Últimas Notícias

IAAF mantém suspensão da Rússia e país deve ficar de fora dos Jogos Rio 2016 no Atletismo

Foto: USA Today

Em reunião na cidade austríaca de Viena, nesta sexta-feira, a Federação Internacional de Atletismo optou por manter a suspensão russa das competições internacionais, o que inclui os Jogos Olímpicos.

A primeira punição russa ocorreu em novembro de 2015, por conta da constatação de um sistema interno que visava encobrir o doping no país. Em março de 2016 a IAAF optou por estender a suspensão até junho. Nesta sexta os russos receberam nova resposta negativa, com base em uma força-tarefa que identificou que a Rússia segue com problemas relacionados a doping.

O Ministro dos Esportes da Rússia, Vitaly Mutko, emitiu uma nota oficial dizendo que está extremamente desapontado com a manutenção da suspensão e que a IAAF está destruindo sonhos de atletas limpos. 

A Rússia deve apelar da decisão ao COI. Segundo Mutko, o país fez tudo o que foi possível desde a primeira suspensão para readquirir a confiança da comunidade internacional, remontando as instituições antidoping do país com a liderança de especialistas respeitados internacionalmente.

Agora a decisão final fica nas mãos do Comitê Olímpico Internacional, que se reunirá no dia 21 de junho para avaliar se atletas russos "comprovadamente limpos" poderão disputar as Olimpíadas e, em caso positivo, sob qual bandeira.

Caso os atletas sejam liberados, os índices olímpico ainda poderão ser obtidos até a data limite imposta pela IAAF, que é dia 11 de julho.

Mais informações podem surgir nas próximas horas.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar