Últimas Notícias

Pré-Olímpico Mundial Masculino de Vôlei 2016 - Encerramento

Canadá comemora vitória sobre a China - FIVB/Divulgação

Está tudo definido: Canadá se junta a França, Irã e Polônia e pega o último trem rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016 no vôlei masculino. A vaga chegou após a definição do duelo entre Austrália e Polônia: os australianos só precisavam de uma vitória simples sobre a Polônia, mas acabaram levando um 3x0 doído, que tirou as chances do país voltar aos Jogos Olímpicos.

Irã x Venezuela

Foi um jogo para fechar tabela: a Venezuela jogava buscando apenas uma vitória, enquanto os iranianos apenas curtiam a vaga olímpica conquistada no sábado.

O Irã iniciou melhor o jogo, abrindo com 25/23. Os venezuelanos conseguiram a virada em dois sets puxados, 29/27 e 25/21. Em busca do título simbólico, os iranianos voltaram à frente do placar no set seguinte e no desempate: 25/18 e 15/8, fechando o jogo em 3x2 e a competição com 6 vitórias e apenas uma derrota para a França; já a Venezuela apresentou a pior campanha, sem vencer nenhum jogo, com apenas o ponto conquistado no jogo deste domingo.

Mirzajanpour, do Irã, foi o melhor pontuador, com 24 pontos. Do lado venezuelano, o melhor foi Wilner Rivas, com 21 pontos.

Canadá x China

O jogo tinha o plus de ser confronto direto pela possibilidade de ir para os Jogos Olímpicos, ainda dependendo do time da Austrália.

No primeiro set, o Canadá veio avassalador, com a dupla John Perrin e Gavin Schmitt funcionando muito bem e ajudando a fazer sua seleção ficar 9 pontos à frente da China na parcial: 25/16. No segundo set, a China entrou ligada, começou o jogo na frente e sem dar espaços, manteve a vantagem até o final, vencendo por 25/20.

No terceiro set, o Canadá teve o set-point na mão para voltar à frente no placar. Mas com três pontos seguidos vindos da dupla Daoshuai Ji e Zhi Yuan, os chineses viraram o placar do set e do jogo: 26/24, 2 a 1 para a China.

A China se defendeu bem durante o início do quarto set e conseguia equilibrar o duelo contra o Canadá; até chegar a metade da parcial, quando os canadenses conseguiram dar um jeito de furar a defesa chinesa. Encontrando espaços, o time foi construindo sua vantagem de cinco pontos que levou o jogo ao tie-break: 25/20.

O time canadense voltou melhor para o set-desempate, e chegando a uma vantagem de seis pontos, deixou a China com chances pequenas de se recuperar na parcial. E foi isso: 15/9 para os canadenses, 3x2 no jogo. Agora, o time teria de torcer para a Polônia e carimbar a vaga ao Rio 2016.

Nas estatísticas, mais uma vez John Perrin foi o melhor pontuador em quadra, com 27 pontos. Yuan Zhi foi principal pontuador da China, com 21 pontos.

Austrália x Polônia

Com a vitória do Canadá mais cedo, os australianos entraram um pouco mais pressionados: não podiam perder dois sets, ou a eliminação aconteceria mesmo com uma vitória. Contra o time reserva da Polônia, era possível que os australianos pudessem classificar para a Olimpíada.

No início do primeiro set, os australianos abriram com vantagem, mas insuficiente: o resultado foi a Polônia que se recuperou no jogo e conseguiu virar o placar da parcial e se segurou na frente até o final, fechando em 25/21.

No segundo set veio o desastre: errando bastante e sem conseguir segurar os ataques do time reserva polonês, a Austrália se deixou levar vários pontos, sem mostrar nenhuma reação. Aproveitando o momento, a Polônia venceu o set por 25/15, 10 pontos.

A Austrália já havia perdido a chance de chegar ao Rio, mas ainda tentou se recuperar no jogo, chegando na parte final do 3º set com vantagem. Mas Roberts não conseguiu explorar o paredão polonês da melhor forma, e o time europeu fechou o jogo em 3 a 0, com a parcial em 27/25. A Polônia ficava com o primeiro lugar no Pré-Olímpico, enquanto os australianos voltavam para casa.

O polonês Dawid Konarski foi o melhor pontuador do jogo, com 18 pontos; Nathan Roberts foi o melhor da Austrália, com 12 pontos.

França x Japão

Jogo para encerrar a competição e também fechar a tabela. Os japoneses queriam uma vitória para encerrar a participação ruim do time no Pré-Olímpico, enquanto franceses estavam apenas curtindo a classificação para o Rio 2016, jogando com seu time reserva.

O Japão começou superior, conseguindo uma boa sequência de pontos no 1º set. 25/18 para os asiáticos na primeira parcial. No segundo set, o roteiro quase se repetiu, com os franceses ainda tentando o empate no final do set, mas os japoneses voltaram à frente e fecharam em 25/23.

A França voltou melhor no 3º set e chegou a manter uma distância de três pontos por parte do jogo; os japoneses viraram após o segundo tempo técnico e mesmo com a França conseguindo o empate no finalzinho, dois bons ataques deram números ao jogo e ao pré-Olímpico: 3x0 para o Japão, 25/23 nesta parcial.

Rossard Thibault foi o nome ofensivo da França, o único do time que passou dos 10 pontos: fez 22. Já Masahiro Yanagida foi responsável por 14 pontos, sendo o mais eficiente do time japonês.

Classificação final
1 - Polônia - 6 v, 15 pts, 19 sv, 9 sp
2 - Irã - 6 v, 15 pts, 18 sv, 11 sp
3 - França - 5 v, 15 pts, 17 sv, 10 sp
4 - Canadá - 4 v, 12 pts, 16 sv, 14 sp

5 - Austrália - 3 v, 10 pts, 12 sv, 14 sp
6 - China - 2 v, 9 pts, 14 sv, 15 sp
7 - Japão - 2 v, 6 pts, 8 sv, 16 sp
8 - Venezuela - 0 v, 0 pts, 6 sv, 21 sp

Melhores do campeonato:
Melhor oposto: Gavin Schmitt (CAN)
Melhores ponteiros: Antonin Rouzier (FRA) e Yuki Ishikawa (JPN)
Melhores meio-de-rede: Nicolas Le Goff (FRA) e Mohammed Mousavi (IRI)
Melhor levantador: Saeid Marouflakrani (IRI)
Melhor líbero: Luke Perry
Melhor pontuador geral: John Perrin (CAN), ponteiro, 122 pontos


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar