Últimas Notícias

Meu Momento Olímpico - Luís Araújo


"Bom, momento marcante em Olimpíadas não falta para mim. Minhas primeiras lembranças são de Atlanta-1996, principalmente da final brasileira no vôlei de praia feminino. É um acontecimento que dou muito mais valor hoje do que na época, quando não entendi direto o tamanho exato da coisa. Teve também a derrota da seleção brasileira masculina para a Nigéria, com aquele gol inesquecível do Kanu.

Muita coisa passou depois disso, evidentemente. Sinto-me um privilegiado por ter visto Michael Phelps e Usain Bolt escreverem capítulos importantes na história olímpica. Mas não tem jeito. O meu esporte favorito é o basquete, e não consigo deixar de apontar um acontecimento que acabou influenciando muita coisa relacionada à minha maneira de encarar as coisas em uma modalidade que tanto gosto. Trata-se da medalha de ouro da Argentina no basquete masculino em Atenas-2004.

É verdade que esse mesmo time já tinha sido vice-campeão do mundo dois anos antes, mas lembro que na época eu não sabia disso. E muito mais marcante do que a vitória na final sobre a Itália foi o triunfo na semifinal diante dos Estados Unidos. Apesar das presenças de Tim Duncan, Allen Iverson e muitos outros caras bem relevantes na NBA na época, o time norte-americano já tinha sido derrotado duas vezes no meio do caminho. Foram as primeiras duas derrotas deles desde que os jogadores da NBA passaram a ser aceitos nos Jogos. Ainda assim, aquele resultado na semifinal me marcou demais.

Até então, não conseguia imaginar que os EUA seriam capazes de perder um jogo sério. Perderam. E aquilo me fez ficar apaixonado pelo basquete argentino. Por aquele time em especial, na verdade. Por aqueles caras. Que se recusavam a entrar em quadra derrotados e que conseguiam reunir forças para encarar qualquer um que fosse. Até hoje eu vejo jogadores como Manu Ginóbili, Luis Scola e Andrés Nocioni em ação e não consigo não torcer para eles. São muito bons tecnicamente, sim, mas o que me conquistou mesmo foi essa característica que todos eles têm de deixar tudo dentro de quadra em nome da vitória. E isso começou nas Olimpíadas de Atenas. Essa seleção argentina vai sempre ser uma das minhas equipes favoritas na história do basquete."

Luís Araújo, Jornalista e dono do site Triple-double.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar