Últimas Notícias

Brasil embarca para a disputa da Super Final da Liga Mundial de Polo Aquático masculino

Ratko Rudic (Foto: CBDA)

A seleção Masculina de Polo Aquático do Brasil embarcou na quarta-feira, 14/06, rumo a mais uma Super Final da Liga Mundial. Realizada na China, na cidade de Huizhou, entre os dias 21 a 26, a competição reunirá as oito melhores colocadas na Liga Mundial. 

Na última edição, a equipe dirigida pelo treinador Ratko Rudic, conquistou a inédita medalha de bronze. Além do Brasil, único país latino-americano, participam do torneio Austrália, China, Grécia, Itália, Japão, Servia e Estados Unidos.

Eleito MVP da Liga Europeia , o capitão da seleção brasileira, Felipe Perrone comentou a preparação da equipe para a competição na China e Jogos Olímpicos. “O resultado da Super Final vai ser importante, com certeza, mas a preparação não foi direcionada para isto. O objetivo principal é a Olimpíada e não poderia ser diferente. Mas, uma boa campanha nesta competição é importante até para mantermos a imagem do Brasil ser um candidato a medalha.”

- Essa temporada foi diferente, porque por mais que a gente tentasse focar no clube, tinha o ‘peso’ da Olimpíada. Costumo falar “lá fora” é que aqui foi feito um milagre, porque se olharmos dois anos atrás o Brasil estava perdendo de doze gols, para todos, e hoje a equipe faz jogo com qualquer país. Podemos perder ou ganhar, mais ‘estamos ali’. Hoje, temos uma carga de sete horas diárias de treinos, e só visualizamos cada treino, um passo de cada vez. Essa é a filosofia do Ratko. A gente vê a busca pela medalha como um sonho e não como pressão. Mas, para realizar esse sonho, primeiro temos que estar entre os oito melhores. Toda a evolução veio em um pacote, e na busca do alto rendimento, contamos com a colaboração da Confederação, o apoio do Comitê Olímpico, a presença do Ratko e de atletas como eu, o Josip (Vrlic) e o Soro. Tudo isso empurrou a estrutura a ser mais profissional – completou Felipe Perrone.

Se a delegação olímpica de Polo Aquático, que será composta por treze jogadores, ainda não está definida, o que mais importa para o treinador do Brasil é "treinar" e, isto todos os quinze convocados para disputar a Super Final da Liga Mundial não têm nenhuma dúvida. “Para os jogadores uma Olimpíada em casa é uma motivação enorme, mas nosso resultado depende destes treinamentos”, comentou Ratko Rudic.

- Quando cheguei identifiquei dois pontos que deveríamos trabalhar mais e um era a preparação física. O polo Aquático é um esporte belo, porém físico, que precisa lutar e tem muito contato físico. Outra coisa era a falta de experiência de jogos de alto nível. Começamos o trabalho pela preparação física e todos os outros elementos técnicos e táticos. Agora temos um universo bom, e estamos em busca de uma preparação de alto nível, antes dos Jogos Olímpicos. Nos tornamos uma equipe muito competitiva. Nosso primeiro objetivo é estar entre os oito mais bem classificados e poder jogar as quartas de finais. A primeira partida será contra a Austrália e depois jogaremos com o Japão, equipes que já vencemos. 

A partir do dia 30 de junho até o dia 5 de julho, a seleção volta a treinar na cidade olímpica. De 6 a 17/7 estará na Europa com treinos na Hungria e competindo em torneio na Sérvia. Por fim, de 21 de julho a 03 de agosto, o forte ritmo de treino será na nova piscina olímpica da Bahia, na capital Salvador.

No dia 03 de agosto, o selecionado brasileiro, de volta aos Jogos Olímpicos após 32 anos, entra na Vila Olímpica. 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar