Últimas Notícias

Maratonistas da Coreia do Norte cortam caminho em prova tentando índice para o Rio 2016

Foto: AP

Segundo um agente de atletas africanos, dois maratonistas da Coreia do Norte cortaram caminho em uma prova disputada em Pyongyang (PRK) para tentar o índice olímpico dos Jogos de 2016.

Os corredores Hyon-ho (PRK) e Kwang-bom (PRK) completaram a prova em 2:15:45 e 2:16:25 respectivamente, abaixo do índice de 2 horas e 19 minutos estabelecido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

O "truque" foi percebido pelo agente e seu filho, que trabalhavam em uma estação de água na marca de 35km. Eles perceberam que os dois norte-coreanos passaram à frente de alguns corredores africanos, sendo que não haviam ultrapassado os estrangeiros durante o percurso.

Os atletas africanos reclamaram, enquanto os organizadores disseram que cada corredor possuía um chip eletrônico controlado o percurso. Entretanto, levou mais de três semanas para os resultados saírem dos chips e, segundo os africanos, o equipamento não funcionou corretamente.

Pak Chol-gwang (PRK), que disputou a Maratona dos Jogos de 2012, foi o vencedor da prova, à frente de Ketema Bekele Negassa (ETH), que liderava a maratona, mas seguiu o carro errado perto do fim da prova e acabou se perdendo do caminho original.

Historicamente, a maratona é a única prova disputada pela Coréia do Norte no atletismo dos Jogos Olímpicos. A melhor posição do país na prova em Olimpíadas foi a 12ª posição.

Com informações de: SI

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar