Últimas Notícias

Campeões do Ibero-Americano disputam GP Brasil de Atletismo

Foto: CBAt

O Grande Prêmio  Brasil  de Atletismo, que será disputado neste domingo (19), em São Bernardo do Campo, interior paulista, reunirá dez ganhadores de medalha de ouro do Campeonato Ibero-Americano, que serviu de evento-teste para Olimpíada do Rio 2016. 
 
Realizado desde 1985, o evento será disputado pela primeira vez no ABC paulista, depois de passar por São Paulo, Rio de Janeiro e Belém. As provas reunirão 101 atletas de 14 países: Bahrain, Estados Unidos, Trinidad e Togado, Colômbia, Venezuela, Argentina, Panamá, Peru, Bahamas, Equador, Cuba, Paraguai e Chile, além do Brasil.

Dos brasileiros convidados pela organização, 14 estão qualificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O GP Brasil, aliás, será mais uma oportunidade de os competidores buscarem as marcas mínimas exigidas pela IAAF para a Olimpíada. O prazo para a obtenção de índices termina no dia 03 de julho.

Uma das mais animadas é a paulista Jessica Carolina Alves dos Reis, que disputará o salto em distância, a partir das 14:50. Ela tem 6,68 m (1.0) como melhor marca este ano e está a apenas 2 cm do índice olímpico. "O frio diminuiu e o sol reapareceu. Estou bem treinada e confiante. Com a participação das estrangeiras, dá mais motivação ainda para superar os 6,70 m", disse a atleta.

Jessica terá como adversárias na prova entre as brasileiras, Eliane Martins, já qualificada para a Olimpíada, além da cubana Liuba Maria Zaldivar, da venezuelana Munich Tovar, da peruana Paola Mautino e da equatoriana Juliana Elizabeth Ângulo.

A cubana Liuba Zaldivar, de 23 anos, competirá também no salto triplo, prova em que tem 14,20 m como recorde pessoal. A marca foi obtida em Havana, em 2013. Nesta prova, a mineira Nubia Soares  está perto do índice olímpico. Ela fez 14,01 m este ano e a marca exigida é de 14,15 m.

Outros estrangeiros confirmaram participação no GP Brasil Caixa. Nos 100 m, o norte-americano Aaron Ernest, de 22 anos, largará na raia 7 nos 100 m. Ele tem 10.12 (1.4) como melhor resultado. Também dos Estados Unidos vêm Tyler Mulder e Raven Clay. Tyler correrá os 800 m (tem 1:44.34) e Raven, os 100 m com barreiras (12.93).

JADEL GREGÓRIO - Um atleta consagrado no retrospectivo do GP Brasil está confirmado na edição deste domingo: Jadel Gregório, um dos 10 melhores atletas da história do salto triplo, está inscrito na prova, que começa às 14 horas. Ele tem como recorde pessoal a marca de 17,90 m, feita no GP Brasil Caixa de 2007, em Belém do Pará, quando quebrou o recorde histórico de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, de 17,89, obtido nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, em 1975.

Finalista olímpico na prova em Atenas 2004 e Pequim 2008, Jadel ganhou a medalha de prata no Mundial de Osaka 2007. No Mundial Indoor foi duas vezes vice-campeão: em Budapeste 2004 e Moscou 2006. Além de competir, ocupa o cargo de secretário-adjunto do secretário de Estado de Esporte Lazer e Juventude de São Paulo.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar