Últimas Notícias

Apresentadas as trilhas sonoras das cerimônias de pódio dos Jogos Rio 2016

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, haverá três formatos diferentes para as cerimônias de pódio. Serão respeitadas as características de cada esporte na execução da música e nos trajes, que podem seguir o estilo tradicional, popular ou descolado.

Esse era um sonho antigo da americana Christy Nicolay, diretora de apresentações esportivas do Comitê Rio 2016, que cuidou das cerimônias de pódio de oito das últimas nove edições de Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Christy explica que é responsável por “tudo o que se vê nos locais de competição, fora a própria competição”: os apresentadores em francês, inglês e português; vídeo do esporte, com música própria para a contagem regressiva antes de cada competição; animadores que ficam nos campos de jogo; imagens captadas pelas câmeras e mostradas nos telões e também as cerimônias de premiação, com a entrega de medalhas. Tudo é produzido e executado pela equipe dela.

A variação nas cerimônias, segundo ela, está atrelada à diversidade da música brasileira. “Temos uma grande oportunidade. E eu sempre quis fazer isso, porque os esportes Olímpicos são bem diferentes entre si”, diz a diretora, que já havia trabalhado no país nos Jogos Pan e Para-Panamericanos Rio 2007.

Christy chama o primeiro estilo de música de "tradicional". Se encaixa na premiação de esportes que ela classifica como formais, casos do hipismo e da esgrima. O segundo é o "popular", para esportes mais difundidos, porém menos formais, como basquetebol ou voleibol. O terceiro estilo, “cool ou descolado”, tem um toque do funk brasileiro e estará, por exemplo, nas cerimônias de ciclismo BMX e vôlei de praia.

Acompanhando as músicas, também as roupas variam. “Temos trajes mais formais, com blazers, para os esportes tradicionais. Semelhantes, mas um pouco mais descontraídos, são os modelos para os esportes populares. No caso dos descolados, é uma vestimenta ainda mais informal, com mangas enroladas, por exemplo. Nada de blazers.”

Abaixo seguem as três trilhas:





Foto: Getty Images



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar