Últimas Notícias

Centro de Treinamento Paralímpico recebe delegação do atletismo pela primeira vez

Foto: CPB

Duas semanas após a inauguração oficial, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, recebeu a seleção brasileira de atletismo pela primeira vez. Depois dos primeiros metros corridos e dos primeiros arremessos e lançamentos feitos na nova casa do esporte paralímpico na segunda-feira (06), os atletas aprovaram a estrutura e comemoraram a oportunidade de treinar no local antes dos Jogos de 2016.

“Você já começa a ver o legado antes do Rio 2016. Os Jogos não começam este ano, a preparação vem de muito antes. A minha desde 2013, quando entrei no esporte paralímpico e vi que tinha chances de estar no Rio. São três anos para correr 12 segundos. Agora, a gente tem esse centro, que vai nos preparar muito bem e está dando um gás enorme. É uma pista muito boa, tão rápida quanto a do Rio”, comparou a velocista Verônica Hipólito, de 20 anos, uma das esperanças de medalha do país em setembro.

“Este momento é emblemático. Marca o início de uma nova era para o esporte paralímpico do Brasil. O centro traz uma estrutura que o movimento paralímpico sonhava ter, mas via como muito difícil. Hoje os atletas vivenciam essa realidade, onde o local de treinamento deles é similar ao local em que eles vão competir nos Jogos. Isso é fundamental tanto no aspecto técnico quanto no de motivação”, comentou Mizael Conrado, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Além da qualidade do equipamento – a pista recebeu a certificação classe 1 da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF, em inglês) –, atletas e técnicos celebraram o ânimo que o local traz na reta final da preparação para o Rio 2016.

“Foi um treino alegre e gratificante. Ter toda essa estrutura para a gente é maravilhoso. Dá uma sensação de vitória, uma motivação a mais, porque a hora está chegando”, disse Shirlene Coelho, medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 no lançamento de dardo. “O centro vai nos ajudar muito. Toda essa galera que está treinando aqui vai trazer muitas e muitas medalhas”, apostou.
“É bem emocionante. É uma pista muito boa, tem os melhores equipamentos. Não tem nada igual você estar dentro de casa, no seu local de treinamento, com a sua pista sendo uma das melhores. Isso motiva qualquer atleta. É o sonho de todos estar aqui. Agora é só colher os resultados do trabalho”, disse Silvânia Oliveira, eleita a melhor atleta paralímpica de 2015 pelo CPB.

Fase de encantamento
Para o coordenador técnico do atletismo paralímpico, Ciro Winckler, o momento é de aproveitar. “Os atletas estão na fase do encantamento. Tudo é lindo e maravilhoso. Daqui a pouco vai deixar de ser bonito para ser o lugar em que eles vão sofrer para melhorar a performance”, brincou.
A inauguração do Centro representa a oportunidade de dar um novo passo no cenário mundial na opinião de Winckler. Segundo ele, contar com uma estrutura como essa é fundamental para alcançar os melhores do mundo.
“Hoje é o ponto de diferença. A gente quer superar os países que estão na nossa frente e todos têm um centro de treinamento. Éramos os únicos no top 10 que não tínhamos um. Vamos poder entrar nesse cenário de disputa com todas as ferramentas para que nossos atletas estejam de igual para igual”, projetou.

Meta para o Rio 2016
Nos Jogos Paralímpicos, o Brasil espera conseguir entre 10 e 14 medalhas de ouro somente no atletismo. O objetivo é ficar entre os quatro primeiros no quadro de medalhas da modalidade. Uma tarefa possível, de acordo com Winckler, mas que não será fácil, dada a alta competitividade de outros países no atletismo.

Hoje, o Brasil fica atrás de Rússia e China, as maiores potências do atletismo paralímpico, e terá uma briga intensa para alcançar a meta estabelecida. “Estamos brigando com Estados Unidos, Inglaterra, Polônia, que está crescendo, e Ucrânia. Podemos ficar tanto em 3º quanto em 7º, pois a briga será medalha a medalha com esses países”, disse Winckler.

O grande trunfo do atletismo paralímpico do Brasil para chegar lá é a aposta na diversidade. Atualmente, o país não conta apenas com os nomes mais conhecidos e famosos para subir ao pódio, mas com uma equipe forte em que todos os classificados chegarão ao Rio com chances de conquistar medalhas.

“A meta sempre foi essa. A gente tinha Lucas (Prado) e Terezinha (Guilhermina) e só eles ganhando. Estamos aumentando o número de atletas. Agora já somos dependentes do grupo”, destacou o coordenador técnico.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar