Últimas Notícias

Open Internacional de Atletismo Paralímpico - Dia 1

Foto: CPB

Mateus Evangelista foi o grande destaque da abertura do Open Internacional de Atletismo Paralímpico, no Estádio Olímpico do Rio de Janeiro, o Engenhão. Na quarta-feira, 18, a promessa conquistou a medalha de ouro nos 100m da classe T37 (atletas com paralisia cerebral). A competição serve de evento-teste para os Jogos Rio-2016.


Esta foi a primeira competição de Mateus pela Seleção desde a grave lesão que sofreu em setembro do ano passado. Na véspera do Mundial de Doha, o jovem de 22 anos fraturou o fêmur esquerdo. Após longo processo de recuperação

no centro de referência da modalidade, em São Caetano do Sul, o atleta enfim retornou às pistas. E com vitória: cravou o tempo de 11s73 nos 100m- a quarta melhor marca do mundo nesta temporada.


“É um prazer estar de volta após nove meses. Minha equipe fez o melhor para que eu estivesse aqui. Nunca questionei se estaria ou não de volta. Sofri a lesão e, no mesmo dia, liguei para o fisioterapeuta para avisar que queria trabalhar na minha recuperação. Ainda não fiz o meu melhor, mas vou fazer bonito nos Jogos Paralímpicos”, disse Mateus.

O atleta ainda disputou o salto em distância, prova da qual já foi recordista mundial. Ele ficou com a terceira posição, com a marca de 5,66m. Vladislav Barinov e Gocha Khugaev, ambos da Rússia, ficaram nas primeiras colocações, com 5,79m e 5,76m, respectivamente.

Outro destaque do dia ficou por conta de Alessandro Silva. Ele venceu o lançamento de disco F11 (cegos totais) e foi além: quebrou o recorde das Américas da prova, com 43,16m. A antiga marca pertencia ao argentino Sebastian Baldassarri (40,43m). A performance o coloca no topo do ranking mundial da temporada.

Outra performance de destaque ficou por conta de Lorena Spoladore. A velocista da classe T11 se classificou às finais dos 100m com o melhor tempo, superando até mesmo a campeã paralímpica Terezinha Guilhermina. A atleta registrou 12s24 – melhor marca da sua carreira. Este é o segundo melhor tempo do mundo em 2016, atrás apenas da chinesa Guohua Zhou, que fez 12s18 no Grand Prix de Pequim, em abril.

“Claro que a gente fica sempre satisfeito de poder dar o seu melhor, mas já estou pensando na final de amanhã (quinta-feira) para baixar ainda mais este tempo. Poder competir com a Terezinha é uma honra, já que ela é uma grande atleta e também pessoa”, afirmou Lorena.

O Open Internacional continua na quinta-feira, a partir das 16h. A programação prevê a final dos 100m (T11) tanto feminino quanto feminino, além da decisão dos 100m na classe T44 (amputados de perna), com a presença do campeão paralímpico e recordista mundial Alan Fonteles. Petrucio Ferreira e Yohansson Nascimento duelarão nesta quinta, também na prova mais rápida do atletismo, na classe T47 (amputados de braço).

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar