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Embratur projeta "invasão" de turistas japoneses durante os Jogos de 2016

Foto: Embratur

Quase todos os ingressos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 colocados à venda no Japão já foram vendidos. O interesse dos japoneses pelos Jogos Olímpicos e pela isenção de visto de entrada a cidadãos do país asiático (de 1º de junho a 18 de setembro) tem levado os técnicos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) a fazer projeções ainda mais otimistas sobre a presença de turistas do Japão no Brasil no período dos Jogos. Tóquio será a sede da edição de 2020 dos megaeventos.

Conforme a Organização Mundial do Turismo, a facilidade da isenção aos mercados de forte tradição olímpica (Japão, Estados Unidos, Canadá e Austrália) pode gerar um aumento de até 20% no fluxo entre os destinos. Isto representa um acréscimo de cerca de 75 mil turistas internacionais, e uma injeção estimada de US$ 80 milhões na economia brasileira.

A Embratur desenvolveu neste mês uma ação de divulgação da isenção do visto (aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência da República em 2015) no Japão, em parceria com a Embaixada do Brasil em Tóquio e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).  “Foi uma excelente oportunidade para esclarecer eventuais dúvidas ao trade turístico japonês, um mercado promissor que, em 2015, destinou mais de 70 mil turistas ao Brasil. É um número representativo, mas que podemos potencializar por meio da divulgação dos Jogos no Rio, e também de outros destinos brasileiros”, disse o presidente substituto da Embratur, José Antônio Parente.

Durante a ação promovida pela Embratur, a equipe do instituto concedeu entrevistas à imprensa japonesa, na Embaixada do Brasil em Tóquio, no último dia 20, para tirar dúvidas e responder questões sobre os Jogos de 2016. 

“A Embratur está com uma forte campanha direcionada aos turistas contemplados com a isenção de visto durante os Jogos Olímpicos”, disse o coordenador da Diretoria de Inteligência e Promoção Turística, Bruno Reis. Segundo ele, estão sendo realizadas estratégias de mídias sociais, revista de bordo com companhias aéreas e mídia em aeroportos.

A publicação especializada Travel Vision, ao divulgar o tema em 22 de maio, destacou: “Neste programa, os japoneses que entrarem no País como turistas durante o período de isenção podem ficar no Brasil sem visto, a partir da data de entrada, por até 90 dias”. Já o Wing Travel enfatizou, em sua rede social no dia 23, que com a medida de isenção de visto, “2016 é o ano do povo japonês visitar o Brasil”.

Mercado japonês
Segundo dados do Anuário Estatístico de Turismo 2016 do Ministério do Turismo, no ano de 2015 o total de turistas japoneses que estiveram no Brasil foi de 70.102. Em 2014, o principal motivo da viagem foi “lazer”, com 40,4%, seguido do segmento “negócios, eventos e convenções”, com 39,1%, conforme apontou Estudo de Demanda Turística Internacional – 2011-2014. Os principais destinos visitados a lazer foram: Foz do Iguaçu (55,2%), seguido pelo Rio de Janeiro (47,4%) e São Paulo (44,1%).

O gasto aproximado per capta (dia no Brasil) desse visitante foi de US$ 96,17 (cerca de R$ 350, na cotação atual). Já a permanência média no país foi de 18,9 dias. Em relação à composição de grupo turístico, o mesmo estudo destacou que, em sua maioria (49,50%), o turista japonês tem o costume de visitar o Brasil sozinho. Apenas 11,9% são casais e 9,3% famílias. Os alojamentos mais procurados são hotéis, flats e pousadas (64,6%).

No Japão, as próprias agências de viagem definem o formato dos pacotes internacionais em catálogos. Para os Jogos Olímpicos Rio 2016, três empresas estão responsáveis pelas vendas de pacotes: KNT, JTB e Top Tour. Em relação a ingressos avulsos, o site Ticket PIA, que vende ingressos online para algumas modalidades, já fechou seu terceiro lote e, em junho, venderá o quarto lote. As modalidades ofertadas são: atletismo (esgotado), badminton (esgotado), esgrima (vendas até dia 31/5), golfe (esgotado), judô (esgotado), tênis de mesa (esgotado) e luta greco-romana (esgotado).

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