Últimas Notícias

Open Internacional de Atletismo Paralímpico - Dia 2

Foto: CPB

Os velocistas da Seleção Brasileira foram os responsáveis pelos principais resultados do segundo dia de disputas do Open Internacional Caixa Loterias de Atletismo Paralímpico. Na quinta-feira (19), nomes como Petrúcio Ferreira, Terezinha Guilhermina e Verônica Hipólito brilharam na pista do Estádio Olímpico do Rio de Janeiro, o Engenhão. A competição funciona como evento-teste para os Jogos Paralímpicos de 2016.

Petrúcio Ferreira e Yohansson do Nascimento protagonizaram um duelo acirrado pela medalha de ouro dos 100m da classe T47 (amputados de braço). No fim, melhor para Petrúcio, que fez o melhor tempo do mundo em 2016: 10s85. A marca de Yohansson, 10s95, também o colocou no topo do ranking mundial, atrás apenas do compatriota.

A medalha de ouro nos 100m representou ainda mais para Petrúcio. Ele perdeu o Mundial de Doha, em outubro do ano passado, por causa de uma lesão na coxa direita. A recuperação envolveu até uma mudança temporária de João Pessoa (PB) para São Caetano do Sul (SP), onde fez a recuperação no centro de referência da modalidade.

“Recebi muito apoio do CPB para treinar em São Paulo no início deste ano. Fico muito feliz com essa marca porque uma lesão muscular afeta a sua parte psicológica. Não vou mentir e dizer que não fiquei com medo. Ainda tinha a memória da lesão na cabeça, mas quando me aproximei da linha pude relaxar e chegar sem dor”, afirmou o garoto de 19 anos.

A disputa dos 100m também contou com grande emoção na classe T11 feminina, para atletas totalmente cegas. Melhor para a tricampeã paralímpica Terezinha Guilhermina, que registrou o tempo de 11s25. A marca foi idêntica à de Lorena Spoladore, que ficou com a prata após a conferência no photo finish. Jerusa Geber completou o pódio (12s30).

A versão masculina da mesma prova também foi bastante apertada. Felipe Gomes ficou com a vitória em 11s29, apenas seis centésimos mais rápido do que o vice-campeão paralímpico da prova, Lucas Prado (11s35).

Os 100m da classe T38 (paralisados cerebrais) marcaram o retorno de Verônica Hipólito à Seleção Brasileira. Afastada após uma cirurgia para retirada de pólipos intestinais desde agosto do ano passado, a velocista venceu a disputa com o tempo de 13s27 – sua melhor marca desde a edição de 2015 do Open, quando registrou 13s25.

“Pensei que faria por volta de 13s70 ou até mais do que isso. Fiquei com medo de sentir dor. Quase não treinei nas últimas duas semanas por causa de um resfriado. Então, conseguir correr desta forma, me deixa mais confiante para chegar à casa dos 12s. Pode ter certeza que eu vou dar muito trabalho para as minhas adversárias”, disse Verônica.

O evento seguirá nesta sexta-feira (20). A partir das 16h, os velocistas retornarão para as disputas de 200m e 400m que fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos. Yohansson Nacimento, Petrúcio Ferreira e Verônica Hipólito estão entre os que competirão. O dia também marcará a estreia do campeão mundial Daniel Tavares (T20, deficientes intelectuais), que correrá justamente a prova que o consagrou em Doha-2015, os 400m.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar