Últimas Notícias

Ministérios da Justiça, Defesa e Abin apresentam soluções de combate ao terror durante os Jogos


Representantes dos Ministérios da Justiça, da Defesa e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) concluíram recentemente a proposta de criação do Comitê Integrado de Enfrentamento ao Terrorismo (CIET), estrutura que reunirá todas as capacidades de prevenção e reação do país frente às ameaças terroristas durante os Jogos Olímpicos.

A proposta de criação desse Centro é um dos resultados do Grupo de Trabalho Terrorismo (GT Terrorismo), criado no âmbito do governo federal, a ser apresentada à Casa Civil da Presidência da República.

A criação do CIET, motivada pela realização dos Jogos Olímpicos, pode constituir-se em um dos maiores legados de segurança do evento esportivo, como um embrião de uma estrutura permanente de enfrentamento ao terror.

Militares das Forças Armadas, oficiais de inteligência e policiais federais integrarão o CIET e, com base em protocolos estratégicos de atuação, definirão como será tratada cada situação que possa ter relação com uma ameaça terrorista.

Esses protocolos integram mais uma entrega do GT, assim como um Plano de Sensibilização, que inclui o Estágio de Percepção da Ameaça Terrorista (EPAT), e uma Avaliação de Riscos e Ameaças. O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para criação do CIET está em processo de assinatura dos ministros da Justiça, da Defesa e da Secretaria de Governo.

Foto: Ministério da Defesa

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar