Últimas Notícias

Parada das Nações: Mongólia


Sigla: MGL
Medalhas na história: Goldmedal.png 2 | Silvermedal.png 9 | Bronzemedal.png 13 | Total: 24
Em Londres... Goldmedal.png 0 | Silvermedal.png 2 | Bronzemedal.png 3 | Total: 5

O país localizado entre a Rússia e a China estreou em Jogos Olímpicos de Verão na edição de Tóquio 1964, e desde então só ficou de fora de Los Angeles 1984. Com tradição em esportes de combate, 22 das 24 medalhas da Mongólia vieram do trio judô, luta e boxe.

A maior delegação mongol foi a de Moscou 1980, que teve 43 atletas. Para Londres 2012 o país enviou 29 competidores, mesmo número de Pequim 2008.

Esportes fortes:

Judo pictogram.svg Judô: Responsável por um ouro, duas pratas e quatro bronzes olímpicos para o país, o judô da Mongólia, desde Atlanta 1996, só não medalhou nos Jogos de 2000. Destaque para Naidangiin Tüvshinbayar, ouro em Pequim e prata em Londres na categoria até 100kg.

Boxing pictogram.svg Boxe: O esporte possui quase o mesmo retrospecto de medalhas que o judô para a Mongólia, com apenas um bronze a menos. Em Pequim 2008 o boxeador Enkhbatyn Badar-Uugan foi medalhista de ouro ao atropelar todos os adversários que teve na categoria 54kg.

Wrestling pictogram.svg Luta Olímpica: Apesar da Mongólia nunca ter conseguido um ouro no esporte, a luta é a modalidade que mais rendeu medalhas ao país: nove; sendo quatro pratas e cinco bronzes. A Mongólia possui uma tradição oriunda principalmente das décadas de 1960, 70 e 80. Depois de um jejum de 32 anos, o país finalmente voltou ao pódio da luta com Soronzonboldyn Battsetseg, em Londres 2012.

Sumiya Dorjsuren em ação, ela lidera o ranking da categoria 57kg feminino do judô

Destaques:

Sumiya Dorjsuren (judô): bronze no Mundial de 2015 na categoria até 57kg, a judoca lidera o ranking mundial na data de publicação desta Parada das Nações. A judoca também chega no Rio como campeã asiática e cotada como uma das candidatas ao ouro olímpico.

Soronzonboldyn Battsetseg (luta olímpica): atual campeã mundial na categoria 63kg feminino, Battsetseg também foi prata na competição em 2013. Com a experiência de ter sido medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres 2012, a atleta é um dos nomes fortes da luta na Mongólia.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar