Últimas Notícias

Velocista Ana Cláudia Lemos é suspensa por cinco meses, mas poderá disputar os Jogos de 2016

Foto: AFP
A velocista Ana Claudia Lemos foi julgada na noite do sábado (7) pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na sede da Federação Paulista de Atletismo, em São Paulo, em recurso apresentado pela Procuradoria após advertência dada à atleta pela Comissão Desportiva Nacional (CND), em abril.

Por 6 votos a 0, a atleta foi punida com cinco meses de suspensão, a partir de 03 de fevereiro, quando passou por um teste fora de competição feito pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), órgão do Governo Federal, e constatou a substância Oxandrolona, proibida pela IAAF/WADA.

"É a primeira vez que temos uma decisão unânime no STJD nestes casos. A defesa da atleta provou que houve contaminação e que a quantificação da substância encontrada é mínima. Podem me perguntar então por que ela não foi absolvida? Porque ela é uma atleta olímpica e é responsável por tudo o que consome", comentou o presidente do STJD, Gustavo Normanton Delbin. "Ela tem de pagar um preço por sua negligência."

Pelo julgamento, a atleta está suspensa até o dia 02 de julho. No entanto, ainda cabe recurso, tanto para a atleta, como para a IAAF e para a ABCD. Na saída da Federação Paulista, aliás, o presidente da ABCD, Marco Aurélio Klein, informou que irá recorrer a Corte Arbitral do Esporte (CAS), pedindo o agravamento da pena.

Ele participou do julgamento com ouvinte, mas a ABCD teve dois outros representantes Cristiane Caldas e Luiz Gabriel Horta.

Marcelo Franklin, advogado de Ana Cláudia, falou que. "Queríamos a absolvição da nossa cliente porque mostramos provas concretas que ela não cometeu nenhum ato ilícito. Lamentamos a decisão de cinco meses de suspensão, mas achamos que ela pode voltar a treinar e se preparar para representar o Brasil na Olimpíada do Rio", disse o advogado, que se prontificou a recorrer também ao CAS.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar