Últimas Notícias

Parada das Nações: República da Moldávia


Sigla: MDA
Medalhas na história: Goldmedal.png 0 | Silvermedal.png 2 | Bronzemedal.png 5 | Total: 7
Em Londres 2012... Goldmedal.png 0 | Silvermedal.png 0 | Bronzemedal.png 2 | Total: 2

A Moldávia, localizada no leste europeu, começou a disputar os Jogos de forma independente em Atlanta 1996, depois de ter feito parte de Rússia, Romênia, União Soviética e Equipe Unificada. Apesar de ter conquistado sete medalhas olímpica desde então, o país nunca obteve um ouro.

A maior delegação da Moldávia foi justamente a da estreia, com 40 atletas. Para Londres 2012 o país enviou 20 competidores.

Esporte forte:

 Levantamento de Peso: O halterofilismo foi responsável pelas duas medalhas moldávias em Londres 2012. Anatolie Ciricu (94kg masculino) e Cristina Iovu (53g feminino) ficaram com o bronze na última edição olímpica.

Aaron Cook trocou de nacionalidade para disputar as Olimpíadas

Destaques:

Aaron Cook (Taekwondo): O atleta, que competiu pela Grã Bretanha até 2012, teve problemas com a Federação Britânica após ser preterido na disputa pela vaga olímpica de Londres 2012. Em abril de 2015 Cook passou a defender a Moldávia. No mês seguinte ele conquistou o bronze no Mundial, após ser derrotado na semifinal pelo britânico Damon Sansum. Aaron Cook fechou o ranking olímpico na segunda posição e é cotado para brigar por pódio no Rio.

Serghei Tarnovschi (Canoagem sprint): Outro atleta que não é moldávio de nascimento (ele é ucraniano), Tarnovschi foi prata na categoria C-1 500m no Mundial de 2015. Aos 24 anos ele representará a Moldávia no Rio.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar