Últimas Notícias

IWF retira 11 vagas olímpicas por doping e ameaça suspender Rússia, Belarus e Cazaquistão


O primeiro dia de reuniões do Comitê Executivo da Federação Internacional de Halterofilismo (IWF), na cidade giorgiana de Tbilisi, rendeu pautas importantes para a participação olímpica de países flagrados com doping no esporte durante o ciclo e nos retestes das amostras dos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012.

Em caráter imediato, a IWF retirou 11 vagas olímpicas de países que produziram múltiplos casos positivos de doping durante o período de qualificação para os Jogos Rio 2016. No final de 2015 a entidade já havia retirado uma vaga masculina da Romênia e uma feminina do Uzbequistão. Abaixo segue a lista de países que perderam vagas esta semana:

- Azerbaijão: 1 masculina e 1 feminina
- Belarus: 1 masculina
- Cazaquistão: 1 masculina e 1 feminina
- Moldávia: 2 masculinas
- Coreia do Norte: 1 masculina e 1 feminina
- Rússia: 1 masculina e 1 feminina

Além disso, a IWF definiu que federações nacionais que tiverem confirmadas três ou mais violações de regras antidoping combinadas no processo de reanálise de amostras dos Jogos de 2008 e 2012 receberão suspensões de 1 ano. Os três países que se enquadram atualmente nesse cenário são Rússia, Belarus e Cazaquistão.

O documento divulgado pela entidade não citou quando começam a valer as possíveis suspensões, mas o site Inside the Games apurou que, caso suspensos, os países ficarão de fora dos Jogos Rio 2016. A IWF, entretanto, não revelou a data em que será tomada a decisão final sobre as suspensões.

Foto: Divulgação IWF

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar