Últimas Notícias

Casa de Portugal no Rio 2016, navio-escola parte rumo a capital carioca

Foto: Divulgação

O Navio-Escola Sagres partiu na tarde da terça-feira (21) rumo ao Rio de Janeiro. A cerimônia, que ocorreu no início da tarde em Lisboa, teve discursos do Presidente do COP e do Primeiro-Ministro de Portugal, após a entrega da bandeira nacional ao Comandante do Navio-Escola Sagres, Comandante António Gonçalves.

A bandeira será transportada até o Rio de Janeiro a bordo do NRP Sagres e será devolvida ao Chefe da Missão Rio 2016 já em solo brasileiro, no momento da chegada à cidade-sede dos Jogos Olímpicos. Ela foi entregue por António Costa, após ter passado pelas mãos de José Garcia e do Porta-Estandarte, o velejador João Rodrigues, que fará, no Rio de Janeiro, sua sétima participação em Jogos Olímpicos.

O NRP Sagres será a Casa de Portugal no Rio de Janeiro, em resultado da parceria entre a Marinha Portuguesa e o Comitê Olímpico de Portugal, constituindo um fator de motivação para os atletas da Missão Olímpica Portuguesa. É também a plataforma de excelência para realização de eventos promovidos pelas empresas associadas ao projeto e divulgação dos seus produtos. Os parceiros desta iniciativa são: Indústrias de Defesa Nacional, Banco Santander, Svitzer, Docapesca, Saúde Prime, Martifer, Hotéis Vila Galé, Braga Capital Ibero-Americana 2016, Portugal Sou Eu, Secretaria de Estado da Defesa Nacional e RFM.

Por volta das 16h30 (horário de Lisboa), o NRP Sagres partiu rumo ao Rio de Janeiro deixando para trás o Rio Tejo e a cidade de Lisboa. A tripulação do NRP Sagres é composta por 128 militares (9 oficiais, 16 sargentos e 103 praças), a que se somam dois mergulhadores e dois aspirantes da Escola Naval, um deles oriundo de Cabo Verde, que cumprem o seu estágio de embarque. Tratando-se de uma viagem de instrução, embarcam os 44 cadetes do 2.º ano da Escola Naval, Curso Jorge Álvares, acompanhados do respectivo diretor de instrução, do comandante de companhia e de um sargento. Além dos mencionados, também viaja um guarda-marinho da US Navy.

Pelo simbolismo desta viagem, em representação do Comitê Olímpico de Portugal, vai a velejadora Joana Pratas, que representou Portugal em três Olimpíadas: Atlanta (1996), Sydney (2000) e Atenas (2004). Ela fará toda a travessia atlântica até o Rio de Janeiro. No total, a bordo do navio-escola Sagres, está previsto que viajem cerca de 179 pessoas.

A cerimônia contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro da Defesa, Azeredo Lopes, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso, bem como do Presidente do Comitê Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, da Vice-Presidente e campeã olímpica, Rosa Mota, do Chefe da Missão Rio 2016, José Garcia, e do Porta-Estandarte da Equipe Olímpica na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, João Rodrigues.

Viagem terá paradas em Cabo Verde, Recife e Salvador 
Na travessia atlântica até o Rio de Janeiro, o navio visitará a Cidade da Praia na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, entre 3 e 6 de julho, que é o primeiro porto da viagem. Depois da escala em Cabo Verde, prosseguirá para o Brasil, onde irá aos portos de Recife, em Pernambuco, entre 19 e 22 de julho, e Salvador, na Bahia, de 26 e 28 de julho. Em seguida, seguirá para o Rio de Janeiro, onde vai permanecer de 3 a 22 de agosto. Os portos de escala desta viagem do NRP Sagres foram definidos no âmbito da viagem de instrução dos cadetes do 2.º ano da Escola Naval - Curso Jorge Álvares.

O NRP Sagres vai estar aberto a visitas em todos os portos, estando previsto ficar três dias atracado na Cidade da Praia, três dias no Recife, dois dias em Salvador e 19 dias no Rio de Janeiro. Na cidade-sede, em resultado da excelente relação com a Marinha do Brasil, o NRP Sagres vai ficar atracado próximo à praça Mauá, no Cais da Portuguesa, que fica na Ilha das Cobras. Por norma, o Navio Escola Sagres abre a visitas entre as 10h00 e as 19h00, sujeito a confirmação para cada dia. Em média, o Navio costuma receber cerca de 10.000 visitas por dia.

Durante a estadia no Rio de Janeiro, o NRP Sagres servirá nas suas refeições oficiais uma grande variedade de pratos portugueses, com destaque para o Caldo Verde, o Bacalhau à Brás e o Pastel de Nata, além dos melhores vinhos nacionais.

Após a estadia no Rio de Janeiro, o navio iniciará a travessia atlântica de regresso a Lisboa, atracando novamente em Cabo Verde, desta vez no Mindelo, Ilha de São Vicente, de 10 a 12 de setembro. A chegada à capital portuguesa está prevista para 25 de setembro, quando termina a viagem que se estende por 97 dias.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar