Últimas Notícias

Pira olímpica do Rio 2016 ficará na Orla Conde



O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou que além da pira olímpica que será acesa no Maracanã no dia 5 de agosto, existirá outra pira localizada nas imediações da Igreja da Candelária no Centro do Rio de Janeiro.  Ela ficará na Orla Conde, um dos símbolos da revitalização da Zona Portuária, reurbanizada após a demolição do viaduto da perimetral em 2014.

Em entrevista, Eduardo Paes afirmou que não conhece muitos detalhes da pira: "Se eu soubesse, acabaria vazando a notícia" brincou o prefeito.

A área reservada para a pira está cercada de tapumes, mas a estrutura só deverá ser montada no fim de julho, para manter o suspense. O trecho da orla Conde onde ficará a pira ainda está em obras e será o último a ser entregue.

A dúvida é de que forma a Pira olímpica deverá ser acesa, de forma manual ou eletrônica. Mas o que já se sabe é que a pira olímpica na Candelária vai arder logo após o fim da cerimônia de abertura dos Jogos, quando a pira do Maracanã for apagada. A última vez que uma cidade teve duas piras olímpicas foi em 1976, em Montreal.

No trecho da Praça Mauá, a Orla Conde contará também com um live site, de onde o público poderá assistir às competições ao vivo em telões. A ideia é que moradores e turistas possam acompanhar as partidas e, ao mesmo tempo, usufruir áreas revitalizadas pelo Porto Maravilha, incluindo a nova Rodrigues Alves, já quase totalmente reurbanizada.

Em peregrinação pelo país, o fogo olímpico chega ao Rio no dia 3 de agosto para o revezamento da tocha. De mão em mão, a chama percorrerá as instalações para os Jogos, partindo da Vila Olímpica. De lá, segue para pontos como Riocentro, campo de golfe, Lagoa, Forte de Copacabana, arena de vôlei (Avenida Atlântica), Marina da Glória, Sambódromo, Maracanã, Engenhão e Deodoro. No dia seguinte, irá para a Baixada Fluminense. Em 5 de agosto, dia da abertura dos Jogos, a chama voltará a circular pela cidade até chegar ao Maracanã.

Fonte: O Globo

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar