Últimas Notícias

Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem é suspenso preventivamente pela WADA



Faltando 42 dias para o início dos Jogos, a WADA, Agência Mundial Antidoping, suspendeu preventivamente a LBCD, laboratório brasileiro de controle de dopagem, devido a uma não-conformidade com o Padrão Internacional para Laboratórios (ISL).

A suspensão de seis meses está em vigor desde a quarta-feira (22) quando o LBCD foi notificado, e proíbe o laboratório brasileiro de conduzir qualquer análise antidopagem de urina ou sangue nas amostras dos atletas. O motivo da punição, de acordo com a Agência Reuters, seriam resultados falsos positivos em decorrência de erros técnicos. Ele acontece quando a amostra A do exame de um atleta dá positivo, e a B, negativo. Algo considerado grave.  

O LBCD tem até 21 dias para recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS). Responsável pelo laboratório, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) emitiu nota dizendo que espera voltar às atividades normais em julho, após visita técnica da WADA. disse que nos últimos meses o laboratório foi aprovado pelos testes-cegos realizados pela agência e que realizou com sucesso cerca de duas mil análises. 

O Comitê Rio 2016 diz que mantém o compromisso de Jogos limpos e aguarda as instruções da Wada. A Agência mundial antidoping também em comunicado assinado por o diretor-geral da entidade, Olivier Niggli no seu site oficial, disse que “Enquanto o LBCD estiver suspenso, a WADA vai trabalhar de perto com o laboratório brasileiro para resolver a questão identificada”

Responsável pela política de controle de dopagem no país, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) emitiu nota afirmando que tem a forte expectativa de que a instituição tomará todas as providências necessárias para que a suspensão seja revista o mais breve possível.

Caso a suspensão do LBCD não seja revogada, os testes terão que ser mandados para um laboratório credenciado em outro país. Dessa forma, os resultados podem demorar até cinco dias, em vez de 24h, como estaria previsto caso fossem feitos no Rio. Em 2013, quando era chamado de Ladetec, ele foi suspenso pela WADA. Os exames da Copa do Mundo de 2014 foram feitos na Suíça. Após uma construção de um novo prédio na UFRJ, inaugurado em Maio deste ano, a WADA recredenciou o laboratório, que contratou diversos pesquisadores. A previsão era que nos Jogos, o LBCD fizesse 6 mil exames antidoping, funcionando 24 horas por dia.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar