Últimas Notícias

Parada das Nações: Lituânia


Sigla: LTU
Medalhas na história: Goldmedal.png 6 | Silvermedal.png 5 | Bronzemedal.png 10 | Total: 21
Em Londres... Goldmedal.png 2 | Silvermedal.png 1 | Bronzemedal.png 2 | Total: 5

A Lituânia participou dos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1924, e em 1928; mas passou a estar presente com regularidade desde 1992, quando se desmembrou da União Soviética. Desde então, o país sempre sai das Olimpíadas com uma medalha.

Em Londres 2012, os lituanos tiveram sua melhor participação até aqui, com os ouros de Laura Asadauskaite no pentatlo e Ruta Meilutyte na natação. E as duas estão de volta como as favoritas em suas respectivas provas, o que pode ajudar a Lituânia superar o desempenho de quatro anos atrás.

Esportes fortes:

Basketball pictogram.svg Basquete: o que o futebol representa aos brasileiros, o basquete representa aos lituanos: é a paixão nacional. O país luta para voltar a medalhar nos Jogos Olímpicos após 16 anos sem pisar no pódio. Destaque para o pivô Jonas Valanciunas, que está no Toronto Raptors da NBA e o experiente ala Jonas Maciulis, do Real Madrid (ESP).

Swimming pictogram.svg Natação: o país apostará suas fichas em Ruta Meilutyte, de volta após surpreender o mundo vencendo a final dos 100m peito com apenas 15 anos em Londres, e Giedrius Titenis, que segue na briga pra melhorar suas posições no pódio, também no nado peito.

Ruta Meilutyte volta aos Jogos em busca do bi olímpico nos 100m peito

Destaques:

Laura Asadauskaite (pentatlo moderno): a líder do ranking mundial é favorita ao título olímpico no pentatlo feminino no Rio. Fora o ouro em Londres, a pentatleta já foi campeã mundial e vitoriosa em inúmeras etapas da Copa do Mundo.

Ruta Meilutyte (natação): mais amadurecida no Rio, a recordista mundial sonha em repetir o feito que a projetou para o mundo esportivo, que foi a medalha de ouro nos 100m peito em Londres 2012. O bi é possível, mas o ciclo olímpico foi duro, mostrando que há fortes adversárias ao seu lado brigando pela medalha, como a russa Yuliya Efimova, que a venceu no último mundial, em 2015.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar