Foto: Embratur |
Quase todos os ingressos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio
2016 colocados à venda no Japão já foram vendidos. O interesse dos
japoneses pelos Jogos Olímpicos e pela isenção de visto de entrada a
cidadãos do país asiático (de 1º de junho a 18 de setembro) tem levado
os técnicos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) a fazer
projeções ainda mais otimistas sobre a presença de turistas do Japão no
Brasil no período dos Jogos. Tóquio será a sede da edição de 2020 dos
megaeventos.
Conforme a Organização Mundial do Turismo, a facilidade da isenção
aos mercados de forte tradição olímpica (Japão, Estados Unidos, Canadá e
Austrália) pode gerar um aumento de até 20% no fluxo entre os destinos.
Isto representa um acréscimo de cerca de 75 mil turistas
internacionais, e uma injeção estimada de US$ 80 milhões na economia
brasileira.
A Embratur desenvolveu neste mês uma ação de divulgação da isenção do
visto (aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência da
República em 2015) no Japão, em parceria com a Embaixada do Brasil em
Tóquio e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). “Foi uma
excelente oportunidade para esclarecer eventuais dúvidas ao trade
turístico japonês, um mercado promissor que, em 2015, destinou mais de
70 mil turistas ao Brasil. É um número representativo, mas que podemos
potencializar por meio da divulgação dos Jogos no Rio, e também de
outros destinos brasileiros”, disse o presidente substituto da Embratur,
José Antônio Parente.
Durante a ação promovida pela Embratur, a equipe do instituto
concedeu entrevistas à imprensa japonesa, na Embaixada do Brasil em
Tóquio, no último dia 20, para tirar dúvidas e responder questões sobre
os Jogos de 2016.
“A Embratur está com uma forte campanha direcionada aos turistas
contemplados com a isenção de visto durante os Jogos Olímpicos”, disse o
coordenador da Diretoria de Inteligência e Promoção Turística, Bruno
Reis. Segundo ele, estão sendo realizadas estratégias de mídias sociais,
revista de bordo com companhias aéreas e mídia em aeroportos.
A publicação especializada Travel Vision, ao divulgar o tema em 22 de
maio, destacou: “Neste programa, os japoneses que entrarem no País como
turistas durante o período de isenção podem ficar no Brasil sem visto, a
partir da data de entrada, por até 90 dias”. Já o Wing Travel
enfatizou, em sua rede social no dia 23, que com a medida de isenção de
visto, “2016 é o ano do povo japonês visitar o Brasil”.
Mercado japonês
Segundo dados do Anuário Estatístico de Turismo 2016 do Ministério do
Turismo, no ano de 2015 o total de turistas japoneses que estiveram no
Brasil foi de 70.102. Em 2014, o principal motivo da viagem foi “lazer”,
com 40,4%, seguido do segmento “negócios, eventos e convenções”, com
39,1%, conforme apontou Estudo de Demanda Turística Internacional –
2011-2014. Os principais destinos visitados a lazer foram: Foz do Iguaçu
(55,2%), seguido pelo Rio de Janeiro (47,4%) e São Paulo (44,1%).
O gasto aproximado per capta (dia no Brasil) desse visitante foi de
US$ 96,17 (cerca de R$ 350, na cotação atual). Já a permanência média no
país foi de 18,9 dias. Em relação à composição de grupo turístico, o
mesmo estudo destacou que, em sua maioria (49,50%), o turista japonês
tem o costume de visitar o Brasil sozinho. Apenas 11,9% são casais e
9,3% famílias. Os alojamentos mais procurados são hotéis, flats e
pousadas (64,6%).
No Japão, as próprias agências de viagem definem o formato dos
pacotes internacionais em catálogos. Para os Jogos Olímpicos Rio 2016,
três empresas estão responsáveis pelas vendas de pacotes: KNT, JTB e Top
Tour. Em relação a ingressos avulsos, o site Ticket PIA, que vende
ingressos online para algumas modalidades, já fechou seu terceiro lote
e, em junho, venderá o quarto lote. As modalidades ofertadas são:
atletismo (esgotado), badminton (esgotado), esgrima (vendas até dia
31/5), golfe (esgotado), judô (esgotado), tênis de mesa (esgotado) e
luta greco-romana (esgotado).
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