Últimas Notícias

Seleção feminina de Basquete se apresenta em Campinas


A seleção brasileira feminina de basquete se apresentou, na segunda-feira (2), em Campinas (SP), para dar início a primeira fase de preparação para o Campeonato Sul-Americano da Venezuela, de 20 a 26 de maio, e para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de 6 a 21 de agosto. 

“Essa é a nossa primeira etapa da preparação, um laboratório. Ainda não é uma convocação definitiva para a Olimpíada. Vamos inserir as jogadoras que atuam na WNBA, além de outras que não foram chamadas, mas ainda podem aparecer. Estamos mostrando a todos que o basquete não está morto. É o momento de resgatar a nossa modalidade”, disse Barbosa.

O preparador físico da Seleção Brasileira, Clóvis Haddad, o Vita, não vai dar descanso ao grupo. A preocupação com as jogadoras é evidente. Vita explica que precisa ter cuidado nas atividades, por isso, irá acompanhar a deficiência e os pontos fortes de cada uma. Assim, pode fortalecê-las e prepará-las para as adversidades da temporada.

“Nesse primeiro momento vamos reconhecer a condição física de cada uma das atletas, uma vez que elas estão se apresentando de forma bem diferente no que diz respeito à condição física. Vamos tentar alinhas essa situação para uma boa performance no Sul-Americano. É um trabalho muito simples onde vamos priorizar os trabalhos de quadra e tentar trazer uma homogeneidade para o grupo até a competição. Elas veem da Liga Nacional em que estavam em plena atividade. Vamos fazer uma correção de rumos para colocá-las em condições para jogar”, analisou o preparador.

Antes do Sul-Americano, que será disputado em Barquisimeto, a seleção irá disputar três amistosos contra Cuba. O primeiro está marcado para o dia 12 de maio, às 20h30 de Brasília, em Recife. Os outros dois serão realizados nos dias 14, às 17h, e 15, às 11h, em Campinas.

“Nesse intervalo até o Sul-Americano teremos três amistosos contra a seleção de Cuba. Vamos priorizar o trabalho de força, corrigindo a condição muscular das atletas. Para o trabalho específico de quadra vamos aproveitar bastante os treinos técnicos e táticos, além de melhorar o condicionamento já para esses amistosos para que possam apresentar uma condição de suportar bem os jogos. Mas a nossa preocupação principal é o aspecto tático”, avaliou Vita.

Com média de Idade de 30 anos, a Seleção Brasileira é composta por atletas de diferentes faixas etárias. Vita explicou o trabalho que será realizado com cada uma das jogadoras.

“O trabalho em si é o mesmo. O que diferencia é o volume de densidade de cada uma delas. A linha de trabalho é a mesma, mas durante a preparação vamos sentindo as jogadoras e dosando para a necessidade de cada uma. Para o Sul-Americano tenho certeza que irão chegar em condições boas e o trabalho físico será capaz de suportar a demanda da competição”, finalizou o preparador.

A armadora Adrianinha Pinto passou por uma avaliação da comissão médica e fará uma preparação individualizada das outras atletas. A atleta sofreu uma lesão durante a Liga Nacional e sofreu uma rotura parcial do Tendão de Aquiles do tornozelo direito, associada a uma lesão miotendínea do gatrocnêmio na mesma perna.

“Ela inicialmente terá uma preparação separada e individualizada visando a recuperação completa da lesão que teve durante a disputa da Liga Nacional. Nessas primeiras semanas vamos fazer uma transição da parte da piscina para a de quadra e depois inteirar com o restante das atletas. Por último, voltar a disputar os jogos. Não quero dar um prazo ainda de quanto tempo levaria essa total recuperação, mas o objetivo é que ela esteja pronta para a segunda etapa de preparação no mês de junho e julho, talvez ainda para o Sul-Americano, mas o objetivo é chegar 100% na Olímpiada”, explicou o médico da Seleção, Dr. Jorge Luiz Fernandes Oliva Junior.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar