30 homens estiveram no treinamento. O objetivo do exercício conduzido pelos agentes brasileiros na concessionária foi promover a troca de conhecimentos e técnicas antiterror em ambientes confinados.

No início deste mês, policiais dos batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope), de Ações com Cães (BAC) e de Operações Especiais de Fuzileiros Navais participaram de simulação com tomada de refém na estação de trem do Engenho de Dentro. As forças especiais receberam o suporte técnico da força de elite da Polícia Nacional Francesa.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar