Últimas Notícias

Vila Olímpica é entregue para o Rio 2016

Foto: Brasil 2016

A Vila dos Atletas foi entregue na quarta-feira (15.06) ao Comitê Rio 2016. Localizado na região oeste da cidade, próximo ao Parque Olímpico, o empreendimento terá capacidade para receber 17.950 atletas e integrantes de equipe técnica durante os Jogos, em 3604 apartamentos.

"Talvez este seja o equipamento que mais sintetize o espírito olímpico. O resumo do que é o mundo se encontrará aqui. Mas o resumo de um mundo que a gente desejaria. São todos os credos, todas as raças, todas as nações e as pessoas vivendo em harmonia e paz", disse o prefeito Eduardo Paes.

"Esta é definitivamente uma das vilas olímpicas mais bonitas que já vi. A vila é o coração dos Jogos. É daqui que a mensagem dos Jogos vai para os cariocas, para os brasileiros e para o mundo. Os atletas vão enfrentar uma das competições mais difíceis da vida deles e, ao mesmo tempo, vão conviver em paz e aqui, vão celebrar juntos e vão mandar uma mensagem de paz e respeito a todo o mundo", afirmou o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.

São 31 edifícios, e todos eles têm unidades adaptadas para pessoas com deficiência ou pouca mobilidade. As portas são mais largas, os chuveiros são mais altos, os corredores mais amplos e os elevadores têm espaço para duas cadeiras de rodas ao mesmo tempo.

A vila foi incluída na Parceria Público Privada que viabilizou grande parte do Parque Olímpico e, desta forma, não contou com aporte de verba pública.

"As Olimpíadas servirão de inspiração e de modelo, mostrando que as parcerias público-privadas podem dar certo e podem ajudar o Brasil a recuperar, frente à comunidade internacional, a credibilidade e a sua confiança, fundamentais para a recuperação do país", destacou o ministro do Esporte, Leonardo Picciani.

Cerca de 18 mil pessoas trabalharam na construção. Foram usados 430 mil metros cúbicos de concreto, equivalente a 215 piscinas olímpicas, e 43 mil toneladas de aço. A infraestrutura inclui ainda 360km de tubulações (água, esgoto e gás), 7,5 km de fios e cabos e 3,8km de ciclovias.

Foto: Brasil 2016

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar